Planetário de Nova Friburgo recebe pela primeira vez escolas de outros municípios

sábado, 30 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Planetário de Nova Friburgo recebe pela primeira vez escolas de outros municípios
Planetário de Nova Friburgo recebe pela primeira vez escolas de outros municípios

As duas últimas semanas foram históricas para o Planetário de Nova Friburgo, diz o professor e diretor do local, Reinaldo Kiss Ivanicska Júnior, pois pela primeira vez a instituição recebeu a visita de escolas de outros municípios — foram 400 alunos de escolas públicas de Bom Jardim e de Sumidouro. Desde sua reativação, em 2010, o planetário havia recebido mais de mil estudantes de escolas públicas e particulares de Nova Friburgo. 

 "Estamos planejando continuar a agendar escolas dos demais municípios da Região Serrana. Isto representa também um novo tipo de turismo em nossa cidade, o turismo cultural e educativo”, afirma Reinaldo Ivanicska Júnior, que frisa que muito ainda precisa ser feito para melhorar o atendimento aos visitantes do local. "Nosso planetário precisa de pessoal, mais horários de atendimento, maior apoio em termos de manutenção, mas acreditamos que com o crescimento do interesse das escolas do município e região isso naturalmente vai acontecer.”

Para agendar atividades do Planetário de Nova Friburgo, basta a escola entrar em contato pelo telefone 98111-9788, ou pelo e-mail ivanicskajr@yahoo.com.br ou ainda através da Secretaria Municipal de Educação. Os horários de atendimento no planetário são: na terça-feira, das 13h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h. 

Além da sessão de cúpula de 20 minutos — em que os alunos observam o céu estrelado projetado pelo programa Stellariun, do projeto "Uma janela para o céu”, desenvolvido pelo próprio planetário — os alunos também visitam as salas de exposição, com réplicas de foguetes, sondas e telescópios terrestres e espaciais, além de fazer observação do sol, utilizando instrumentos do Clube de Astronomia, devidamente equipados e seguros para a atividade. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade