Seminário Visões do Futuro reúne empresários e prefeitos da região

domingo, 27 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Seminário Visões do Futuro reúne empresários e prefeitos da região
Seminário Visões do Futuro reúne empresários e prefeitos da região

Oito prefeitos e inúmeros empresários reunidos num mesmo ambiente, concebido para facilitar a troca de informações e gerar parcerias. Eis um resumo do que conseguiu a organização do seminário Visões do Futuro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na manhã de sexta-feira, 25, em Nova Friburgo.

O evento foi aberto com uma análise regional de autoria do especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Riley Rodrigues, e seguiu com duas rodadas de conversas protagonizadas primeiro por empresários, e em seguida pelos chefes municipais do Executivo. No primeiro grupo, compuseram a mesa Márcia Carestiato Sancho (Speedgraf  e presidente da Representação Regional da Firjan no Centro-Norte fluminense); Mauro Pereira Alvim (Altec); Ladmir Carvalho (Alterdata); Jose Luis Abicalil (Haga); Jocimar Coelho de Lima (Água Mineral Cascatai); Murillo Sérgio Motta Figueira (Engeprimus de Friburgo Construtora); e Paulo Roberto Chelles (DeChelles). Já entre os prefeitos, estiveram presentes Rogério Cabral (Nova Friburgo); Paulo Vieiras de Barros (Bom Jardim); Alex Rodrigues Leitão (Duas Barras); Carlos José Gomes de Souza (Trajano de Moraes); Paulo Cesar Gonçalves Madeira (vice-prefeito de Carmo); Saulo Gouvea (Cantagalo); Leandro Monteiro (Cordeiro); e Felix Monteiro Lengruber (Macuco).

Apesar do reconhecimento de importantes diferenças locais — manifestadas de maneira mais veemente no discurso do prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro, que chegou a defender a inclusão daquele município entre os que compõem o Centro-Norte fluminense e não na Região Serrana — prevaleceu o discurso da parceria e dos benefícios da negociação coletiva junto a fornecedores e a instâncias superiores de governo na luta por interesses comuns. Da mesma forma, diversas ideias de colaboração interna foram ventiladas, com o intuito de aumentar a capacidade de realização de obras de iniciativa municipal.

O passo seguinte do programa é produzir um documento reunindo as ações propostas durante o encontro, que será entregue aos governos em esfera municipal e estadual. Diversos prefeitos defenderam a realização periódica de encontros semelhantes e os desdobramentos do seminário serão acompanhados e divulgados pelos técnicos da Firjan nos próximos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade