Nova Friburgo percorre o mundo nas asas de A VOZ DA SERRA

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Nem sempre o pontapé inicial da caneta vem de forma rápida, no estalar dos dedos. Quanto mais denso for o tema do Light, mais instigante é saber por onde começar. É sempre a capa do caderno que anuncia a plataforma de embarque, por isso vamos tirar “o peso das costas” e seguir os “Os Dozes Passos de Alcoólicos Anônimos”, refletindo sobre o que ainda muita gente resiste em aceitar como doença. Há o costume de se contar piadas sobre o “bebum” sem que se imagine o drama com que se reveste o fato. Graças ao apoio do A.A. muita gente tem se recuperado e restabelecido a dignidade de viver. É um trabalho louvável, de puro amor ao próximo!

Roberto Flores, conselheiro em dependência química, em seu trabalho de recuperação de dependentes, ressalta que a maioria dos tratamentos é projetada para fazer mais do que simplesmente reduzir ou remover o consumo de álcool ou outras drogas. Preocupantes são as estatísticas feitas em pesquisas com jovens entre 12 a 17 anos e o álcool lidera com 40% de usuários. Outro dado alarmante é o uso de bebidas alcoólicas por mulheres, durante a gravidez, o que acarreta problemas para o bebê.

Com dicas de cinco filmes sobre alcoolismo, a página de “Impressões” traz também curiosidades sobre a famosa “Semana de Arte Moderna”, realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922. Na verdade, a semana foi um desacerto de apenas três dias de atividades. Foram muitas críticas, o público estranhou toda a modernidade e, entre gritos e vaias, a semana acabou marcando o início de uma nova era das artes. E por falar em arte – “Vivas ao Cineclube Lumiar” que faz exibições todas as sextas-feiras e domingos, completando agora este mês nove anos de atividades, sem interrupção.

Em “Esportes”, a novidade do Friburguense é o programa Sócio-Torcedor, com planos entre R$ 13 e R$ 105 por mês. É um jeito de o torcedor contribuir para a receita do clube e, com isso, desfrutar ainda mais das atividades e espaços do Frizão. Enquanto nós vamos pular o carnaval, os maratonistas Nelson Vasconcellos e Tássia Sampaio, no próximo dia 26, participarão da Maratona de Tóquio. Como bem disse Karine Knust – chegar lá é a primeira maratona! Nossos talentos esportivos estão em alta e Bruno Borher seguiu para a competição de downhill na prova “A Descida das Escadas de Santos”. Já pensou descer 514 degraus pilotando uma bike? Emoção pra valer!

O 62º aniversário do Rotary Clube fundado em Chicago, em 23 de fevereiro de 1905, foi festejado pelo Rotary Clube de Nova Friburgo. A notícia está na coluna “Há 50 Anos”, que ressaltou a organização como “a mais antiga de clubes que prestam serviços”. Realmente, pois agora, em 2017, a instituição internacional comemora 112 anos. Parabéns para nossa cidade por ter representações desse trabalho dignificante. O carnaval começa a esquentar e a prefeitura passa a exigir que se cumpra a integração plena no transporte público coletivo e de “ponta a ponta na cidade”, como garante o prefeito Renato Bravo. No “Bloco da Integração”, vamos pra rua, pessoal!

“Brasil tem cinco mil plantas comestíveis” – quem afirma é o mestre e doutor Valdely Kinupp. Com larga experiência em Botânica, ele orienta que precisamos sair da “manjada salada” composta de alface, tomate, pimentão, pepino. É vivendo e aprendendo, gente! A Oficina Escola de Artes abre inscrições para vários cursos com vagas para dança, teatro, música, artesanato e muito mais. Vale conferir! Falando em cursos, parece um conto de fadas a reportagem da página 6 – “Fazer o bem sem olhar a quem” – “Dois empresários do Rio de Janeiro criaram a Associação Educacional São José com o intuito de “ajudar estudantes da rede pública de ensino a ingressarem em universidades”. O curso, além da gratuidade, oferece outras regalias e tem sede em Conselheiro Paulino. A iniciativa dos empresários começou justamente por conta da tragédia de 2011, quando eles se sensibilizaram com os estragos em Nova Friburgo. Aos anônimos mecenas, gratidão ainda é uma palavra pequena para os agradecimentos.

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.