Caster: você sabe o que significa?

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Retomando nossa série sobre a influência do posicionamento isolado e relativo das rodas de um carro, é hora de falarmos sobre o caster, uma referência de grande importância sobre a qual pouca gente já ouviu falar.

Em termos acadêmicos, poderíamos dizer que o caster (ou ângulo de avanço) “é a disposição angular do eixo vertical da suspensão de uma roda em um carro, moto ou outro veículo, medido na direção longitudinal”. Ou ainda que é “o ângulo formado pelo pino mestre em relação ao plano vertical da lateral do veículo”. Para um leigo, no entanto, tais definições continuam não significando muita coisa. Tentemos ser mais didáticos, portanto.

Imaginemos um homem – ou uma mulher, se preferir – apoiado sobre os quatro membros, em posição para fazer flexões de braço. Já vimos em nosso texto passado que o grau de abertura de seus braços e pernas equivale ao que em carros chamamos de camber, ou cambagem. Pois bem, aproveitando a mesma metáfora e tratando mãos e pés como rodas, o caster nos indicaria o quanto os braços estão direcionados para a frente ou para trás em relação aos ombros. Se os braços estiverem levemente inclinados para a frente, de modo que as mãos estejam alinhadas com o pescoço, dizemos que o caster é positivo. Já se os braços estiverem inclinados para trás, em direção à cintura, dizemos que o caster é negativo.

O cáster controla a estabilidade do veículo em alta velocidade, determinando o chamado “tato de direção”. Em essência, o ângulo tem como objetivo permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição inicial após descrever uma curva, proporcionando firmeza e estabilidade de direção. Na maioria dos veículos este ângulo é fixo. Ainda assim, algumas peças podem se deformar em conseqüência de impactos, tirando o ângulo de seu valor original. Nesse caso, muito provavelmente a direção se tornará muito mais pesada, o veículo terá perda de estabilidade direcional e a vida útil dos pneus diminuirá consideravelmente.

A influência do caster e a importância de que as duas rodas de cada eixo estejam perfeitamente alinhadas uma com a outra representam alguns dos principais motivos pelos quais o motorista deve sempre evitar ao máximo subir em calçadas com o eixo dianteiro. Da mesma forma, em estradas muito esburacadas, há que se ter em mente que um pouco de paciência e cuidado pode representar muita economia e segurança a médio prazo.

Motos

O ângulo de caster também influencia diretamente a dirigibilidade das motos.

Em modelos custom (estradeiras) o ângulo de caster é maior, favorecendo a estabilidade em altas velocidades, em detrimento de manobras em baixa velocidade. Já em motos esportivas o ângulo de caster é menor, possibilitando mais agilidade e estabilidade em baixas velocidades, porém resultando em instabilidade em altas velocidades. A situação representa um problema, uma vez que estes modelos atingem velocidades elevadas. Assim, para compensar o baixo ângulo de caster, a suspensão é desenvolvida de maneira a copiar ao máximo as irregularidades do piso, e muitas vezes também é adotado um amortecedor de direção.

Quando fazer

Se, durante o alinhamento de direção, for detectado que as medidas do cáster estão em desacordo com as medidas especificadas pelo fabricante do veículo.

Quando a direção estiver pesada.

Quando as rodas tiverem dificuldade para retornar à posição inicial após qualquer deslocamento.

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Márcio Madeira da Cunha

Sobre Rodas

O versátil jornalista Márcio Madeira, especialista em automobilismo, assina a coluna semanal com as melhores dicas e insights do mundo sobre as rodas

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