Sua felicidade e bem-estar estão nas mãos de quem?

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Pense bem: sua felicidade não é algo que alguém retém nas mãos dele ou dela. Seu bem-estar não é controlado por outra pessoa para ela o dar ou retirar de você quando o indivíduo assim quiser. Se tentarmos forçar alguém a nos dar o que acreditamos que ele ou ela detém, seremos despontados. Descobriremos que é uma ilusão. A outra pessoa não tem o controle, o monopólio disto. A bela ideia de que uma outra pessoa possui aquilo que nos dará a felicidade é uma ilusão.

Podemos cultivar por anos pensamentos de que alguém nos salvará de nossa solidão, nossa dor, nosso vazio. O que uma boa pessoa pode fazer para nós ao convivermos com ela, é ela não ser pesada para nós, não manipular, não nos enganar. Mas mesmo assim ela não poderá criar a felicidade e o bem-estar dentro de nós. Ela não pode entrar em nosso ser e gerar estas coisas. Ninguém humano tem poder para tirar ou colocar felicidade dentro de nós.

Felicidade é um processo na vida e depende muito do que fazemos com nós mesmos. Depende do que pensamos, no quanto estamos ou não estamos envolvidos na ilusão de uma paixão. Quando você se apaixona por uma pessoa, você se apaixona pela imagem que você cria na sua cabeça de como aquela pessoa é. E ela pode ser, na realidade, bem diferente do que você imaginou. Por isso talvez a coisa mais importante não é achar a pessoa certa, mas pedir ajuda a Deus para você se tornar a pessoa certa.

Nos momentos em que você tenta alcançar uma pessoa e forçá-la a parar sua dor e criar alegria, se você tiver a coragem de parar com esta obsessão e, em lugar disso, ficar parado para meditar e lidar com sua luta, será possível encontrar sua felicidade. É verdade que se alguém pisa no seu pé, esta pessoa estará ferindo você e portanto ela tem o poder de interromper sua dor pelo remover do pé dela. Mas a dor ainda é sua. E assim a responsabilidade de dizer para ela parar com isto é sua.

A cura emocional vem quando você se torna consciente de como tenta usar outros para parar com sua dor e criar felicidade e toma a decisão de não mais agir assim. Esta consciência geralmente produz cura do passado, e proporciona percepções que podem ajudar a mudar o jeito como você se relaciona com as pessoas. Daí você poderá ver que sua felicidade e bem-estar estão em suas mãos.

É importante orar com frequência pedindo a Deus para lembrar a você que você é a pessoa que tem a chave para sua própria felicidade. Você pode pedir a ele que lhe dê percepções que são necessárias para melhorar seus relacionamentos. E que também lhe dê forças para parar de viver de forma codependente, ou seja, sempre se preocupando exageradamente com o outro a ponto de perder sua vida, e pedir forças para começar a praticar a recuperação de sua vida emocional, pois esta recuperação está em suas mãos, não nos outros, não na medicação como instrumento principal e final.

Fonte: The Language of Letting Go, Melody Beattie, 1990, Hazelden Foundation. http://www.hazeldenbettyford.org/thought-for-the-day

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.