A luz vem para você mudar e melhorar

quarta-feira, 04 de janeiro de 2017

Um novo ano começou. Do ponto de vista da continuidade da vida, isto não significa nada, apenas o seguimento do tempo. Ao mesmo tempo significa algo grandioso, que é a permanência da energia em nosso corpo chamada “vida”.

Já pensou o que é esta energia que mantém seu corpo-mente vivos, funcionando? Você acha que é você mesmo que faz isto? Ou que é algum remédio de farmácia que o mantém vivo? Crê que é seu médico que segura sua vida para você não morrer?

Um novo ano começou. Do ponto de vista da sua maneira de funcionar como pessoa ou da prática do comportamento que você vem adotando até agora, nada muda se você não mudar, se não fizer esforços para melhorar, para vencer suas dificuldades de relacionamento consigo, com os outros, seus erros no pensar, ou seus pensamentos disfuncionais, distorcidos. A mudança não é automática.

Para mudar precisamos de luz. E a luz chega para todos nós. Todos nós. Me refiro agora à luz da autocompreensão, da percepção de seu próprio comportamento. Não temos uma visão completa de nós mesmos, de como atuamos em nosso relacionamento com a gente mesmo e com as outras pessoas. Há uma “janela” fechada em nossa autopercepção que nos faz cegos parcialmente para entendermos a nós mesmos. E isto pode ser um problema que gera complicações no sofrimento pessoal e nos relacionamentos.

O que mais ajuda as pessoas do ponto de vista psicológico, psicoterápico, humanisticamente falando, tem a ver com a luz que temos, ou não temos, sobre nosso comportamento. O que mais ajuda não é a medicação. O mundo está em grande parte viciado em medicamentos, que têm seu lugar, se apropriadamente prescrito e não usado abusivamente. Mas é perigoso colocá-lo como número um na sua vida e deixar a busca da luz sobre si mesmo em segundo, terceiro ou em nenhum lugar.

Claro, é mais fácil colocar uma pílula na boca, engolir e crer que ela fará tudo na sua vida para mudar seu comportamento. Ela não fará isto. É preciso luz, compreensão, discernimento, aprendizado, psicoeducação. E isto tem a ver com você aprender a lidar com suas emoções, a administrar seus pensamentos, a evitar os mesmos comportamentos ruins, agressivos, mentirosos, inúteis, passivos (quando precisa agir).

A luz difunde-se sempre e mais para todas as pessoas que a querem. Sem ela não há crescimento pessoal. Ficar na luz de ontem não produz evolução hoje. Ficar na zona de conforto nos relacionamentos não colabora para a percepção da luz. Como assim?

Observe sua forma de funcionar no dia a dia. Não há um ritual que você pratica? Hábitos repetidos sempre praticamente da mesma maneira? Você acorda de manhã. Levanta da cama. Vai ao banheiro. Ou já liga algum aparelho eletrônico (o que já começa a bloquear a chegada da luz) como TV, rádio, redes sociais, WhatsApp, etc. Talvez faça algumas chamadas telefônicas. Ou comece a conversar com a pessoa com quem vive. Onde está o tempo para começar o dia em busca da luz que você precisa para melhorar sua autopercepção e, portanto, poder melhorar seu comportamento?

Ficar sozinho para meditar é importante para o autocrescimento. Ficar só para pensar, refletir sobre como funciona como pessoa. Isto significa sair do automático. Pensar por você mesmo, sobre você mesmo. O que quero ser? O que não quero ser? O que preciso melhorar na minha maneira de lidar comigo mesmo, com as pessoas, com a vida, com a realidade, com a vida espiritual? Esta reflexão é uma necessidade diária. Ninguém pode fazer isto em seu lugar. Se você não deseja fazer isto e prefere continuar numa vida automática, ainda que lhe proporcione muito dinheiro e certo conforto emocional, talvez esta atitude lhe mantenha preso, algemado, sem luz adicional, luz para a vida de qualidade.

Você tem a escolha. Escolha significa pensar no que você pensa, no que sente, no que faz habitualmente e refletir, se perguntando: “Quero continuar funcionando assim ao longo desse ano?” Não é fácil mudar. É fácil transar, tomar remédios ou drogas, enganar as pessoas, ficar na zona de conforto de um comportamento doentio que produz gratificações e (falsa) segurança. Mudar é difícil. Praticar a luz exige atitude nova.

A luz vem para nos ajudar a mudar. Ela nos proporciona a possibilidade de mudar. Ela vem sobre todos. O que você vai fazer com a luz que incide sobre sua consciência hoje lhe indicando um caminho melhor a seguir em seu comportamento? 

TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.