Botando pra correr...

sábado, 05 de novembro de 2016

Segunda-feira, 05h45 da manhã. Nessa hora, muita gente já está a caminho do trabalho ou ainda na cama, buscando forças para superar o sono e iniciar mais uma semana. Nesse mesmo horário, enquanto grande parte da sociedade vive uma dessas duas realidades, a dentista Tássia Sampaio, de 30 anos, se prepara pra treinar. Ela não é atleta profissional, tampouco vai ir direto para o trabalho. Ela acorda cedo e dá exemplo de dedicação por amor ao esporte, ou melhor, à corrida. ‘‘Corrida pra mim significa muitas coisas, como ter a sensação de liberdade, sair do estresse, superar mus desafios, me sentir mais viva, além de ser minha paixão!’’, ela diz. E essa paixão fez com que Tassinha, como é conhecida, rompesse barreiras. Ela já disputou duas maratonas fora do país. Esse exemplo de superação e dedicação ao esporte que a gente conta hoje na coluna.

Tássia passa a maior parte do dia no consultório dentário. São dezenas de pacientes, toda semana, em busca do melhor sorriso. Só que, a alegria da dentista é calçar o par de tênis  e correr pelas ruas de Nova Friburgo. Os treinos são cumpridos três vezes por semana.

Mas nem sempre foi assim. Há três anos, Tássia não queria nem saber de esporte. Só que, como muita gente, ela precisou de um empurrãozinho pra sair do marasmo. Três amigas fizeram o convite e, como uma certa vaidade não faz mal a ninguém, a nossa dentista queria perder peso.

Dito e feito. Os quilos a mais foram embora e o que chegou foi uma vontade imensa de continuar correndo. ‘’Sou uma pessoa mais bem humorada, tenho mais disposição, ganhei inúmeros amigos, perdi uns quilinhos, e conheci lugares lindos através da corrida’’, ela diz. Após três anos de treinamento, são mais de sessenta corridas disputadas em várias partes do Brasil, além das maratonas no Chile e na Argentina. Na boa, não é pra qualquer um correr 42.195 metros.

A família acompanha e empurra, literalmente. Nesta maratona de Buenos Aires, Tássia teve o apoio, in loco, do marido Júnior e dos pais Wancler e Lucinha. Olha, mas nem sempre foi assim.‘’Agora eles já acostumaram. Continuo sendo a ‘doida’ que só pensa em corrida. Mas eles me incentivam em tudo, e sabem que correr que já faz parte de mim’’. Reparou que o apoio das amigas, lá no início, retornou agora, de uma nova forma?

Pois é, Tassia precisava retribuir essa ajuda.Para estimular mais gente a começar a correr, ou a praticar algum esporte, ela divide a rotina nas redes sociais, com a página no Facebook Correndo com Tassinha, ou no site www.correndocomtassinha.com.br. A idéia surgiu após as postagens dela nas redes gerarem muitas interações, e gente querendo sair do sedentarismo e buscar uma vida saudável. ‘’É ótimo dividir essas experiências, porque é através das redes sociais que eu consigo motivar as pessoas. E tem gente que acompanha mesmo, querem saber como estão os treinos, fora o carinho dos amigos, que é muito legal’’.

E muita gente começou a se exercitar apenas pelas postagens e do incentivo da nossa dentista. ‘’ Recebo várias mensagens de colegas, até mesmo de pessoas que não conheço, me agradecendo por ser inspiração delas. Eu mal podia imaginar que estaria ajudando as pessoas com minhas postagens. Nessa semana mesmo uma pessoa me marcou no Instagram, falando que ela começou a correr porque eu era a inspiração dela. E como eu fiquei feliz com isso,  em saber que você está de uma certa forma fazendo o bem, ajudando, mesmo que de longe.É muito gratificante, e me dá ainda mais forças de continuar’’.

Bom, não vou perder mais tempo. Tô colocando meus tênis aqui pra começar a correr. E você, qual esporte vai começar a praticar nessa semana?

  • Foto da galeria

    Maratona de Santiago, no Chile

  • Foto da galeria

    Maratona de Buenos Aires, na Argentina

  • Foto da galeria

    Família acompanha Tássia nas corridas

  • Foto da galeria

    Tássia concilia rotina de dentista com a de atleta

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.