Viva João de Moraes: 85 anos de história!

Paula Farsoun

Com a palavra...

Paula é uma jovem friburguense, advogada, escritora e apaixonada desde sempre pela arte de escrever e o mundo dos livros. Ama família, flores e café e tem um olhar otimista voltado para o ser humano e suas relações, prerrogativas e experiências.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Vamos homenagear o grande homem público que o povo consagrou, João de Moraes Souza, uma das figuras mais carismáticas, respeitadas, marcantes e queridas de todos os tempos em nossa região.

Friburguense de coração, fiscal de rendas aposentado e amigo de tanta gente, dedicou grande parte de sua vida ao município fundado pelos seus ancestrais, Trajano de Moraes, na condição de vereador, prefeito por quatro mandatos, cidadão apaixonado e aguerrido, amigo do povo e fazendeiro, conhecido pela sua generosidade, humildade e sabedoria, sendo amado por uma legião de admiradores em todo o Estado.

Com especial apreço e honra, dedico essas palavras para felicitar e aplaudir esse grande homem, que comemora no próximo dia 1º de fevereiro, seus 85 anos de vida. E que vida!

Descendente direto do Barão de Duas Barras, Dr. Elias de Moraes, neto de João e Honestalda, que foi uma das primeiras prefeitas municipais eleitas do Brasil e pioneira da emancipação feminina, filho do Dr. José, nobre médico dos mais respeitados do país em seu tempo, e ex-deputado estadual, e Lylia, sua mãe adorada, João de Moraes construiu uma linda e preciosa família com as bênçãos de Deus, a quem represento, orgulhosamente, e com muito amor, como neta.

Na vitoriosa trajetória de sua vida pública, foi verdadeiro exemplo de dedicação ao trabalho, devotado, ativo e raro, usando de sua inteligência nata, gentileza, competência, prestígio e amor ao próximo, para governar para todas as classes sociais. Conhecendo cada cidadão pelo nome próprio, cada história como importante e cada dificuldade como desafio a ser, incansavelmente, enfrentado.

Sua história de vida e seus feitos merecem ser lembrados por ocasião de seu aniversário e devem ganhar um livro para que seu legado jamais seja esquecido.

Todos os predicados são ainda mais eloquentes quando falo do João-avô e de sua importância para nossa família. Presença viva e marcante em todos os momentos mais felizes, e firmes com todos nas adversidades, é um ser extraordinariamente especial (e faz jus ao pleonasmo), com um coração maior que ele e um carisma que transborda. Amigo dos amigos, amado e celebrado, exímio tocador de acordeão, dono de um dialeto próprio e tão bom ouvinte quanto conselheiro.

Vida longa ao homem que é a alma da Fazenda Olaria e o som das andorinhas ecoando nos corações de toda a Família Moraes!  

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Paula Farsoun

Com a palavra...

Paula é uma jovem friburguense, advogada, escritora e apaixonada desde sempre pela arte de escrever e o mundo dos livros. Ama família, flores e café e tem um olhar otimista voltado para o ser humano e suas relações, prerrogativas e experiências.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.