Fla-Flu padrão Ferj?

sexta-feira, 31 de março de 2017
Foto de capa
(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Lá no céu, Nelson Rodrigues certamente está inconformado vendo que o clássico deste fim de semana — aquele que começou quarenta minutos antes do nada — não valerá nada. Um Fla-Flu, no campeonato carioca, mas que nem em terras cariocas será.

Mas este está longe de ser o maior problema. A questão principal é que o campeonato estadual, que já foi o mais charmoso do país, insiste, ano após ano, em jogar toda sua atratividade no lixo. A federação — que lucra mais com o torneio que qualquer clube — altera, mexe, muda e desfigura cada vez mais aquele que já foi o estadual com a melhor fórmula de disputa. Tudo isso para preencher todas as datas e atender a TV. Até quando?

Nesta edição, uma grande novidade: uma Taça Guanabara que não vale muita coisa e uma Taça Rio que vale menos ainda.

E os clubes? Bem, todos aceitaram a fórmula da competição sem maiores questionamentos. Será que não havia uma pessoa sensata para dizer "Pessoal, isso aqui não está muito bom..."? Pelo visto, não.

É triste perceber que a esmagadora maioria deles protegem e defendem a federação — sempre se escondendo na velha desculpa da tradição do estadual. Não é possível que ninguém veja que quem está indo contra a tradição são justamente aqueles que deveriam cuidar do torneio.

Por isso, apoio toda e qualquer tentativa do Flamengo em bater de frente contra a Ferj e o seu poder pra lá de demasiado. Os donos do espetáculo são os clubes e estes deveriam cuidar melhor do produto, resgatar a força da competição e não se sujeitar aos engravatados da federação.

Agora nos resta, com tristeza, acompanhar esta fórmula pra lá de confusa sendo aplicada. Títulos de turno que não valem muita coisa, times classificados para as semifinais gerais antes mesmo da final da Taça Rio, prejuízos financeiros, etc.

Por sorte, ninguém conseguiu mexer na mística do Fla-Flu. Valendo algo ou não, ainda é o clássico mais charmoso do país.

Para o jogo, o Mais Querido provavelmente irá com seu time titular, mas já deixou claro que só escalará aqueles que estiverem 100% — tendo em vista que o Flamengo já está classificado e não quer correr o risco de perder atletas por contusão, até porque, no dia 12, tem jogo importante contra o Atlético Pr. Já o Fluminense será ainda mais radical, Abel afirmou que utilizará o time reserva.

Na próxima semana eu volto. Saudações rubro-negras.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.