Usar preservativo é muito ruim mesmo

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Hoje é dia

  • do repórter

O dia

Em 16 de fevereiro de 1984, manifestações para as eleições diretas para a Presidência da República reuniram 60 mil pessoas no Rio de Janeiro e outras milhares em Belém, Belo Horizonte, Recife e Aracaju.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Temer quer criar superministério de segurança com Carlos Velloso e Beltrame
  • Campanha de Trump fez contatos frequentes com russos
  • Índia bate recorde e coloca 104 satélites em órbita com um foguete
  • 6 meses após Rio-16, COB perde todos os patrocínios
  • Jogador emprestado pode voltar a ser proibido de enfrentar "dono"

Palavreando

Olhamos nos olhos e podemos não ver nada atrás daquele mundo, mas ao penetrar naquele olhar e emergir o segredo de que por trás daqueles olhos há mistérios, então se descortina um universo.

Usar preservativo é muito ruim mesmo

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 9 em cada 10 jovens de 15 a 19 anos sabem que usar camisinha é o melhor jeito de evitar HIV, mas mesmo assim, 6 em cada 10 destes adolescentes não usaram preservativo em alguma relação sexual no último ano. Isso mesmo: mais da metade não usa preservativo, mesmo sabendo que para além de evitar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) a camisinha é um dos mais seguros métodos contraceptivos.

O fato é que é preciso admitir: usar preservativo é muito ruim mesmo e não dá para comparar com a relação sexual sem o seu uso. Mesmo os preservativos considerados mais finos do tipo sensitive ou fabricados sem látex que reduzem o efeito “chupar bala com papel” tiram a sensação de pele na pele. Mas usar camisinha é mais do que necessário em tempos de sexo casual ou de sexo por sexo. Não é fácil convencer a sua utilização em época de descoberta do prazer.

Sendo impossível convencer de que sexo com camisinha oferece o mesmo prazer do que sem, é preciso apelar para a segurança que seu uso oferece. Também consciente disso, pesquisadores buscam a todo custo camisinhas mais prazerosas ou outros métodos que ofereçam zero risco de DSTs. A mais avançada é uma camisinha desenvolvida por cientistas indianos e dos EUA que é resultado de uma iniciativa da Fundação Bill Gates. Inquieto com esse problema, o bilionário já investiu algumas centenas de milhões de dólares nessa empreitada. O preservativo pode já estar disponível em 2018. A promessa é que o novo preservativo é imperceptível e possui uma substância muito parecida com uma gelatina reforçada com antioxidantes que atacam o vírus HIV caso ocorra um rompimento da camisinha. Esses antioxidantes também estimulam as terminações nervosas e, por isso, geram maior prazer sexual. Tantos atributos fazem os cientistas acreditarem que vai ser melhor transar com essa camisinha do que sem.

FGTS dúvidas (1)

A agência da Caixa Econômica Federal de Nova Friburgo abrirá, excepcionalmente, neste sábado, 18, exclusivamente, para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre os saques das contas inativas do FGTS. Além de abrir no sábado, até sexta-feira, 17, o horário de funcionamento foi aumentado em duas horas, abrindo de 9h às 15h. No período de saques que começa em 10 de março, as agências abrirão em quatro sábados até julho.

FGTS dúvidas (2)

Trabalhadores que têm direito à retirada do FGTS de contas inativas são aqueles que pedirão demissão ou foram dispensados por justa causa e tiveram as contas desativadas até 31 de dezembro de 2015. Uma conta inativa de FGTS é aquela que deixou de receber os repasses de uma empresa porque o trabalhador, titular dessa conta, deixou o emprego.

Estágio Prefeitura (1)

Nova Friburgo passará a ter vagas de estágio na secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura. O programa se dará através de uma parceria com instituições de ensino locais. As solicitações para as vagas de estágio deverão ser feitas através do site da prefeitura e impressão do Termo de Estágio Programa de Desenvolvimento de Estágios Estudantil.

Estágio Prefeitura (2)

Fazem parte do programa de estágios a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Unopar, Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), Colégio Cêfel, Universidade Candido Mendes (Ucam), Universo, Senac, Cederj, Estácio de Sá e Escola de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima. Os alunos podem procurar a secretaria, às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 17h. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.