Um carnaval para ficar na história

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • do coletor de lixo

O dia

A nova lei ambiental sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, completa 18 anos hoje, 12. A lei criminaliza, entre outros, os atos de pichar edificações urbanas, maltratar as plantas de ornamentação e realizar um desmatamento sem autorização prévia.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Escândalo da Petrobras é eleito o segundo maior caso de corrupção no mundo
  • Aborto em casos de microcefalia divide igrejas cristãs
  • Novo dispositivo promete anular o barulho de roncos
  • Estudo sustenta que falar "eu te amo" durante o sexo melhora o prazer
  • Novo livro de Harry Potter será lançado em julho

Palavreando

A vida é uma dança de passos errantes e nem sempre se pode dançar como a música quando a música que importa é a que faz espetáculo no coração.

Um carnaval para ficar na história

Sem dúvida alguma, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro foi o melhor da década, quiçá das duas últimas. Não seria exagero dizer: o melhor da história. Por que não?

Todas as escolas desfilaram com maestria. Não bastasse a melhor safra de sambas desde a década de 80, as agremiações demonstraram que crise se vence com criatividade. Num banho de emoções não seria nenhuma injustiça que qualquer uma das quatro primeiras colocadas se revezassem nas posições, incluindo a de campeã. Mangueira, Tijuca, Portela ou Salgueiro. Qualquer uma das quatro seria merecidamente campeã.

A Mangueira saiu da fila com a luz de Maria Bethânia. A Portela continua na fila, apesar de ter feito o seu melhor desfile desde 1995, quando ficou com o vice. Salgueiro e Tijuca são escolas do momento, por isso não há surpresa alguma que tenham estado ponto a ponto na disputa.

Até a última colocada fez um bom desfile. Azar da Estácio, porque se fosse em carnavais anteriores mais recentes teria permanecido na elite. Um carnaval de alto nível, com disputa mais do que qualificada.

Que a união da tradição da Portela com a modernidade de Paulo Barros permaneça firme. Assim como o encontro da Mangueira com esse novo jeito de desfilar. As duas mais tradicionais escolas de samba do planeta estão de volta. O mundo do samba é quem agradece! 

Friburguense (1)

Após duas derrotas seguidas, com sete gols sofridos, o Friburguense tenta retomar o rumo e justamente em casa. O Tricolor da Serra precisa vencer a Cabofriense para tentar voltar ao G-4, o grupo de quatro equipes que irão para a fase principal do campeonato estadual e estarão livres do rebaixamento.

Friburguense (2)

O time tem contado com a supremacia do grupo A. Como os grupos se enfrentam, mas somam pontos em separado, apesar dos dois revés, o Friburguense continua na cola. Após a Cabofriense, a sequência de jogos não é nada animadora: Resende (fora), Vasco (fora) e Fluminense podendo ser em campo neutro.

Servidores estaduais

Os servidores do estado passaram o carnaval à mingua. O salário que até o ano passado era depositado no segundo  dia útil do mês passou neste ano para o sétimo dia. Raramente, portanto, os servidores receberão antes do dia 10. Neste mês, por exemplo receberam ontem, 11, e no mês passado, no dia 12. Uma briga judicial pede que se volte ao calendário do segundo dia útil. A batalha já teve vitória para os dois lados, mas está longe de acabar.

Proteção de nascentes (1)

Nova Friburgo é um dos municípios com maior número em proteção de fontes de água. Em parceria com os produtores é promovido através do estado a conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos nas microbacias hidrográficas. É parte de uma estratégia para a melhoria da qualidade de vida no campo e o aumento da renda do produtor rural.

Proteção de nascentes (2)

A campanha de proteção de nascentes complementa outros projetos de conservação ambiental, como a preservação de áreas de recarga hídrica, que permitem a infiltração e retenção da água por mais tempo no solo; e a recuperação de matas ciliares (à beira dos rios). Cada agricultor pode receber até R$ 10 mil para adotar práticas de preservação ambiental e produção sustentável. 

Foto da galeria
Digna de muitos elogios a transmissão ao vivo do carnaval friburguense pela Tv Zoom, canal 10, do sistema a cabo local. A audiência pelo aplicativo de smartphone da emissora também superou todas as expectativas, batendo recordes de acessos. Com empenho de diversos profissionais liderados por Anne Lise Ruiz, o sucesso virou rotina neste tipo de transmissão da emissora.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.