A semana da educação

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Hoje é dia

  • da Música Popular Brasileira
  • do eletricista
  • da indústria aeronáutica brasileira
  • do maquinista da Marinha
  • Internacional para a eliminação da pobreza
  • Mundial de recusa à miséria

O dia

Um dos dias mais tristes da história da democracia brasileira. Em 17 de outubro de 1969 a emenda constitucional número 1 foi outorgada na Junta Militar. Ela incorporava os itens do AI-5 e permitia que o presidente fechasse o Congresso e cassasse mandatos.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Nota Fiscal Paulista libera total de R$ 687,7 milhões em restituição
  • Aplicativo de transporte substituirá frota do governo federal
  • Falta de verba ameaça pesquisa sobre clima em torre gigante da Amazônia
  • Temendo eleições, Vasco deve mandar jogos no Maracanã
  • Levir Culpi deve deixar Santos em 2018 e clube já observa Vagner Mancini

Palavreando

A verdade é bela, mas a busca por ela é mais linda ainda.

A semana da educação

Essa semana é a que mais se fala sobre a importância dos professores e da educação. Motivado pelo dia do professor no último domingo, 15, a sociedade reforça o pensamento de que só a educação transforma e o professor é esse transformador. A classe política, que é parte da sociedade, também infla o discurso sobre as questões da educação. Mas na prática, o que temos feito pela educação? Houve avanços?

A educação tem se transformado apenas em números de estatísticas frias. Os indicadores sobem, mas o que há de fato por detrás desses indicadores? Alunos chegando à segunda fase do ensino fundamental sem saber ler e escrever. Se não estão sequer alfabetizadas, imagine se tem leitura crítica.

É preciso fazer uma grande revolução que começa pela melhor formação dos professores. É necessária uma mudança de diretriz. Sair de uma educação apenas científica para uma educação voltada para o amor: a educação do olhar. Se a educação é tão prioritária, é coerente que os salários sejam melhores. E não só no público. Muito se cobra do poder público, mas os salários pagos na rede particular também são muito aquém. E, diga-se de passagem, em alguns casos, a rede particular paga menos que o público. Por que os resultados no particular são melhores? A pergunta a essa resposta dá tese de monografia, mas pode se dizer que no particular há cobrança, acompanhamento contínuo, estrutura, mensuração de resultados que vão além de notas. Por isso, as estruturas têm que evoluir. Isso não é fórmula mágica, mas passa por uma mudança geral de cultura. E leva tempo, ainda que o tempo disso ocorrer já tenha passado há tempos. Mas como sempre digo: não é porque é difícil e longo o caminho que não se tenha que dar o primeiro passo.

Agora, tem que ser dito que a educação não é só responsabilidade da escola. A primeira grande responsabilidade é da família. Essa inversão é maléfica para o aluno, para os professores e para a sociedade. Para além da educação básica é preciso falar de nossas universidades públicas. Entre as melhores do país e do continente, seu sucateamento é visível.

É preciso usar todos os meios para denunciar a aberração que está se cometendo. O estado depende das universidades públicas que são as que, de fato, tem compromisso com a pesquisa e a inovação tecnológica. Matar a Uerj é também assassinar o futuro do Rio de Janeiro.  É taxativo: ou nos juntamos todos pela educação ou todos pereceremos.

Jovem senador

É do Carmo o jovem do Rio de Janeiro escolhido para representar o estado como Jovem Senador. Matheus Braga Couto, do Colégio Estadual Francisco Varella venceu o 10º Concurso de Redação do Senado Federal, com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. Acompanhado de outros 26 jovens, um de cada unidade da Federação, ele estará em Brasília do próximo dia 27 a 2 de dezembro. O aluno foi classificado, entre outras 3.932 redações.

Publicidade
Agora Faz
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.