Real disparidade

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Hoje é dia

  • do Orgulho Ateu

O dia

Em 19 de dezembro de 1941, Hitler assume pessoalmente o comando do Exército alemão depois que a ofensiva contra a União Soviética começou a dar sinais de falha. O Führer aumentava o seu poder. 

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • No Rio, polícias matam mil pessoas por ano e ficam perto de nível pré-UPP
  • Pós reforma: justiça do RS condena trabalhador a pagar R$ 20 mil à defesa da firma
  • Pecuária espera aumento de pelo menos 10% em 2018
  • Atriz teria sido afastada de novela da Record devido à interferência da Universal
  • Record avalia colocar Gugu para comandar A Fazenda

Palavreando

Ninguém sente o que a gente sente como a gente sente. Ninguém, por mais que queira, pode sentir o que sentimos, seja o peso da dor ou a leveza da paz.

Real disparidade

As desigualdades no mundo do futebol são imensas. O abismo verificado entre clubes de divisões diferentes no Brasil pode ser visto até mesmo na Série A. Essa disparidade fica ainda mais evidente quando se compara ao futebol mundial. Se nas semifinais fica clara a diferença financeira entre Grêmio e Pachuca do México, por exemplo, o mesmo ocorre na final, quando o Brasil fica muito abaixo do mais rico clube do mundo, o Real Madrid.

Ainda que a derrota por 1 a 0 tenha sido magra, o Grêmio foi dominado o tempo todo e em nenhum instante deu a impressão de que poderia operar um milagre. Apenas um chute ao gol. Futebol raramente se faz na sorte. Futebol é dinheiro. Quem tem para investir larga na frente. Saber o que faz com o que tem para investir é outra história. Ainda sim, quem tem mais, sempre terá mais chance de obter sucesso. O neoliberalismo também impera no mundo da bola.

Quanto ao Mundial de Clubes, fica clara a necessidade de mudanças. A Fifa sabe disso. Os clubes também. O melhor modelo, sem dúvida, foi o de 2000, realizado no Brasil, com oito clubes. Aquilo sim foi um mundial, ainda que necessitasse de mudanças no critério de classificação dos participantes. Estuda-se um modelo de quatro em quatro anos com 12 participantes em quatro grupos de três, com o primeiro de cada chave avançando. A tendência é virar uma nova Champions League pela disparidade de forças entre europeus e o resto do mundo. Mas é o que há!

Previsão para o verão

O verão será dentro da média, segundo a meteorologia. Isso quer dizer que a estação será típica, com temperaturas mais altas e calor intenso. Será o trimestre com mais chuva durante todo o ano. No entanto, a previsão é de chuva acima do normal para janeiro. A média é de 250 a 300 milímetros no estado. Devido a isso, a temperatura deve ficar dentro do normal, que é de 26 e 28 graus, nem muito quente nem com baixas temperaturas.

Quinta-feira

O verão começa oficialmente na próxima quinta-feira, 21, às 14h28, horário de Brasília, quando o dia será mais longo e com mais horas de sol, o chamado solstício de verão. Apesar de não ter previsão de recordes de chuva ou calor, haverá as pancadas de chuvas, marcas da estação, as chamadas chuvas de verão, que trazem risco de alagamentos e deslizamentos.

Alertas da Defesa Civil

A exemplo do que já ocorre em Nova Friburgo, a partir desta semana, todo o Estado do Rio de Janeiro, além do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul passam a contar com o programa de alertas da Defesa Civil. O serviço é Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e utiliza mensagens de celular para avisar à população sobre a ocorrência de possíveis desastres naturais e quais os procedimentos devem ser adotados em cada caso.

Programa nacional

Para aderir ao programa, os interessados poderão enviar uma mensagem para o número 40199 com a solicitação. A partir daí, basta cadastrar o CEP do local de monitoramento. Além de existir a possibilidade de cadastro de mais de um endereço postal, o serviço pode ser cancelado a qualquer momento - também por mensagem de texto.

Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.