Quando um erra, todos erram

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Hoje é dia

do estivador
do controlador de voo
das comunicações e eletrônica da Marinha
da menopausa
do médico
do pintor
do pintor de paredes e de automóveis

O dia
Em 18 de outubro de 1977, a polícia alemã invadiu um avião da Lufthansa, no aeroporto internacional Aden Adde, e matou três seqüestradores. Os 86 passageiros, que ficaram cinco dias como reféns, foram libertados.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

- Poder de compra do brasileiro volta ao nível de 2011
- Após prometer redução, Temer aumenta cargos de confiança
- Governo quer criar prazo para adoção de crianças
- The Walking Dead tem 8ª temporada confirmada
- Williams espera canadense Stroll fazer 18 anos para anunciá-lo substituto de Massa

Palavreando
O tempo é surpreendente e os ventos do destino sopram com fúria e carregam para longe da gente todos aqueles que amamos ao ponto que um dia também seremos sugados.

Quando um erra, todos erram

Uma das minhas imagens preferidas é a Pedra do Imperador ao fundo das traves do estádio Eduardo Guinle. Foi naquelas traves, por sinal, que o Friburguense marcou o gol da sua vitória de virada, por 3 a 2, sobre a Portuguesa. O gol, como todo o primeiro jogo da final da Copa Rio foi abençoada pela montanha que por vezes parece invadir o bairro de Olaria, ao ponto de abraçar o campo do Friburguense.

A mesma montanha que viu grandes e péssimos momentos da história tricolor, vislumbra agora a conquista de um título inédito. Seria o segundo título apenas da jovem história tricolor. O primeiro com times de primeira divisão. A vantagem que é boa para uma final, poderia ser maior. O Friburguense foi soberano na partida e teve chances de fazer mais um ou dois, como poderia não ter tomado nenhum gol.

Quando um erra, todos erram. Quando um acerta, todos acertam juntos. Essa é a máxima que diferencia um time de um amontoado de jogadores. O Friburguense é um time. Se Pierre errou nos dois gols que a Portuguesa fez, o time todo errou junto. E o time todo consertou juntos.

Não era o dia de Pierre que é um bom jogador. Mas todos tem o direito de ter um dia ruim. Não se pode avaliar toda a trajetória de um jogador por uma partida ou um lance. Merica acertou ao mantê-lo no time até o apito final. Demonstrou a sua liderança, assim como o capitão Cadão que ficou no banco se recuperando para estar tinindo na partida final.

Sábado que vem, 22, diante da Portuguesa, na Ilha, algoz do rebaixamento, todos os nossos corações estarão em consonância. Assim como a Pedra do Imperador estará abraçando esse time que merece essa conquista! 

Hidrelétricas no Rio Macaé (1)
O processo de instalação de PCHs (Pequenas centrais hidrelétricas) no curso do Rio Macaé está correndo na esfera federal. O Diário Oficial da União publicou nesta semana que a empresa Alupar desistiu de duas das três usinas. Mas manteve a do Rio Macaé, repassando a outorga à outra empresa, no caso a Inpar.

Hidrelétricas no Rio Macaé (2)
Agora, para continuar caminhando, há a análise das licenças ambientais por parte dos órgãos regionais, especialmente o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e a Secretaria estadual  de Ambiente. Muitos movimentos estão ocorrendo na tentativa de impedir a instalação das PCHs. Mais de quatro mil assinaturas de moradores e turistas da área afetada contrárias ao projeto já foram colhidas.

Dirigir sem documento (1)
Além de mudar os limites de velocidade em estradas e rodovias e os valores das multas, a nova lei de trânsito que entra em vigor a partir do dia 1º de novembro, determina que rodar sem o documento do veículo não necessariamente vai render uma multa ao proprietário. O porte do documento do veículo, o Certificado de Licenciamento Anual, "será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado".

Dirigir sem documento (2)
Sendo assim, o proprietário acabaria sendo punido se, por qualquer razão, o sistema estiver fora do ar ou o fiscal que fizer a abordagem não conseguir acessá-lo. Vale lembrar que isso não isenta a necessidade de portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. Dirigir sem estar com a CNH ou o documento do veículo é infração leve, sujeita a multa de R$ 53,20 e mais três pontos na habilitação, além de o veículo ficar retido no local até a apresentação dos mesmos.

Bazar da Afape
Durante toda essa semana acontece o bazar da Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape). Sempre das 8h às 16h na sede da entidade, na Via Expressa.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.