Observatório — 29/09/2015

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Hoje é dia

  • do anunciante
  • do vaqueiro
  • Mundial do petróleo

O dia

Em 29 de setembro de 2006 um avião boeing 737-800 da empresa Gol que ia de Manaus para Brasília desapareceu dos radares. Dois dias depois a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que todos os 155 tripulantes da aeronave morreram. O avião caiu em um trecho fechado da floresta amazônica após colidir com um jato executivo Legacy, que conseguiu pousar sem problemas.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  •  Movimento separatista da Catalunha obtém maioria no parlamento espanhol
  •  Oregon limpa fichas criminais e se prepara para a venda de maconha
  •  Filme sobre Steve Jobs desponta como um dos favoritos ao Oscar
  •  Com alta do dólar, Globo chama Renato Machado e três 'medalhões' de volta ao Brasil

- PES 2016 é considerado o melhor jogo da série desde os tempos do PlayStation 2

Palavreando

Não há crueldade alguma na solidão. A crueldade mora na escolha de quem apenas quer ficar sozinho.

Para quem escolheu acreditar

Não me canso de dizer que o futebol é uma das mais belas metáforas da vida. Você pode escolher em se entregar ao abismo ou pode escolher se entregar ao que acredita. A fé move montanhas e faz com que se encontre forças onde parece não mais ter. Embalado pela frase de efeito "eu escolhi acreditar", o Vasco vem se superando jogo após jogo e aquilo que parecia impossível (fugir do rebaixamento) já se torna matematicamente viável. A tarefa continua difícil. Porém, já não tão mais complexa.

A vitória de virada sobre o Flamengo tem seu simbolismo não só na virada em campo, mas na própria virada na competição. Mais animadora que a sequência é o espírito visto em campo. Raça, dedicação, foco e aplicação. A força que parecia não existir está presente e é isso que pode salvar o Vasco do rebaixamento.

Ainda faltam seis vitórias em dez jogos. Das dez partidas que restam, o Vasco sabe que terá pela frente dez finais, das quais em mais da metade terá que sair vitorioso. No caminho, os dois próximos confrontos são decisivos, por se tratarem de confrontos diretos. Avaí, fora de casa e Chapecoense no Rio de Janeiro. Jogos de seis pontos em que não se pode admitir outro resultado a não ser vitórias. Por uma combinação de resultados, pode até ser que o Vasco deixe a zona de rebaixamento nas duas próximas rodadas. Algo impensável há três rodadas. Euforia à parte, o caminho até a completa salvação é árduo. O Vasco ainda pega três dos quatro postulantes ao título, Corinthians, Grêmio e São Paulo e de quebra postulantes à Libertadores como Palmeiras e Santos. Os confrontos com os paulistas serão decisivos.

Como dito pelo zagueiro Luan, é pensar jogo a jogo. Não se pode, no entanto, esquecer que nesse caminho são necessárias seis vitórias contra quem quer que seja.     

A maior torcida (1)

A torcida do Flamengo é disparada a maior do Centro-Norte Fluminense. Ainda que sem valor científico, o Facebook disponibilizou o número de curtidas de cada time por cidade. Pelo demonstrativo dá para aferir de certa forma as maiores torcidas de cada time. Em Nova Friburgo, a torcida do Flamengo lidera com 47%, seguido pelo Vasco com 17,2. O Fluminense é o 3º colocado com 12,2 e o Botafogo aparece em 4º com 8,3%.

A maior torcida (2)

Em toda a região, as posições praticamente se repetem. Exceções de Bom Jardim e Santa Maria Madalena, onde o Fluminense rouba o 2º lugar do Vasco que cai para 3º. Em Sumidouro, a alteração mais gritante. O Flamengo lidera, seguido por Botafogo, Fluminense e Vasco em 4º. A menor concentração de flamenguistas fica em Duas Barras, 41,3%, onde também está a maior de vascaínos, 21,4%.      

Cederj

Estão abertas as inscrições, até 2 de outubro, para os interessados em obter isenção do pagamento da taxa de inscrição e realizar pré-inscrições no sistema de cotas da Lei Estadual e reserva de vagas para professores no vestibular do consórcio Cederj  para o primeiro semestre de 2016. No próximo mês, serão abertas as inscrições para o vestibular 2016/1. Na região, os cursos são oferecidos em Nova Friburgo, Cantagalo e Santa Maria Madalena. 

Foto da galeria
A estação das flores reserva belas paisagens. No cotidiano da Avenida Alberto Braune, chamam a atenção, as árvores floridas ao longo das calçadas.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.