Observatório — 29/07/2015

terça-feira, 28 de julho de 2015

Hoje é dia

  • da Identificação

O dia

Em 29 de julho de 1925, a primeira edição do jornal O Globo foi lançada no Rio de Janeiro. O jornal faz hoje, portanto, 90 anos de história, publicando os principais fatos do Rio, do Brasil e do Mundo, se reafirmando como um dos principais veículos de comunicação da América Latina.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Relatório internacional aponta que cuidado do câncer no Brasil é tardio e insuficiente
  • João Doria forma equipe por candidatura a prefeito de São Paulo
  • Dente humano de 560 mil anos é encontrado por arqueólogos de 16 e 20 anos
  • Governo federal adia a divulgação dos custos da Olimpíada
  • Globo rejeita trama sobre Jesus proposta por Benedito Ruy Barbosa

Palavreando

São perversos todos os amores, ainda que necessários. Não por serem maus, mas por nunca serem exatamente aquilo que queremos.

Perecível

Julho já está chegando ao fim. Logo agosto também irá e quando vermos já estaremos nas festas de fim de ano. O ano, aliás, já está mais para o fim do que para o começo. Logo estaremos no Carnaval, daqui a pouco em Eleições municipais. A Olimpíada no Rio no aparente longínquo 2016 já chegou. E, os 200 anos de Nova Friburgo também.

Os dias estão passando rápido, tão rápido que parecem mais hiperativos que o mais hiperativo dos meninos da escola. O tempo parece ansioso e faz de nós também ansiosos e imperceptíveis, quase perecíveis, se é que não somos. Nessa corrida cotidiana que se tornou a vida, muitas vezes me pergunto: estamos vivendo ou apenas sobrevivendo?

A Terra não está girando mais veloz do que em 1500. Os dias continuam tendo as mesmas 24 horas de sempre. O que muda é a nossa relação com o tempo. Cada vez mais atividades, cada vez mais parafernálias e supostas necessidades que fazem com que esse ponteiro esteja girando mais veloz e mais veloz. Supérfluos invadem nossos dias. Quando olhamos para si, quando num “perdido” segundo nos percebemos, vemos então que estamos perdendo as grandes cenas da vida, porque talvez estejamos mesmo muito mais sobrevivendo do que vivendo. E, para ser imperecível, viver é mais importante do que só existir.

Festa de Duas Barras

O município de Duas Barras divulgou a programação de louvor à sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição do Rio Negro. O evento acontecerá durante dois dias, 1º e 2 de agosto, tendo como grande atração social show da banda Cidade Negra, no sábado, 1º. Já no domingo, 2, show gospel com Cida Lima e Banda.

Lei da Água

A partir de agora, restaurantes que não fornecerem água de graça serão multados. A medida que vale para todo o Estado do Rio já existia, mas não punia com sanções. Agora tem multa, e o valor mínimo é de R$ 542. A punição pode ser ampliada em caso de reincidência.

Qualidade do ar (1)

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) está coletando dados sobre qualidade do ar em unidades de conservação, uma iniciativa pioneira no país que servirá de referência para avaliar futuros impactos de empreendimentos com potencial capacidade poluidora a serem implantados em seu entorno. Cada campanha de monitoramento, que coleta dados de todos os poluentes legislados, dura de três a quatro meses.

Qualidade do ar (2)

As informações coletadas serão importantes na revisão de padrões de qualidade do ar estabelecidos em resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). O Estado do Rio servirá de referência, já que é o único do país a realizar um levantamento de dados de qualidade do ar em unidades de conservação. A coleta de dados nas unidades de conservação vai até 2016, quando a unidade móvel será então deslocada para o monitoramento de locais de competição das Olimpíadas.

Foto da galeria
O espetáculo das cerejeiras. Floridas e se destacando nas paisagens, há detalhes que também podem passar despercebidos em meio à cor evidente: o joão-bobo escolheu bem a sua morada
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.