Observatório – 28/05/2015

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Hoje é dia

  • Mundial Contra a Mortalidade Materna
  • do Gráfico
  • Internacional do Hambúrguer
  • Municipal do Friburguense Atlético Clube

O dia

Em 28 de maio de 1959, dois macacos, Able e Baker, se tornaram os primeiros animais a sobreviverem depois de uma viagem espacial.

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Trabalhador poderá investir até 30% do FGTS em fundo que terá papéis do BNDES
  • Rússia embarga importação de carne de dez unidades de frigoríficos brasileiros
  • Defeito no iOS: falha faz iPhone religar com envio de mensagem
  • Polícia recupera esculturas do acervo de Adolf Hitler
  • Preso no mensalão, Roberto Jefferson vai se casar em cerimônia com poucos políticos

A presença e o fim da corrupção

Desde que o mundo é mundo existe a corrupção. Os corruptores e os corruptos. O nível de corrupção está em todas as esferas e em todos os povos. Não é exclusividade de nenhum país, ainda que em alguns esteja mais presente ou menos presente, mas em todos existe a corrupção. Os frequentes escândalos mundo afora demonstram a grave crise ética vivida pela humanidade.

Porém, há que se lembrar de corrupções que não viram escândalo, mas que não deixam de ser corrupção. É o caso do furar a fila, subornar policiais ou fazer o famoso gato de luz, água ou TV a cabo. A corrupção cotidiana que por estar no dia a dia parece normal, habitual ou correta. Corrupção é e sempre será corrupção. Em pequena, média ou grande proporção. É mais ou menos como funciona na traição conjugal. Traiu a primeira vez, se trai a segunda, a terceira, e assim por diante. Porque parece fácil e sem punição. Torna-se normal. 

Nesta semana, todos foram pegos, sem surpresa, no caso de corrupção envolvendo dirigentes da Fifa, entre os quais o ex-presidente da CBF e empresários ligados ao futebol brasileiro. As investigações cada vez mais apuradas, em um mundo cada vez mais conectado, ajudam no serviço de inteligência para punir esses que devem servir como mau exemplo a não ser seguido.

Estamos longe, muito longe de erradicar a corrupção em todos os setores e em todos os níveis sociais. Porém, há um fio de esperança. Esperança essa que aumenta quando houver a percepção coletiva de que a consciência tem que valer algo. 

Palavreando

A jornada é mais interessante que o fim dela, até porque a felicidade está no meio e não no fim. 

Nível de transparência (1)

Nova Friburgo é o 27º município em nível de transparência de suas contas públicas entre os 92 municípios do Estado do Rio. No ranking feito pelo Ministério Público Federal, o município recebeu nota 4,1, abaixo da nota do estado, que é de 6,6, mas acima da média estadual. Somados, os municípios do RJ têm média de 2,75. As notas vão de 0 a 10. 

Nível de transparência (2)

Niterói e Queimados dividiram o 1º lugar com 7,6. Tanguá, São Sebastião do Alto e Aperibé dividiram o último lugar com nota 0. Na Região, Petrópolis ficou em 1º lugar com 4,8, seguido de Teresópolis com 4,4. Nova Friburgo fica em 3º com 4,1, seguido de Cordeiro com nota 4, Cantagalo, Macuco e Cachoeiras de Macacu, na sequência.

Nível de transparência (3)

Já na Escala Brasil Transparente, da Controladoria-Geral da União (CGU), entre os 27 estados do país, o RJ ficou em 21º lugar. São Paulo e Ceará ficaram em 1º lugar com nota 10. O ranking avalia os portais e ferramentas de comunicação usadas pelas prefeituras do estado. A análise é feita com base na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11), na Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e no Decreto 7.185/10.

Título de eleitor cancelado

2.184 eleitores de Nova Friburgo tiveram o título de eleitor cancelado, porque deixaram de votar e justificar a ausência nas últimas três eleições, e não regularizaram a situação dentro do prazo, encerrado em 4 de maio. Em todo o estado, 185.965 se encontram nesta situação. Se não se regularizarem, estes eleitores ficarão impedidos de votar, obter passaporte, ser empossados em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Conta de energia elétrica

O custo da energia elétrica tende a reduzir em 2016. A sinalização é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre os fatores que indicam essa redução, está a renovação de um conjunto de concessões de hidrelétricas cuja tarifa será reduzida, e uma provável melhora do regime hidrológico do país. A conferir, já que a conta está pesando no bolso de todos os brasileiros.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.