Observatório - 28/04/2014

terça-feira, 28 de abril de 2015

Uma grande final

Em toda partida de final de campeonato, especialmente na primeira, todos já esperam uma partida meticulosa, estudada, com times medrosos e se respeitando exageradamente. Não foi o que vimos no 1º duelo entre Botafogo e Vasco. Uma partida excelente, com todos os ingredientes necessários a uma decisão. 

O resultado magro de 1 a 0 para o Vasco não representa o jogo. O justo seria um 2 a 2, um 3 a 2, ou seja, uma partida com mais gols do que teve, pelas chances obtidas, pelas jogadas de gol claras desperdiçadas. Mas também não foi de todo ruim, uma vez que os goleiros brilharam. 

Está tudo em aberto. O Vasco, vitorioso, reverteu a vantagem do Botafogo e é quem passa a jogar por um empate. O Botafogo terá que vencer por dois gols de diferença, ou por 1 para levar a decisão para os pênaltis. Não será surpresa mais um Estadual ter definido o seu campeão nos pênaltis. 

O que esperamos é um jogo no mínimo tão bom quanto o deste domingo. Possivelmente teremos. Afinal, o Botafogo terá que partir com tudo e, por sua vez, o Vasco irá querer matar a partida já nos primeiros minutos. Presságio de um jogo cheio de emoções, o que já garante toda a legitimidade a quem quer que seja aquele que levantar a taça. 

O Estadual de 2015 supera em todos os sentidos o de 2014. Que a finalíssima honre com essa posição já alcançada!

Hoje é dia

- da Educação

- da Sogra

- do Cartão-Postal

- do Cartofilista

- do Trabalhador Joalheiro

- Nacional da Caatinga

O dia

Em 28 de abril de 1919, foi criada a Liga das Nações, com Grã-Bretanha, França, Itália e Japão como membros permanentes. Em abril de 1946, a instituição foi desfeita e passou suas responsabilidades para a recém-formada Organização das Nações Unidas (ONU).

Riscos geológicos (1)
A Secretaria Estadual de Defesa Civil, por meio da Escola de Defesa Civil (Esdec), capacitou 44 técnicos no Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos, entre os quais agentes de Nova Friburgo. O foco da qualificação, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi a abordagem de técnicas de prevenção e gerenciamento de áreas sujeitas às inundações, escorregamentos e enchentes.

Riscos geológicos (2)

O objetivo do curso é promover ações que visem à prevenção de desastres naturais, que, muitas vezes, são agravados pela ocupação desordenada e/ou pela intervenção direta do homem. A proposta também é difundir o conhecimento para que os profissionais envolvidos possam intervir e criar condições que permitam a mitigação dos efeitos dos desastres, evitando ou diminuindo as perdas humanas. 

Empregos em Nova Friburgo (1)

Nova Friburgo teve em março o primeiro saldo positivo de empregos do ano. No entanto, a criação de 142 novos postos de trabalho não é capaz de tornar positivo o acumulado do ano de 2015. Em janeiro, o saldo foi de 42 empregos a menos, e em fevereiro, de 140. O balanço da geração de empregos entre janeiro e março em Nova Friburgo é de 40 postos de trabalho a menos.
 
Empregos em Nova Friburgo (2)

O município não registrava saldo positivo desde novembro do ano passado. Nova Friburgo acompanha as tendências nacional e estadual de recuperação dos postos de trabalho observadas em março. No entanto, a cidade esteve muito abaixo da média no momento de crescimento nacional e estadual. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal, o Caged.
 
Taxa de incêndio

Começaram a ser entregues os boletos para pagamento da taxa de incêndio. Os vencimentos são entre 11 e 15 de maio. Em caso do não recebimento da cobrança até o dia 30 de abril, deve ser feita a impressão da segunda via da fatura no site do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, www.funesbom.com.br. Os valores a pagar variam entre R$ 23,94 e R$ 1.436,31.

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Novo pacote de privatizações federais deve sair em dez dias

- Pesquisa indica que vergonha de assumir posição política de direita diminuiu

- Cientistas da USP provam que há conexão entre o sono e a fome

- Ex-jogador Axel doa carro para Igreja e ganha 416 multas

- Faustão diz que Globo é consciente de defeitos e que deve se renovar

 

 

 

Foto da galeria
Um mergulho em poesia. Nunca os ingressos para um evento do Circuito Cultural do Sesi acabaram tão rapidamente. Pudera, o Teatro Mágico se apresentava pela primeira vez em Nova Friburgo. Quem conhecia e quem não conhecia o grupo saiu encantado do espetáculo
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.