Observatório — 27/11/2015

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Hoje é dia

  • Nacional do combate ao câncer
  • da afirmação democrática
  • da infância
  • do técnico em segurança no trabalho

O dia

Completam 13 anos hoje, 27, a visita surpresa do presidente norte-americano George W. Bush a Bagdá (Iraque). Ele foi comemorar o Dia de Ação de Graças com os soldados que participaram da invasão do país, medida que fazia parte da guerra dos Estados Unidos contra o terrorismo. Esta foi a primeira vez que um chefe maior norte-americano esteve em solo iraquiano.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Por dano moral, Itaú deve pagar R$ 48 mil a ex-caixa obrigado a ocultar dinheiro
  • Nasa crê ter resolvido mistério de estrutura "alienígena" no espaço
  • Por frases homofóbicas, show de Joelma no Recife é cancelado após protestos
  • Fifa reprova presentes da CBF e doará 48 relógios de R$ 90 mil
  • Com Hassum e Jô, Globo prepara volta do Viva o Gordo

Palavreando

Somos surdos e cegos para a simplicidade, mas somos muito habilidosos em criar mil complicações.

Black Friday brasileira tem jeitinho brasileiro

A Black Friday brasileira, inspirada em data promocional realizada todos os anos nos Estados Unidos, ainda está longe de fugir do apelido de Black Fraude. A melhora da imagem do evento só ocorrerá quando de fato as ofertas forem reais. O que assistimos são promoções fajutas que na verdade tem só a falsa propaganda de que são mais baratas, iludindo demasiadamente o consumidor.

Com a crise que o país vive, neste ano temos a chance de pela primeira vez termos uma verdadeira Black Friday. Ao mesmo tempo duas questões são importantes: se há crise e necessidade de se estipular prioridades, por que gastar com supérfluos? Se dá para fazer pseudos promoções de até 80% de descontos é sinal de que estamos pagando caro? Afinal, convenhamos, nenhuma empresa dá nada quase de graça!

Assim, assistimos a um shopping de falsidades, sem generalizar. Deve haver promoções sérias, mas a maioria ainda é bastante duvidosa. Só o tempo nos provará que a Black Friday brasileira não usa o jeitinho brasileiro de na esperteza parecer esperto.

Raios e trovoadas

Os temporais com grande incidência de raios, que vêm atingindo Nova Friburgo, bem como todo o Estado do Rio nos últimos dias, dão a prévia de como será o tempo nos próximos meses, segundo as previsões meteorológicas. De acordo com alerta do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está previsto um aumento de tempestades, com fortes descargas elétricas, da ordem de 20% na Região Sudeste no verão, que começa no dia 21 de dezembro.

Violência contra a mulher

“Dezesseis dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” é o título da campanha deflagrada em Nova Friburgo nesta semana. A mobilização anual vai até o dia 10 de dezembro. Nesse período, o Centro de Referência da Mulher (Crem) estará promovendo diversas palestras e encontros.

Vestibular Uerj

A paralisação deflagrada nesta semana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) não deve afetar a prova discursiva da fase final do vestibular 2016, prevista para domingo, 29, às 9h. Nova Friburgo é uma das cidades que sediarão a prova que encerra o concurso. A paralisação por conta da falta de repasses deve se estender até a próxima terça-feira, 1º de dezembro.

Prêmio Firjan de Ação Ambiental (1)

Estão abertas as inscrições para a premiação de empresas do estado que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. É a quarta edição do Prêmio Firjan de Ação Ambiental, que é dividido em cinco categorias. O grupo Stam, de Nova Friburgo, já foi premiado duas vezes.

Prêmio Firjan de Ação Ambiental (2)

O objetivo da iniciativa é reconhecer o empenho na busca por soluções criativas e eficazes em diversos processos como redução no consumo de água e de seu reuso, uso sustentável da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, programas de educação ambiental, entre outras práticas. As inscrições podem ser feitas até 31 de março de 2016 no site www.firjan.com.br/acaoambiental.

Foto da galeria
Se em Nova Friburgo temos até o domingo, 29, o Festival de Truta; na vizinha Duas Barras é o Festival do Bacalhau que movimenta a economia e o turismo. O evento também vai até domingo com muitas atrações gastronômicas e culturais. Neste fim de semana, das 13h às 21h, o festival acontece nos restaurantes e na praça central de Duas Barras, que virou a “Vila do Bacalhau”.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.