Observatório — 27/08/2015

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hoje é dia

  • do psicólogo
  • do corretor de imóveis
  • do peão de boiadeiro

O dia

Completam-se hoje 103 anos do lançamento da história de Tarzã. O livro “Tarzã dos Macacos”, de Edgar Rice Burroughs, lançou o herói que ainda menino foi adotado por um primata. Do livro, a história ganhou os cinemas em várias versões e até os dias atuais fascina inúmeros fãs.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Brasil registra queda de 0,35% de linhas de telefonia móvel
  • Grêmio imita o Boca para criar 'Bairro Tricolor' próximo à Arena
  • Brasileirão completo no PES: Konami confirma os 20 clubes da Série A em novo game
  • Latino pede acordo para quitar dívida de R$ 30 mil de pensão da filha
  • Ex-James Bond, Pierce Brosnan diz que chegou a hora de um 007 negro ou gay

Palavreando

Dia-a-dia, tento descobrir com o auxílio da estranha poesia das horas o meu papel no mundo e a missão que tenho que cumprir.

Agosto a gosto

O mês de agosto vai se despedindo. Se as turbulências políticas e econômicas assustaram, não assistimos neste agosto a queda da presidente e nem um colapso econômico, ainda que o prenúncio dele aponte dias difíceis pela frente. Salvo os últimos dias, não tivemos tragédias climáticas, nem acidentes de avião, nem mortes de comoção nacional ou internacional. Agosto de 2015 contrariou a crendice popular de agosto como o mês do desgosto!

Toda superstição é sustentada em alguns fatos da história. Como se incidentes ou acidentes não acontecessem todos os meses. Agosto talvez só porque seja o único mês que rima com desgosto. Mas também rima com gosto...

Eu, particularmente, tenho motivos para adorar o mês de agosto e já ter saudades deste que já está indo embora. Ora, o mês que nasci e que também nasceu muita gente que nutro afeto. Não posso deixar de citar que em agosto foi fundado o SBT (emissora de TV pela qual tenho grande adoração, fundada por Silvio Santos, em 19 de agosto de 1981) e o Vasco (meu time de coração, fundado em 21 de agosto de 1898).

Que venha setembro e as flores da primavera. Que venham os últimos meses do ano e que superemos nossas angústias individuais e coletivas. Que não nos percamos de nossos desejos e das necessidades alheias. Que não nos esqueçamos de nossos sonhos de uma vida mais agradável e um mundo melhor. Que saibamos agradecer pelo agosto que se vai, pelo semestre que teve seus altos e baixos. Assim é a vida e o tempo. Nem sempre sol, nem sempre tempestade. Perceber. Perceber é a essência mágica que nos dá o privilégio de se sentir bem!  

Cerveja

Nova Friburgo quer se tornar a capital nacional da cerveja artesanal. Graças a incentivos estaduais e municipais, quatro cervejarias estariam interessadas em se instalar no município. Paquetá, W.Kattz, Fri Bier e Eco Bier já teriam iniciado contatos para produzirem suas cervejas em Nova Friburgo. Outras marcas estão sendo procuradas para virem para a cidade.

Apreensão de drogas (1)

A apreensão de drogas no Estado do Rio de Janeiro bateu recorde em julho, segundo dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). Nova Friburgo ficou acima da tendência estadual e mais que dobrou o número de apreensões. Foram efetuadas 2.543 apreensões, o que representa um aumento de 14,5% em relação ao mesmo período do ano passado, em todo o estado.

Apreensão de drogas (2)

Em Nova Friburgo, se comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de, aproximadamente, 57%. Foram 21 em julho de 2014 contra 49 em julho deste ano. O combate ao tráfico de drogas no município é realizado diariamente e conta com o apoio da população, que pode realizar denúncias, anonimamente, através do telefone 2523-4590.

Execuções fiscais online (1)

Está definido que a partir de 1º de fevereiro de 2016, todos os municípios fluminenses só poderão distribuir execuções fiscais através de processo eletrônico. Com a medida, na avaliação da Justiça, em vez de despachar um processo de execução fiscal de cada vez, os juízes podem despachar em lotes de mais de mil processos.

Execuções fiscais online (2)

Fevereiro é o prazo máximo para implantação, mas os municípios que tiverem condições já estão autorizados a utilizar o sistema oferecido pelo Tribunal de Justiça a partir do início de novembro. Ainda segundo a Justiça, os municípios também terão prazo até 1º de fevereiro para passar a utilizar o CPF ou CNPJ da pessoa física ou pessoa jurídica, nos processos de execução fiscal.

Foto da galeria
Segundo balanço apresentado esta semana pelos organizadores, a Fevest 2015 fechou R$ 53 milhões em negócios, com 9.732 visitantes de 21 estados brasileiros, além de comitivas e compradores da Itália, Portugal, Suíça, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Bahamas
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.