Observatório – 27/05/2015

terça-feira, 26 de maio de 2015

Hoje é dia

  • do Profissional Liberal
  • do Serviço de Saúde do Exército
  • da Imprensa no Interior
  • Mundial dos Meios de Comunicação
  • Semana Municipal da Mulher Grávida

O dia

Em 27 de maio de 1997 termina a Guerra Fria, com a assinatura, em Paris, de um acordo de cooperação entre a Rússia e 16 países da Otan. A negociação durou quatro meses.

Nova Friburgo +200

A três anos de completar 200, Nova Friburgo se mobiliza para celebrar seus 200 anos de existência. Mais do que celebrar — e a festa é fundamental —, a sociedade civil organizada se propõe a indicar ao poder público constituído de forma legítima, por decisão popular, os caminhos a serem percorridos após a festa dos 200 anos. O que queremos dos próximos 200? Ou melhor: o que sonhamos?

Obviamente, para ter a legitimidade concreta, o grande desafio dos seletos idealizadores da ideia é envolver a população como um todo. Sem esse envolvimento, os 200 se restringirão e cairão no vazio de uma sala fechada. A proposta é unir, agregar a todos. Sem o envolvimento da cidade como cidade, se afunilará para algo como é o próprio poder público em geral: decisões de gabinete. Claramente, não é isso que os líderes do movimento querem.

A ideia é fabulosa e faz o movimento inverso de partir da sociedade, mas não se pode se iludir. Sem o poder público nada acontece. Diga-se de passagem, o poder público constituído é apenas o reflexo dessa própria sociedade. É a representação macro do que pensam e de como agem as pessoas.

Os +200 renovam a esperança de que Nova Friburgo precisa voltar a sonhar e sonhar para as pessoas. Uma cidade que não é voltada para as pessoas perde o sentido de ser cidade. Mais do que isso, os 200 anos do município servem para relembrar que temos uma bela história, mas nem só de bela história vive um povo. A história deve ser a inspiração, mas é preciso ação para construir uma nova história. 

Nova Friburgo não precisa de redefinição, mas de coragem para assumir seu papel e identidade. Antes, no entanto, todos nós precisamos responder: qual é o nosso papel e nossa identidade? Para tanto, é essencial saber o que sonhamos e o que faremos desses sonhos.

Que o +200 se espalhe, contagie e recupere o amor próprio de Nova Friburgo para consigo mesma!

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Brasil assina acordo para facilitar negócios com o México
  • Papa diz que não vê televisão e não usa internet
  • 11 dos 20 mais vendidos no Brasil são livros de colorir para adultos
  • Netflix deve exibir Jaspion, Changeman e Jiraiya
  • Popó volta aos ringues em revanche contra Michael de Oliveira

Friburguense

Foi liberada a tabela do brasileiro da Série D e as participações das equipes do Rio de Janeiro confirmadas. Portanto, acabaram as esperanças de que o Friburguense herdasse uma das vagas dos times que garantiram classificação: Volta Redonda, Resende e Duque de Caxias. O planejamento segue com foco na Copa Rio, que começa em agosto.

Estadual 2016 (1)

Mudanças na proposta de regulamento do Estadual do ano que vem. Inicialmente o campeonato, que teria 12 clubes, pode voltar a ter 16. Um grupo foi formado na Federação para discutir a melhor fórmula. Atualmente, prospera a proposta de 16 clubes divididos em quatro grupos de quatro. Mesmo formato de São Paulo. 

Estadual 2016 (2)

Cada grupo teria um dos grandes como cabeça de chave. Passariam à próxima fase os dois primeiros colocados. Daí em diante, mata-mata: quartas de final, semifinal e final. A outra proposta ainda não descartada e prevista no regulamento deste ano define uma seletiva que classificará uma equipe para se unir aos 10 melhores deste ano mais o campeão da segundona. 

Estadual 2016 (3)

Na fase principal, dois grupos de seis, turno e returno. O campeão da Taça Guanabara enfrenta o campeão da Taça Rio para decidir o título Estadual. Fórmula de sucesso dos anos 2000. A decisão deve ser tomada até o mês de outubro, quando a tabela da competição deve ser pré-definida.     

Procura-se atores

O Comitê Rio 2016 está à procura de atores interessados em atuar vestidos de Tom e Vinicius, os mascotes olímpicos. Os atores serão preparados por coreógrafo e preparador físico. Serão mais de quatrocentas aparições até o fim dos Jogos. Inscrições no Comitê Rio 2016.

Palavreando

Quanto mais se reconhece a imperfeição, mais perfeito se é.

Foto da galeria
Jacu, ave ameaçada de extinção, também conhecida como Penélope. Muito comum em Nova Friburgo, por conta de sua vasta Mata Atlântica. Por ser visto por aqui algumas vezes, poucos friburguenses sabem de que é um animal ameaçadíssimo de extinção
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.