Observatório — 25/11/2015

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Hoje é dia

  • Latino-americano de combate à violência contra a mulher
  • Nacional do doador de sangue

O dia

Em 25 de novembro de 1970, a Câmara dos Deputados autorizou a cremação dos cadáveres dos que manifestassem expressamente essa vontade. No Brasil, portanto, a cremação é ainda algo muito recente e que só começou a ganhar força, de fato, na última década.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Exportação brasileira de carnes avança e melhora no fim do ano
  • Grupo chinês compra 23,7% da Azul Linhas Aéreas por R$ 1,7 bi
  • Conmebol anuncia reajuste de premiação da Libertadores, mas brasileiros não foram informados
  • Playboy de Tati Zaqui é eleita melhor capa de revista de 2015
  • Marcas revelam as suas novas cores de esmalte para o verão

Palavreando

A liberdade de ser dependente, absolutamente dependente, de gargalhadas e tantas outras coisinhas pequenas e grandiosas é que resultam numa felicidade sem medidas.

Juventude transviada?

Estudo divulgado pela OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aponta que 76% dos jovens brasileiros de 20 a 24 anos não estudam. Esse é o maior número entre os mais de 40 países estudados. A média dos países da OCDE para a mesma faixa etária é de 54% dos jovens fora da escola.

Segundo os dados, ainda no Brasil, quase 40% dos jovens e adultos de 25 a 34 anos não concluíram o ensino médio. O país está entre os últimos nesse item, ao lado de China, Indonésia, México, Turquia e Costa Rica. Entre os adultos 55 a 64 anos, 72% não têm o diploma do ensino médio. O que dá esperança, pois houve um avanço significativo. Porém, ainda estamos longe de um ideal, ou seja, é preciso aceleração. Também é baixo o número de brasileiros entre 25 e 34 anos que concluíram o ensino superior: apenas 15%.

É inegável que nos últimos anos houve um significativo aumento na oferta de oportunidades. Mas também fica claro que não basta ter vagas em escolas e cursos técnicos. É necessário ir além. Muitos jovens não tem tempo para os estudos e se vê na difícil situação de escolher entre comer e sustentar a família ou estudar. Não é fácil trabalhar muitas das vezes mais de oito horas por dia e estudar. É um sacrifício necessário, mas nem sempre possível.

Juventude transviada? O Brasil do passado precisa pagar suas dívidas com o presente para ter futuro.

Alvará dos bombeiros simplificado (1)

Estão simplificados os procedimentos para regularização de estabelecimentos comerciais que desenvolvem atividades de baixo risco. As novas medidas têm como objetivo reduzir o tempo para obtenção do alvará do Corpo de Bombeiros por essas empresas. Com as novas medidas, as empresas vão poder apresentar os documentos necessários via internet. Atualmente, a entrega tem que ser feita presencialmente.

Alvará dos bombeiros simplificado (2)

O próprio estabelecimento também poderá realizar a autovistoria para comprovar que as exigências estão sendo cumpridas. Além disso, o alvará sairá em cinco dias e será online, reduzindo o tempo de espera, já que o certificado era impresso em papel moeda, o que atrasava o funcionamento dos negócios. Os empreendimentos precisam preencher alguns requisitos, entre os quais possuir até dois pavimentos e área total construída inferior a 900 metros quadrados.

Professores para a PM (1)

A Secretaria Estadual de Segurança realizará processo seletivo de prova de títulos para preencher 456 vagas de professor/instrutor. As inscrições para docentes do curso de soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), distribuídas por 32 disciplinas, se encerram hoje, 25. Os interessados devem se cadastrar no site bancodetalentos.seseg.rj.gov.br.

Professores para a PM (2)

Podem participar os policiais da ativa, inativos e aposentados das polícias Militar e Civil e profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Forças Armadas, Guarda Municipal, assim como da Secretaria de Administração Penitenciária e das unidades de Inteligência. Civis também podem se inscrever.

Foto da galeria
Durante a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que acontece até sexta-feira, 27, o estado lança o Hemopics – aplicativo mobile de edição de fotos que aplica um filtro nas imagens proporcional ao estoque de sangue disponível naquele momento. Por meio do aplicativo, ao tirar uma foto, o usuário saberá o nível de estoque durante a Semana Nacional do Doador de Sangue, incentivando seus seguidores a participarem do movimento, por meio do compartilhamento da imagem em suas redes sociais.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.