Observatório — 25/06/2015

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Hoje é dia

  • do Imigrante
  • do Quilo

O dia

Seis anos sem o Rei do Pop. Em 25 de junho de 2009 morria Michael Jackson. O astro mundial faleceu devido a um infarto do coração, em sua casa. O ex-integrante do Jackson Five é o artista que mais vendeu na história da música: 750 milhões de cópias.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • França cobra dos EUA explicações sobre espionagem de presidentes
  • Petrobras vai propor corte de até 30% em investimentos em 5 anos
  • Japão usa avião para monitorar avanço da China
  • Pesquisa nos EUA mostra que Rio tem 2º povo mais atraente para os americanos
  • Governo bancará custo com reforço de energia nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Palavreando

Se ficar parado ou só olhando para trás, teorizando o passado, a estrada da vida te engole.

A Razão das Razões

Certo dia resolvi escrever poemas

Mas como se não sou poeta?

Não! Eu não sou bom em poemas

Ainda que ame poesia.

Confesso que dos versos

Gostaria de ser música

Mas também não sou compositor.

Trovador?

Não numa cidade de trovadores

Como conseguem perfeição na métrica?

Não sou poeta

Não sou cantor

Tampouco trovador.

Seria menino

Desses que ainda sonham

Velejam nas letras

E no cais tem a esperança

De experimentar o amor.

O amor, afinal

É a razão maior de ter

Poesia e poeta

Cantor e música

Trovador e trova.

O amor é no fim

Razão maior de existir.

5ª cidade em vulnerabilidade de jovens no Trânsito (1)

Nova Friburgo é uma das cidades brasileiras com maior vulnerabilidade para mortes de jovens no trânsito. É o que mostra um relatório inédito da Unesco em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Presidência da República, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Ministério da Justiça.

5ª cidade em vulnerabilidade de jovens no Trânsito (2)

O estudo que acaba de ser divulgado é intitulado como Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) – Violência e Desigualdade Racial, aponta Nova Friburgo com índice 0,638 em mortes de jovens no trânsito, colocando a cidade como a 5ª mais violenta do país e a mais violenta do estado do Rio de Janeiro nesse quesito.

5ª cidade em vulnerabilidade de jovens no Trânsito (3)

No ranking geral, que leva em consideração além do trânsito, índices como violência, mortalidade por homicídio, frequência à escola, desigualdade e pobreza, Nova Friburgo é a 178º cidade com maior vulnerabilidade juvenil, com média 0,357, classificando o município com média/baixa vulnerabilidade. Ou seja, se não fosse o trânsito, Nova Friburgo teria vulnerabilidade baixa e seria uma das melhores do país.  

Ecad (1)

Em tempos de festas juninas um problema comum enfrentado por escolas e instituições. A cobrança dos direitos autorais pelas músicas feito pelo Ecad. Problema que não deve perdurar para os próximos anos. Isso porque o Ecad tem agora menos de três meses para atualizar os critérios de cobrança.

Ecad (2)

O fato se dá quase dois anos após sanção da lei que permitiu a fiscalização do governo sobre a arrecadação de direitos autorais no país. O governo federal definiu critérios de transparência na atuação do Ecad e detalhou a atuação do Executivo. Entre os novos critérios está o uso das obras “por entidades beneficentes de assistência social” ou por emissoras de televisão ou rádio públicas, comunitárias e educativas.

Foto da galeria
A Nova Friburgo que amamos nas fotos. Espiando as redes sociais, bela foto do ator Gabriel Borges no símbolo da cidade, a Pedra do Cão Sentado. Todo friburguense deveria ter uma foto neste espaço
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.