Observatório — 25/05/2016

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Hoje é dia

  • da indústria e do industrial
  • Nacional do massagista
  • Estadual da prevenção aos acidentes de trabalho
  • do orgulho nerd
  • da toalha

O dia

Em 25 de maio de 1963, a seleção brasileira masculina de basquete conquistou o bicampeonato mundial contra a seleção dos Estados Unidos. Depois de bater Porto Rico, Itália, Iugoslávia, França e União Soviética, o Brasil chegou à última partida tendo que bater os reis do basquete, no Maracanãzinho. Vitória de 85 a 81.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Brasil e Argentina acertam coordenar posições e unem direita na América Latina
  • PV se declara independente e governo tenta evitar afastamento de outros partidos
  • CNJ pede suspensão do registro de uniões poliafetivas
  • Zika já está em 60 países e OMS admite combate falho como culpado da epidemia global
  • Chega ao Brasil o primeiro xampu alisante e sem formol do mundo

Palavreando

Apostando na crença de que nada é em vão, tento convencê-la de que o destino pode ser mudado e que o futuro não pode ser meramente estipulado.

O dólar, o grampo e o amanhã

“O dólar alto aumenta a crise” – diziam os jornais. Passado pouco tempo, a manchete dava conta: “dólar alto atrai turistas”. Uma notícia pode ser vista por muitas perspectivas. Sair do senso comum tem sido aprendizado obrigatório e corriqueiro para todos nós brasileiros.

Não dá para acreditar em tudo o que dizem, ainda que não deixe de ser verdade. O dólar alto enfraquece a moeda nacional, mas o mesmo dólar alto impulsiona a indústria nacional que exporta mais. O dólar alto impede que famílias de classe média e alta viajem mais para os Estados Unidos e a Europa.

O mesmo dólar alto faz com que a balança comercial brasileira melhore, ou seja, entra mais dólar do que sai. E o assalariado se pergunta: o que eu tenho a ver com dólar?

Com grampo talvez tenhamos mais a ver. Talvez! O dólar só é e nos últimos meses tem sido, apenas pano de fundo para os grampos e delações. A queda da presidenta cessaria esses episódios – era o óbvio. Mas na sociedade Big Brother que, felizmente, chega à política e à República, nada é óbvio e tudo pode acontecer. Aqui se faz, aqui se paga. Ainda que com seletividade severa e ao seu próprio tempo.

Muitos capítulos estão por vir que pensar no amanhã é algo ousado demais. O amanhã! Como será o amanhã? Sem a poesia do famoso samba de 1978 da União da Ilha. Esse amanhã, acho que ninguém quer responder como será. As projeções do dólar não adiantam. O dólar continuará sendo apenas um pano de fundo, como o povo ainda é apenas um mero detalhe. Até quando?

13º salário do estado

Como previsto no calendário anual de pagamentos definido no início do ano, o governo do estado do Rio decidiu quebrar uma lógica dos últimos dez anos e não pagará a primeira parcela do 13º salário no meio deste ano. A primeira parcela fica para o prazo legal, ou seja, 30 de novembro e a segunda para o dia 20 de dezembro, como ocorre na iniciativa privada. Ambas são datas limites de pagamento. A medida vale para todos os servidores, ativos e inativos.

Salário de maio do estado

O dia 14 de junho está definido para o pagamento de todos os servidores, exceto de empresas públicas estaduais que receberão no próximo dia 2 de junho. Apesar da data do 10º dia útil, o estado admite que não sabe se terá dinheiro para quitar os vencimentos relativos ao mês de maio. Em declarações recentes da Secretaria de Fazenda que foi fundida a de Planejamento, só se terá ideia se haverá ou não dinheiro para pagar na primeira semana de junho.

Auditorias nas UPAs

A farra das OSs (Organizações Sociais) está na mira do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O TCE-RJ aprovou as contas do governo do estado relativas a 2015, mas fará auditorias em diversas secretarias, especialmente as de Saúde e Segurança que optam por terceirizações e entrega de seus programas a OSs. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão no foco das investigações. Os valores pagos são vistos como exagerados e prejudiciais à população.

Documentos apreendidos (1)

A partir de agora, quem tiver o CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) apreendido em operações de fiscalização poderá solicitar em uma das Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) o envio dos documentos via malote. Ou seja, se antes, por exemplo, um morador de Nova Friburgo precisava ir ao Rio, agora ele pode ter o documento devolvido na unidade local, em Duas Pedras.

Documentos apreendidos (2)

Com a medida pretende-se dar mais comodidade aos clientes. Esse tipo de procedimento já é adotado nos postos de habilitação do estado quando o documento apreendido é a carteira nacional de habilitação (CNH). Vale salientar que os CRVs e CRLVs só serão enviados para essas unidades por solicitação do proprietário. Caso contrário, continuarão acautelados no setor de documentos apreendidos, localizado na sede do departamento, na capital fluminense.

Foto da galeria
Batata röstie de camarão. Uma excelente pedida para o feriadão de Corpus Christi acompanhada das deliciosas cervejas artesanais de Lumiar. Para apreciar tem que ir ao centro do charmoso distrito e conferir. A expectativa é de grande movimentação neste feriado prolongado.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.