Observatório — 22/07/2015

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Hoje é dia

  • do Cantor Lírico
  • do Trabalho Doméstico

O dia

Hoje, 22 de julho, o programa de rádio A Voz do Brasil completa 80 anos. Inspirado em Joseph Goebbels, o ministro da propaganda nazista, Getúlio Vargas criou o programa inicialmente com o nome A Hora do Brasil, transmitido obrigatoriamente para todo o país. Mais tarde, o nome mudou para A Voz do Brasil.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Conselheiro econômico de Obama é nomeado chefe do FMI
  • Risco de volante se soltar causa recall de 60 mil carros da Fiat
  • Crise faz TAM reduzir operações no mercado doméstico
  • Jovem com HIV não toma remédio há 12 anos e não tem sintomas de Aids
  • Brasil quebrará marca de 48 anos se continuar à frente de Cuba no Pan

Palavreando

Tentei me expressar em letras nem sempre organizadas compostas por palavras nem sempre conectadas em frases por vezes confusas, mas que juntas foram minhas, e, livremente voaram para serem também de outros.

O recado que vem da Grécia para o mundo

No país em que nasceu a democracia vem a primeira e mais autêntica ameaça ao modelo capitalista. Obviamente, que assistimos há algo ainda muito embrionário que pode gerar novidades ou não. O fato é que a renegociação da dívida como queria a Grécia e não como queria o mercado financeiro tem preponderância sim! Mais do que isso, foi a resposta popular que se uniu num sentimento coletivo para dizer sim às dificuldades, mas em mais alto som um não a ditadura do mercado que assola povos e destrói países em segundos.

A nova ditadura está em curso. Ela não tem armas, nem nacionalidade. Ela não tem territórios. Composta por uma mínima parcela, comanda todo o resto em nome do lucro, em nome do ganho fácil que não se importa em destruir o que pode lhe tirar alguns zeros.

A Grécia será apenas o primeiro. Depois virão outros, acreditam os especialistas e se nutrem de esperança os idealistas.

É preciso uma nova ética mundial. Uma ética voltada para o recomeço da humanidade no combate à miséria, à fome e às doenças. Uma alteração do que é valor. A vida acima dos mercados. O coletivo acima do individualismo.

Que o sonho grego perdure e nos contagie. Que de onde nasceu a democracia possa a mesma democracia renascer e trazer luz para uma nova ordem mundial. 

Balanço 151 DP (1)

Os mandados de prisão da 151ª DP de Nova Friburgo cresceram 250% em junho na comparação com maio. Foram 42 contra 12 mandados cumpridos no mês anterior. Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a delegacia friburguense registrou um total de 649 ocorrências em junho. No mês de maio, foram 660 registros, contra 586 em abril. O número do último mês também é maior no comparativo com março, quando foram feitas 618 notificações.

Balanço 151 DP (2)

Em junho houve queda no número de furtos. Foram 110 ocorrências, 26 a menos no comparativo com maio. Apreensões de drogas somaram 56 flagrantes com pouca variação na comparação com o mês anterior. O número de pessoas detidas chama a atenção: foram 75 em junho, 20 a mais que no mês de maio. Outro dado relevante é o de roubos a estabelecimentos comerciais. Apenas no mês de junho há cinco registros. Neste mesmo mês, 17 adolescentes foram apreendidos, sete veículos foram recuperados e outros 16 furtados.

Diagnóstico da saúde

Os municípios do Estado do Rio deverão apresentar diagnóstico da rede de Saúde de emergência. A determinação é do Ministério Público do Estado, através de liminar concedida pela justiça. Os municípios têm até 90 dias para apresentar o trabalho. O objetivo da ação é garantir a implantação efetiva dos planos Municipal e Estadual de Atenção à Urgência e Emergência.

Atendimento bucal

Pelo menos 39 municípios fluminenses foram beneficiados com recursos adicionais por cumprirem critérios de qualidade em 56 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Na região, Bom Jardim está na lista.  Em todo o Brasil, 673 municípios foram investidos. A avaliação é composta por três módulos, que incluem manutenção e uso dos equipamentos, entrevista com o gerente do Centro e um cirurgião dentista, e pesquisa de satisfação com pacientes.

Detox

A Anvisa suspendeu a publicidade irregular de produtos detox de sete marcas Os anúncios garantem propriedades funcionais ou de saúde, como diminuição de peso e redução de flacidez, não comprovadas pela agência reguladora. Entre as promessas estão redução de inchaço, perda de peso saudável e mais disposição para atividades físicas, além de redução de flacidez, rugas, celulites e estrias. 

Foto da galeria
Uma empresa de moda íntima de Nova Friburgo irá lançar, durante a Fevest (2 a 4 de agosto) uma novidade no setor homewear e lingerie noite. O tecido Soul Eco que permite a decomposição da peça, após descartado em aterros sanitários, devido a ação dos micro-organismos presentes no solo. A novidade é uma exclusividade. A empresa é a primeira a ter autorização para usar o tecido no estado do Rio.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.