Observatório - 21/04/2015

terça-feira, 21 de abril de 2015
Foto de capa
Termina hoje, 21, o primeiro festival independente de jazz de Lumiar e São Pedro. O evento já é considerado um sucesso. Entre as atrações estiveram Wilson Meireles Trio, Jazztopia e Manouche Carioca. No feriadão, a região está lotada

A final desejada

Botafogo e Vasco são os finalistas do Estadual 2015. É a final politicamente correta. Ambos brigaram e deram valor pelo Estadual, com discurso afinado dentro e fora de campo. Sinceramente, as reclamações de Flamengo e Fluminense perdem fundamento quando dizem uma coisa mas fazem outra. É o contraditório do dizer e fazer que tornam vazios os discursos de ambos.

Melhor na fase de pontuação, o Botafogo é o retrato da superação. Rebaixado no futebol nacional, com diretoria nova tendo que corrigir erros da administração anterior. O Vasco vem de uma disputa de segundona em que não fez boa campanha e com uma diretoria nova, igualmente tendo que corrigir equívocos da administração anterior. Times em construção, clubes em reconstrução.

De um lado, Eurico diz que o respeito voltou. Do outro, o Botafogo batalha pelo resgate de suas tradições. Salutar para o futebol carioca a final entre Botafogo e Vasco.

Serão, sem dúvida, dois jogos de muitas emoções. Mas que não se iludam. Tanto Botafogo como Vasco precisam se reforçar para o Campeonato Brasileiro. Não é preciso nem reafirmar o mesmo para Flamengo e Fluminense.

Evidentemente, pelo equilíbrio demonstrado em toda a competição, podemos dizer que os quatro grandes do Rio estão no mesmo barco. Não são times para conquistar títulos nacionais, a não ser que nos surpreendam muito.

Internet e telefone cortados (1)

O governo estadual teve algumas das suas linhas telefônicas e internet cortadas. A empresa diz que tomou a decisão após três anos de débito e uma dívida que chega a R$ 170 milhões. Para que a situação não ficasse pior, a concessionária decidiu poupar os aparelhos que atendem hospitais, escolas, delegacias e o Corpo de Bombeiros.
 
Internet e telefone cortados (2)

O governo do Rio não nega que esteja devendo, mas contesta o valor. Ainda segundo o governo, já existe uma “negociação avançada” para quitar as faturas. Enquanto a situação não se resolve, secretarias e autarquias estão com os telefones fixos e móveis mudos e sem internet.

Pedágio (1)

Caminhões e carretas já estão pagando pedágio mais barato por eixo suspenso na RJ-116. O benefício é uma das mudanças na Lei dos Caminhoneiros. A isenção do pedágio, nesses casos, já era uma reivindicação antiga dos caminhoneiros, que alegam ser uma economia para a categoria.

Pedágio (2)

A nova regra diz que “consideram-se vazios os veículos de transporte de carga que transpuserem as praças de pedágio com um ou mais eixos que mantiverem suspensos”. A lei também determina a ampliação de pontos de parada para descanso e repouso dos caminhoneiros.

Feriado

Durante o feriado de Tiradentes, a média geral de ocupação do interior do Estado é de 79,64%, chegando a 90% na Costa Verde e Região dos Lagos. A taxa de ocupação dos quartos no Vale do Café chega a 85%. Na Região Serrana, o índice é bem menor — 55%. No feriado de São Jorge, a Costa Verde lidera a procura, com ocupação de 79,5%, seguida pela Região dos Lagos (70,5%), Vale do Café (66,5%) e Região Serrana (50%).

Hoje é dia

- de Tiradentes

- Nacional da Polícia Militar e Civil

- do Metalúrgico

- da Latinidade

- Nacional pela Paz no Trânsito

- da União Nacional

O dia

Em 21 de abril de 1997, o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos morreu aos 44 anos depois de ter sido queimado vivo por cinco jovens de classe média/alta que o encontraram dormindo em um ponto de ônibus de Brasília.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Estudo mostra que jovens devem ser os mais afetados com lei de terceirização

- Nova espécie de rã transparente é encontrada na Costa Rica

- Projeto pretende transformar corpos humanos em adubo

- Após eliminação, Luxemburgo cobra reforços no Flamengo

- Inspirada na web, Globo estreia jornalístico de 1 minuto

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.