Observatório — 08/10/2015

quarta-feira, 07 de outubro de 2015

Hoje é dia

  • do asfaltador
  • do nordestino
  • pelo direito à vida

O dia

Em 8 de outubro de 1967, o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara foi capturado pela CIA, na Bolívia. Ele foi um dos principais responsáveis pela revolução ocorrida em Cuba, quase uma década antes. Durante a ditadura brasileira, o Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8) usaria o fato para batizar sua organização.

Semana da criança nas escolas e creches

Na semana da criança, escolas e creches públicas e privadas realizam festas para homenagearem os pequenos. Destaque para a Creche Municipal Irineu Mineiro, no Centro. Brincadeiras, sessões de cinema e muita festa na programação preparada por direção e professores.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  •  Movimentos sociais lançarão frente contra impeachment e ajuste fiscal
  •  EUA soltarão seis mil presos por crimes com drogas
  •  Garoto sobrevive após cabeça ser separada da coluna
  •  Fórmula 1 pode ser vendida este ano. Três estariam interessados
  •  Champions das Américas já tem formato e aval de clubes brasileiros

Palavreando

Os iguais se juntam mais que os opostos se atraem.

A Padroeira

Depois dos críticos anos de chumbo encerrados no fim da ditadura militar, o pós-Brasil antidemocrático nunca precisou tanto de proteções divinas. Vivemos dias difíceis onde tudo vem disfarçado. O golpe já aconteceu – só não vê quem não quer. O tempo é de ódio e intolerância – só quem sofre sabe do que se trata. Os argumentos são de extremismo. O brasileiro se vê nu sem saber de fato quem está no espelho. O povo hospitaleiro ou o povo que finge ser e que agora já não quer mais fingir o que é.

Nunca fui adepto das generalizações. Mas não posso negar o meu temor nessa contradição antropológica que está diante de nós. Quem de fato é esse novo brasileiro? Não dá para concordar com os rumos que o Brasil está tomando e a roupa que o brasileiro está vestindo. Mais amor por favor! É o que rogo à Nossa Senhora Aparecida às vésperas de seu dia – o 12 de outubro!     

Se Deus é brasileiro eu não sei. Sinceramente, esse título já não nos cabe tanto. Mas Nossa senhora Aparecida é! A padroeira do Brasil nos assiste e nós brasileiros temos que pedir à ela. Independente de religião, qualquer força divina nos atende. Vale a fé!

Que a instabilidade passe na mesma proporção que a incerteza. Que nossa desfiguração cesse e que recobremos a nossa memória de povo hospitaleiro e generoso. Que os preconceitos e discriminações caiam junto com todos aqueles que lideram esse culto à raiva e ao ódio.

Que na primavera de outubro prospere a mesma superação e esperança que na história surge Nossa Senhora de Aparecida. Que reapareça o Brasil que estamos esquecendo na sua mais dedicada humanidade!           

Tocha Olímpica em Friburgo (1)

Nova Friburgo está na rota da tocha olímpica. Em uma promoção de parceiros dos jogos Rio 2016, procura-se histórias de atrevimento. O prazo de inscrição se encerra no próximo dia 14. Qualquer friburguense com pelo menos 12 anos completos até 1º de maio de 2016 pode se inscrever ou indicar alguém para participar. Apenas uma inscrição por candidato será considerada. Ou seja, a chance é igual para todos.

Tocha Olímpica em Friburgo (2)

O interessado deve acessar o site www.quemseatreve.com.br. Ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e contar sua história de superação ou indicar a história de um amigo. Pode ser contada por texto, vídeo ou foto com descrição. As melhores histórias serão indicadas para conduzir a tocha olímpica e paralímpica no local mais próximo de sua residência onde a tocha passará. Nova Friburgo é uma das cidades. A escolha será feita pelo Comitê Organizador dos Jogos.

UFF Friburgo (1)

A greve da UFF acabou e as aulas retornaram nesta semana. No entanto, uma reunião do colegiado de unidade de Nova Friburgo decidiu que eventuais faltas dos alunos nesta semana não serão contabilizadas. O retorno imediato foi fundamentado na preocupação com o calendário apertado. Quando a greve começou no último dia 28 de maio ainda faltavam sete semanas letivas para o fim do semestre. Porém, o calendário de reposição concedeu cinco semanas letivas para a integralização das disciplinas.

UFF Friburgo (2)

Destas cinco semanas, obrigatoriamente duas devem ser reservadas para avaliação, restando três semanas. Durante estas cinco semanas, serão dois feriados nacionais, - próximo dia 12, comemoração de Nossa Senhora Aparecida e 02 de novembro, celebração de finados, ambos em segundas-feiras. Ainda há os feriados internos: próximo dia 15, dia do professor e próximo dia 16, dia do servidor público. Os professores que não iniciaram as suas atividades na semana, deverão marcar aula extra.

Foto da galeria
Semana da criança nas escolas e creches
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.