Observatório — 07/07/2015

terça-feira, 07 de julho de 2015

Hoje é dia

  • das Paneleiras

O dia

Em 7 de julho de 1990 morria Cazuza, vítima de aids. Após 25 anos, uma legião de fãs garante que o poeta está vivo. Através de suas músicas “exageradas”, Cazuza atravessa gerações como um dos ícones da música brasileira.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Aécio, Serra e Alckmin divergem por rumo tucano.
  • Ajuste faz Dilma ter o menor gasto com verba publicitária desde 2011.
  • Em 2014, país perde 53 bilhões de milhas expiradas.
  • Igrejas evangélicas nos EUA veem novo cenário após casamento gay.
  • Pesquisa inédita mostra que 90% das notas de real em circulação apresentam traços de cocaína.

Palavreando

Por mais que se diga que o hoje é tudo o que se tem, a gente desperdiça grande parte do hoje planejando o amanhã.

Nova ordem mundial

A conquista da Copa América pelo Chile premia muito mais do que uma geração de jogadores. Premia um estilo que não seria injusto se o título ficasse com a Argentina. A vantagem de jogar em casa pesou e a paixão local levou a seleção chilena ao seu momento mais fantástico na história.

A conquista do Chile é de fato a correção de uma injustiça. A eliminação nos pênaltis para o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2014. A bola na trave na prorrogação demonstra que o Brasil estava com sorte. Apenas sorte e nada mais. Chile e Colômbia não se tornaram sensação, ali, por acaso.

A prévia para o Brasil já está dada. Serão as eliminatórias sul-americanas mais difíceis de todos os tempos. Pela evolução dos adversários, mas também pelo fiasco que é hoje o futebol brasileiro. Não se admite a profunda crise de identidade. Não se admite que vivemos o pior momento da história do nosso futebol. Admitir é o primeiro passo para a reversão.

O início da mudança passa diretamente pela política adotada pela CBF. Para mudar a política é preciso mudar as pessoas que lá estão. Toda a estrutura. Não vejo luz no fim do túnel neste instante, ou melhor, não vejo luz no fundo do poço que estamos.

Tocha olímpica (1)

83 cidades receberão a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Como antecipado pelo Observatório, Nova Friburgo está na rota, agora confirmada de maneira oficial. O revezamento vai durar entre 90 e 100 dias do ano que vem, com a chama chegando ao Maracanã, palco de abertura dos jogos, no dia 5 de agosto.

Tocha olímpica (2)

Serão em torno de 12 mil condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20 mil km por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas. A previsão é que, em Nova Friburgo, a chama olímpica passe em julho, bem próximo do início dos Jogos. Porém, não há como prever a data correta. Os locais exatos por onde a tocha passará não foram definidos.

Série B Estadual (1)

A Portuguesa saiu na frente no triangular final do Estadual da Série B. A lusa da Ilha do Governador venceu, em casa, o Americano, por 1 a 0 na abertura do torneio. Nesta quarta, 8, o Americano recebe o América. Americano e Portuguesa, por terem vencido o 2º e 1º turnos, respectivamente, entraram no torneio final com 1 ponto de bônus.

Série B Estadual (2)

Apenas o campeão tem a garantia de estar no Estadual, em sua fase principal. O regulamento do Estadual 2016 só deve ser definido em setembro. Existe a possibilidade da participação de 16 clubes ou de 12. No caso de 12, o vice precisará disputar uma seletiva. O fato é que o Estadual do ano que vem terá mudanças com relação ao deste ano.     

Combate à caça (1)

Três ranchos utilizados por caçadores foram destruídos e uma vasta quantidade de material de caça apreendida na operação realizada pela Secretaria do Ambiente, na madrugada do último sábado, 4, no Parque Estadual dos Três Picos. Dentre os objetos achados, no local de pernoite dos criminosos, estavam um alçapão para captura de pássaros, armadilhas para pequenos mamíferos e trabucos.

Combate à caça (2)

A movimentação de caçadores, que realizam a captura e abate de animais nessa área de Mata Atlântica já estava sendo monitorada há dois meses. A pena para quem for flagrado praticando caça com apetrechos ilegais e arma de fogo pode chegar a até quarto anos de reclusão com multas individuais de até R$ 10 mil. Maior unidade de conservação do estado, o Parque Estadual dos Três Picos possui mais de 65 mil hectares de território.        

Foto da galeria
Está dando choque. Por um problema, provavelmente, de instalação da fiação que liga as luzes do famoso lago de Lumiar, o deck do local está dando pequenos choques elétricos. Todo cuidado é pouco. Recentemente reformado, o problema já foi relatado e espera por uma rápida solução
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.