Observatório - 06/05/2015

terça-feira, 05 de maio de 2015

Hoje é dia:

  • do Cartógrafo
  • do Taquígrafo
  • do Senado
  • do Instrumentador Cirúrgico
  • do Selo Universal
  • do Legislador
  • Nacional do Parlamento

O dia

Em 6 de maio de 2007, o deputado federal Enéas Carneiro, fundador do Prona (1990), morreu aos 68 anos, em decorrência de uma leucemia. Enéas concorreu à presidência da República em três ocasiões (89, 94 e 98). Foi o deputado federal mais votado do Brasil em 2006, com 1,5 milhão de votos. Ficou famoso por seu bordão “Meu nome é Enéééééééas”.

Observando... 

Cinco notícias que talvez você não tenha visto:

- Fiocruz desenvolve “armadilha” para matar mosquitos da dengue

- McDonald’s anuncia corte de US$ 300 milhões para sair da crise

- Fox renova Os Simpsons por mais dois anos

- Para Federação Paulista, Flu e Fla jogarem Paulista é “brincadeira”

- São Paulo FC receberá R$ 80 milhões da Under Armour, nova fornecedora de materiais

Um menino chamado Lucas

O nome Lucas significa luminoso ou iluminado. Tem luz ao mesmo tempo que recebe luz. O significado do nome possivelmente não se aplica a todos que recebem Lucas na certidão. No entanto, é garantido que se aplica a um certo Lucas, que tem na persistência e simplicidade a sua luz própria.    

E na grandeza é que se prova os grandes. Talvez explique por que esse tal Lucas hoje faz morada em um gigante. O Lucas grandioso é Siqueira e o gigante é o da Colina.

Esse bom-jardinense tão friburguense quanto todos os bom-jardinenses, com família capixaba, é um insistente. Daqueles meninos que sonham em serem jogadores de futebol, com o diferencial da teimosia que recusa esmorecer, recuar ou pensar em desistir. Tudo sofre, de tudo abdica por seu objetivo maior. Das divisões de base do Friburguense para o time profissional. De lateral-esquerdo a volante habilidoso, desses que por dom natural sabem se colocar em campo, distribuir bem as jogadas nas suas visões sempre antecipadas às dos adversários. Inteligente, com qualidade de passe que, se eu fosse treinador de futebol, talvez o escalaria como líbero — maestro.

De volante artilheiro em 2011 a destaque em todos os bons momentos vividos pelo Friburguense, que por azar do destino não trouxeram títulos. Lucas seguiu sempre respeitoso ao Friburguense. Seu caráter foi recompensado com o título brasileiro da Série C pelo Macaé. No fim do ano, reconhecido como o melhor da posição na terceirona nacional, não faltaram convites e coube sua luz emprestar ao Vasco. Um clube em reconstrução. Sem dúvida o melhor lugar para um jogador em ascensão se provar.

O namorado da Dany Asth ocupou seu espaço. Conquistou com seu talento reconhecimento. Conquistou com sua humanidade todos à sua volta no Vasco. E o Vasco se apaixonou por ele, como é perceptível que ele está apaixonado pelo Vasco. Deve ser coisa da sagrada camisa 8 de Juninho.

Lucas merece tudo que está vivendo. Merece ter dado o passe do gol do título. Merece ser o primeiro jogador formado na divisão de base do Tricolor da Serra a ser campeão estadual.

Voltar a Nova Friburgo logo após a conquista para dividir sua felicidade com todos que o acompanham desde o início é algo louvável. Lucas reconhece as suas origens. Poucos assim o fariam. Com seu nome já escrito numa das mais belas conquistas da vitoriosa história do Vasco, Lucas merece ainda muito mais e muito mais ainda está por vir.

Parabéns, Lucas, por ser quem é e não se perder do menino por quem todos nós amamos torcer!

Friburguense (1)

O Tricolor da Serra continua em compasso de espera quanto a vaga no Brasileiro da Série D. Na fila, um lugar já foi perdido. O Volta Redonda confirmou presença na competição. Desta forma, a vaga do Estadual está preenchida. A esperança fica por conta da provável desistência do Duque de Caxias, rebaixado ano passado da C para a Série D da competição.

Friburguense (2)

Confirmando essa desistência abriria uma nova vaga para o futebol do Rio pelo Estadual. O Bangu é o 1º da lista, seguido pelo Friburguense. Outra chance de estar na competição seria pela Copa Rio. Neste caso, o Friburguense tem que contar com as desistências do Resende e do Boavista. Ou seja, o clube é o 3º da fila em ambos os casos. Independentemente disso, o elenco já se reapresenta em maio para a Copa Rio.

Ilha Grande

Local de grande procura de jovens friburguenses, a Ilha Grande deverá ter taxação e ocupação máxima nos próximos meses, a exemplo do que já ocorre em Fernando de Noronha. A intenção, segundo o Estado, é permitir a preservação e evitar a superlotação do Parque. O número de visitantes ainda está sendo definido, mas deve diminuir bastante o fluxo atual.

Palavreando

São as fantasias que colorem a alma e são seus adereços que constroem a história. Tem força aquilo que a gente quer. Tem mais força ainda aquilo que vem do coração.

Foto da galeria
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.