Observatório — 05/08/2015

terça-feira, 04 de agosto de 2015

Hoje é dia

  • Nacional da Saúde
  • Da Farmácia

O dia

Em 1950, Luís Carlos Prestes, secretário-geral do Partido Comunista, conclamou a criação de um exército popular no Manifesto de Agosto, publicado no jornal Voz Operária em 5 de agosto.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Conselho de Economia prevê que desemprego no 2º semestre será pior
  • Pálio mantem liderança de vendas em julho. Ônix em 2º e HB20 em 3º
  • Cientistas descobrem cura para a ressaca na pera asiática
  • COB mira Brasil entre os 10 melhores na Rio 2016
  • Agora na Record, Xuxa quer ir ao Teleton no SBT

Palavreando

Estar apaixonado é descobrir sem querer desvendar essa intensidade que move o mundo, essa força que faz o dia se pôr e nascer de novo, essa falta de respostas que nos intrigam, mas que não fazem a menor diferença...

Fazer aniversário

Fazer aniversário é um pouco recuperar a fé em si mesmo e no mundo, ao mesmo tempo em que, por uma força misteriosa e extraordinária, recarregar as baterias. É o verdadeiro ano novo, pois é exclusivamente o seu novo ano.

Assim, você se pega fazendo planos e avaliações. Retorna para as tantas memórias que acumulou, agora um tanto de nostalgias várias. O que aprendeu, o que quis e conseguiu e também o que não conseguiu. Cada encontro, cada encanto, todos os cantos de uma morada que começa no soprar de velas e termina nesse novo soprar de velas para a idade nova. É saudade. De pessoas que já não estão aqui, de quem foi e desse quem é que já está indo. Mas é compreensão de que saudade só visita quem se entregou e de que você é resultado da soma de todas as idades que fez e fará.

Faz planos bem parecidos com os da idade anterior. Acaba por descobrir que o que mais quer é continuar fabricando nostalgias futuras, se enriquecendo de momentos e pessoas que por conseguinte estão muito ligados. Momentos se fazem por pessoas e pessoas é que fazem momentos. No fim das contas será sábio ao fazer os mesmos pedidos: pessoas e momentos — amor.

Fazer aniversário é de certa forma então reestabelecer suas energias para o amor — causa maior de tudo. Amor pelo que faz, amor por quem te acompanha e testemunha a sua trajetória. Amor para quem sequer ainda está na sua história, mas que entrará num dobrar de esquina ou na curva do lago repleto de cerejeiras. Há de chegar o par! Há de reforçar no esforço cotidiano o conjunto supremo dos melhores amigos que só se tornam ainda melhores a cada dia, a cada nova idade. No mesmo esforço do cuidar há de ser ainda mais fortes os amores e o desejo de que esse amor seja mesmo o amor de todas as demais idades — da vida. Amor apaixonado de paixão que fica e finca as suas raízes na alma... Presença presente.

Fazer aniversário é então agradecer pela existência que nem sempre é prazerosa, é verdade, mas que seja verdadeira sempre. Agradecer não só a sua existência, mas todas as existências que fazem a sua ser mais interessante, mais emocionante, mais empolgante sem a necessidade de ser excitante a cada minuto. Fazer aniversário é confirmar seu próprio milagre – cada ser que está ao seu redor...  

Estadual 2016 (1)

Amanhã, 6, 15h, na sede da Federação de Futebol será definido o formato de disputa do Estadual 2016. Na mesma reunião, já será feito o sorteio dos grupos e da tabela da competição. A tendência é que seja escolhida a fórmula apresentada por um grupo de trabalho formado logo após o término da competição deste ano com sete clubes.

Estadual 2016 (2)

Por esse grupo foi formatado um Estadual com dois grupos de 8, jogando apenas partidas de ida. Os 4 primeiros de cada chave se classificam para a Taça Guanabara, formando uma espécie de grupo de elite. Daí sai não só o campeão da Taça Guanabara como os quatro semifinalistas do Estadual. Os 4 últimos de cada chave da 1ª fase disputam a Taça Rio. Se o 1º fica com o título, os dois últimos são rebaixados.  

Desaparecimentos

O Interior do Estado teve queda de 22% nos registros de pessoas desaparecidas, na comparação com 2014. São 529 desaparecimentos desde o início do ano, em contraposição aos 681 do mesmo período. A média do Estado como um todo, no entanto, aumentou. Em média, foram feitos 17 registros por dia. A capital puxou a alta e concentra a maior parte dos casos.

Prêmio Microprojetos culturais (1)

Está sendo lançado hoje, 5, o edital do Prêmio Microprojetos Culturais 2015. Com objetivo de fornecer apoio financeiro a microprojetos culturais e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais, os projetos financiados deverão acontecer nas favelas e bairros periféricos do Estado do Rio de Janeiro e ter, como protagonistas ou beneficiários, jovens de 15 a 29 anos.

Prêmio Microprojetos culturais (2)

Os projetos selecionados devem começar a ser realizados entre setembro e dezembro de 2015 e terão a duração de até seis meses. Além disso, receberão a chancela do Programa Favela Criativa. O lançamento do edital prevê recursos de R$1,25 milhão para premiar até 102 propostas. As inscrições são feitas pela internet a partir de hoje até o fim do mês pelo site: www.cultura.rj.gov.br. 

Foto da galeria
A Fevest terminou com grandes possibilidades de quebra de recordes em vendas. Um dos destaques da feira foram as cuecas para colorir. Um lançamento de sucesso na semana do Dia dos Pais. A Trave Underwear comemora a curiosidade despertada pela sua criação, inspirada na moda dos livros de colorir. O item já está à venda na loja própria da marca e sendo distribuída mundo afora
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.