Observatório — 05/02/2016

sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016
Foto de capa
O bloco da Predial Primus e das piranhas abre o carnaval friburguense há décadas. Momento de nostalgia e emoção, liderada pela família Ruiz. Até quem prefere passar o carnaval em cidades praianas, fica por aqui na sexta-feira de folia para curtir esse momento especial e tão característico de Nova Friburgo

Hoje é dia

  • do datiloscopista
  • da papiloscopia

O dia

Dia triste para a história da democracia brasileira. Em 5 de fevereiro de 1966, o Ato Institucional nº 3 foi promulgado. Ele estabelecia eleições indiretas para governador e vice-governador no país.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Uber quer 50 mil novos motoristas no Brasil
  • Chinesa Hainan Airlines vai investir US$ 450 milhões na Azul
  • Venezuela volta a importar petróleo dos Estados Unidos após 40 anos
  • Brasil analisa uso de radiação contra o Aedes
  • Rio-2016 atinge 74% da meta de arrecadação com ingressos

Palavreando

Da varanda observo-a tentando entendê-la, mas quem disse que estrelas entendem de gente e gente entende de estrelas.

Bom carnaval

A folia bate à nossa porta, já é carnaval. Aos que esperam ansiosamente pela data. Aos que trabalham o ano inteiro para ver as suas fantasias desfilarem na passarela da realidade. Aos que fazem da época – descanso. Também aos que se retiram para cuidar à sua maneira e na sua fé do espírito.

Carnaval é a maior festa do mundo porque também é a mais democrática. Rei é só mais um, plebeu vira rei e todos se tornam livremente bobos da corte. 

Os blocos nas ruas. O samba no pé. As escolas dando aula de cultura. Mesmo o ano mal tendo começado, nada fora de ritmo. Homem vira piranha. Jegue fica elétrico em Bom Jardim. A energia toma conta dos becos, ruas e avenidas. Mistura de cores. Miscelânea de cantos que encantam, empolgam. Amores que se findam na quarta-feira de cinzas.

Que o carnaval seja a alegria que contagia. A energia que invade até os mais rígidos corações. Que se sambe. Que se proteste. Que se ame mais.

Um bom carnaval a todos! 

Finanças dos municípios (1)

A 8ª edição do Caderno de Finanças dos Municípios Fluminenses elaborado pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico com base nos dados dos próprios municípios e de diversas entidades dá um interessante panorama da situação de cada prefeitura e governo. Os dados são referentes a 2014.

Finanças dos municípios (2)

O empobrecimento de Nova Friburgo é notório, assim como a perda de posição para Teresópolis em quase todos os índices. O município fica em terceiro lugar entre os maiores da região, historicamente atrás de Petrópolis e agora também de Teresópolis. Entre os principais números, Nova Friburgo foi um dos 20 do estado com queda de arrecadação de 2013 para 2014 (-0,1).  A média estadual foi de crescimento de 1,2%.

Finanças dos municípios (3)

Na receita total, Nova Friburgo ficou em 23º entre os 92 do estado. Mesma posição na arrecadação do imposto municipal, o ISS. Na arrecadação de ICMS, Nova Friburgo cresceu 2,2%, ficando na 20ª posição do ranking do estado. No índice de participação, o melhor número continua sendo o de 2008. A queda de lá para cá é de mais de 5%.

Finanças dos municípios (4)

Nova Friburgo é o 10º município mais pobre do estado em receita per capita (R$1.936,28), ficando à frente apenas dos municípios da Baixada Fluminense e de São Pedro da Aldeia. Quando o tema é amortização de dívidas e juros, a Prefeitura de Nova Friburgo foi uma das piores, abatendo apenas 0,2% do montante.     

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.