Observatório — 04/08/2015

segunda-feira, 03 de agosto de 2015

Hoje é dia

  • do Padre

O dia

O início do descobrimento: em 4 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo saiu do porto de Palos, na Espanha, com três navios. Em 12 de outubro, ele chegaria à costa de San Salvador. O novo continente seria batizado mais tarde como América.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • FHC cobra admissão de erros do PT para dialogar com Lula
  • França e Reino Unido pedem ajuda para conter crise migratória
  • Pesquisa mostra que 62% da população tem medo da PM no país
  • COI suspeita que um terço dos medalhistas do atletismo pode ter usado doping entre 2001 e 2012
  • Príncipe Harry estaria namorando uma brasileira

Palavreando

Meus passos cantam, meus passos voam, meus passos pulsam e de passo em passo vou me transformando em mim mesmo.

Três decisivas rodadas

A três rodadas do fim do 1º turno do Brasileirão, o raio-X da competição já está bem traçado. Mas com certeza cirúrgica somente ao fim do 1º turno. Por incrível que pareça, ao final destas três derradeiras rodadas o Vasco pode estar fora da zona de rebaixamento e o Fluminense na liderança.

A reação do Flamengo foi brecada em grande festa no Maracanã. O algoz: o Santos, que arrancou um empate numa partida repleta de emoções. O Flamengo poderia até sonhar com G-4 ainda no 1º turno se tivesse vencido. O mais importante, pelo time que tem, é que o Flamengo fique cada vez mais longe da zona do rebaixamento. Brigar por vaga na Libertadores, na minha opinião, seria um extra.

Já o Fluminense passou rápido pela má fase e voltou a vencer. Mais do que isso, se mantém nas primeiras posições. Nivelada por baixo, os tricolores podem até sonhar com título. No entanto, vejo o Atlético-MG, com uma deslizada aqui, outra escorregada ali, como o grande favorito. O fato é que o Fluminense tem tudo para lutar até o fim pela vaga na Libertadores.

O Vasco, por sua vez, finalmente deu uma folga para sua escorraçada torcida. Não perdeu no fim de semana, porque não jogou. O time tem pela frente o que os jogadores chamam de cinco finais. De fato, cinco adversários diretos na sua luta contra um novo rebaixamento. Eu continuo a acreditar que o Vasco não cai. Mas também acredito que brigará contra a segundona até a última rodada.   

Esse é o panorama de uma competição que não me agrada na fórmula. Os pontos corridos, sinceramente, nunca me fascinaram e acho um desperdício de tempo.

Postos de gasolina (1)

A falta de licença ambiental pode fechar até 40% dos postos de gasolina. A exigência do documento passará a ser obrigatório em 19 de outubro. É quando a fiscalização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) passará a exigir, entre outros documentos, uma licença ambiental de operação e laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Postos de gasolina (2)

De acordo com estimativas da ANP e da Fecombustíveis, federação do setor, cerca de 30% a 40% dos 40 mil postos do país, hoje, ainda não conseguiram licenças ambientais nos órgãos estaduais ou municipais. No Estado do Rio, esse número estaria atualmente em torno de 850, ou 40% do total, segundo o SindEstado-RJ, o sindicato local.

Postos de gasolina (3)

A nova regulamentação exige itens como tanques de armazenamento com paredes duplas, piso impermeabilizado e canaletas em volta das bombas para captar água ou combustível. O objetivo é evitar a contaminação do lençol freático ou de rios e nascentes, em casos de vazamento. Essas exigências têm um custo estimado em R$ 250 mil. A lentidão dos órgãos ambientais para conceder as devidas licenças também é um problema.

Tomate em debate

São Sebastião do Alto sediou o Dia de Campo sobre Sistema de Produção de Tomate de Mesa ecologicamente cultivado (Tomatec), no último sábado, 1º. O Tomatec tem como objetivo melhorar o cultivo do tomate de mesa, através de práticas agroecológicas, utilizando adubação de maneira mais eficiente, ensacamento de pencas, fitilho nas lavouras e o manejo integrado de pragas.

Feira da Cachaça

Confirmado para o próximo dia 21, a Feira de Cachaça, parte do Rio Gastronomia 2015. Até o ano passado, estandes de produtores de cachaça faziam parte da Feira de Sabores do evento gastronômico, mas, devido ao sucesso, este ano as branquinhas ganharam um espaço só para elas. Até o dia 30 de agosto, haverá exposição, venda e degustação de oito marcas premiadas, entre as quais a friburguense Fazenda Soledade.

Foto da galeria
Encerrada mais uma edição do Festival Sesc de Inverno, que foi um sucesso de público e crítica. A novidade do Festival foi o espaço na própria unidade do Sesc com atividades diversas, incluindo gastronomia. Sem dúvida, um dos grandes destaques
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.