Observatório — 02/10/2015

quinta-feira, 01 de outubro de 2015

Hoje é dia

Municipal do Conseg

do anjo da guarda

Mundial da juventude

Nacional do habitat

Internacional da não-violência

O dia

Há exatos seis anos, o município do Rio de Janeiro derrotou Madri (Espanha), Tóquio (Japão) e Chicago (Estados Unidos) e foi escolhida como sede das Olimpíadas de 2016. A cerimônia foi no Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, Dinamarca. Estamos a menos de um ano do grande evento. 

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

- Policiais do Rio de Janeiro já mataram mais em oito meses de 2015 do que em todo 2013

- Déficit público cai, mas resultado no ano é o pior desde 2001

- Por longevidade, cientista injeta em si mesmo bactéria de 3,5 milhões de anos

- Após vazamento de fotos nus, Stênio Garcia e a mulher prestarão depoimento

- Na China, Conca não crê que volta ao Brasil tão cedo

Palavreando

A rua fica cada vez mais cheia, mas também mais vazia. Rostos não podem ser substituídos e trejeitos não podem ser perfeitamente imitados.

O outubro é rosa

Não é uma cor qualquer. Nem se veste o rosa em outubro por moda. O rosa chama a atenção para nosso atraso no combate ao câncer de mama, mas também demonstra os avanços que precisam de ainda mais urgência. O rosa é simbólico e deve ser vestido por homens e mulheres.

Mas por que rosa e qual a importância da data? O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas. O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama.

 O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.

Iniciado na década de 1990, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008. O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país. Através da Associação das Mulheres Mastectomizadas (Amma), Nova Friburgo sempre teve papel de vanguarda nesse tema, antes mesmo da proposta de iluminar-se ou vestir-se de rosa.

O convite está feito a todos! Vestir-se de rosa em outubro. Mas tão importante quanto a cor é vestir a própria consciência, a dos vizinhos, a da sociedade:  prevenir ainda é o melhor remédio.

Falta d´água

Após muitas especulações, especialmente nas redes sociais, a concessionária de águas do município desmentiu a possível falta d’água em Nova Friburgo ou um colapso no abastecimento como ventilado pelos boatos.  A empresa admite que alguns bairros são prejudicados pela estiagem, mas informa que, em função da falta de chuva, apenas 9% dos clientes podem ou sofrem com algum problema de abastecimento.

Circuito Moda Carioca (1)

Seis confecções do polo de moda íntima de Nova Friburgo participam da 6ª edição do Circuito Moda Carioca, no Rio de Janeiro que começa hoje, 2, e vai até domingo, 4. O evento de varejo a preço de fábrica reunirá, no Museu Militar Conde Linhares, em São Cristóvão, mais de 80 grifes, food trucks e roteiro cultural.

Circuito Moda Carioca (2)

As empresas friburguenses estarão ao lado de outras marcas que aproveitarão o período de troca de coleções para oferecer descontos de até 70% em moda feminina, masculina, íntima, praia, fitness, infantil e acessórios. O evento tem entrada gratuita.   

 Maravilhas gastronômicas

Último mês para votar na 3ª edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. Conta com a participação de 21 produtos de Nova Friburgo entre 135 produtos de mais de 50 municípios. Nova Friburgo é o município com mais concorrentes e o único presente em todas as 12 categorias. A votação é aberta ao público até o próximo dia 31 pelo site www.projetomaravilhas.com.br

Foto da galeria
Memes dos mais criativos na internet brincam com a alta da gasolina. O combustível já é vendido nos postos de Nova Friburgo a valores próximos de R$ 4.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.