Observatório — 02/09/2015

terça-feira, 01 de setembro de 2015

Hoje é dia

  • do pastor
  • da classe trabalhista
  • do florista
  • do repórter fotográfico
  • da modelo

O dia

Em 2 de setembro de 1968, em discurso na Câmara Federal, o deputado Márcio Moreira Alves propôs o boicote aos festejos de 7 de setembro e culpou as Forças Armadas pela crise no país. O discurso foi considerado a gota d’água para a ditadura, que instaurou o AI-5 no país.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Dono da Ambev ganha R$ 3,86 milhões por hora em um ano
  • Após sobrevoar Plutão, sonda da Nasa irá para cinturão de Kuiper
  • Cientistas descobrem nova molécula que tem implicações em Alzheimer
  • Presidente do Grêmio gera polêmica ao dizer que "Quem pega o Vasco tem vantagem"
  • Advogada ganha indenização de R$ 100 mil após ter casa furtada

Palavreando

Nem sempre sabemos exatamente o que queremos. E fazemos escolhas atropeladas...

O repórter fotográfico

Artista do cotidiano. O repórter fotográfico é o maior dos artistas da realidade. Capta o momento, o instante. Vai além daquilo que todos olham, mas não veem. Se uma imagem diz mais do que mil palavras, uma foto bem feita pode dizer mais do que uma matéria inteira. Por isso, o repórter fotográfico é tão imprescindível para o jornalismo e em qualquer jornal.  

É uma tarefa admirável, porque ao mesmo tempo que pode captar a vitória de um atleta, pode vivenciar o drama e a dor de uma mãe que perdeu o filho. Ao mesmo tempo que pode ter o conforto de uma passarela, pode correr todos os riscos em meio ao tiroteio das grandes cidades ou de uma guerra real. O repórter fotográfico se mete em cada uma...

Testemunha ocular da história aponta a sua lente e prova que aquele fato, de fato existiu. Garante o reavivar da memória e a imagem que passará para os nossos filhos e os filhos deles. Nestes tempos de redes sociais onde todos se consideram jornalistas e repórteres fotográficos, os reais parabéns aos profissionais que vivem disso, estudam para isso e experimentam a dor e a delícia de serem o que são. Que um dia possam fotografar a real valorização de seus esforços e paixões!

Carnaval 2016

As quatro escolas de samba de Nova Friburgo que desfilarão em 2016 já definiram seus enredos e já estão em processo ou com o samba já escolhido. A Imperatriz de Olaria falará sobre o cantor e compositor Martinho da Vila. Já a Unidos da Saudade apostará na influência das culturas na alimentação do dia a dia dos brasileiros. A Vilage abordará a rota das especiarias e a Alunos do Samba cantará a felicidade.

Vagas internas educação (1)

O estado está com oferta de vagas para seleção interna na área de educação, em Nova Friburgo. São oportunidades para diretor, diretor-adjunto, coordenador pedagógico e orientador educacional. As inscrições seguem até o próximo dia 20 e estão disponíveis no site da banca organizadora.

Vagas internas educação (2)

Os professores interessados podem optar pela função e pela regional a qual pretendem concorrer e o local de prova, entre os quais Nova Friburgo. A seleção vai ter prova objetiva de conhecimentos específicos, análise de currículo e experiência profissional e avaliação de perfil. A última fase é dividida em teórica, onde é realizado o curso de formação, e prática, com estágio.

Foto da galeria
Trilhas do Araçari. Um dos espaços mais diferenciados de Nova Friburgo atrai friburguenses e turistas para uma vida saudável e em natureza
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.