Observatório — 02/07/2015

quinta-feira, 02 de julho de 2015

Hoje é dia

  • do Bombeiro Brasileiro
  • das Santas Casas de Misericórdia
  • do Hospital
  • do Voluntário Social do Papa

O dia

Hoje é aniversário do salário mínimo no Brasil. Em 1940, há 75 anos, portanto, foi instituída a lei que regulamentou o salário mínimo, que se fosse atualizado de acordo com aquela época seria pelo menos quatro vezes mais.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

- Lula diz a aliados que é contra fim da reeleição

  • Cuba é o 1º do mundo a reduzir a zero transmissão de HIV de mãe para filho
  • Bruxelas, na Bélgica, bane os carros do centro
  • CBF quer explorar até o limite horário das 11h no Brasileirão
  • Gugu renova por mais três anos com a Record

Palavreando

Por federem demais os críticos são também a motivação necessária que fazem o caído levantar, emergir e prosseguir, deixando pra trás a pedra (o crítico), mas levando pra frente o aprendizado e a experiência.

“O que tem que ser tem força”

Entorpece-se de amor.

Sublime maneira de acalmar as horas

Na sua intensa forma de fazer atroz os dias.

Afasta-se da dor:

Ferrugem nebulosa que disfarça a raiva,

Na sua pálida condução que descolore a paisagem.

Afasta-se disso e convida

Para os minutos do dia

Aquilo que ruboriza a face,

Aquilo que brilha o olhar.

Se sente — fala e se joga!

Evita o jogo, a estratégia, o enigma.

Se é para ser seu, será do jeito que você é...

Simplesmente, porque o que tem que ser tem força

E tem mais força ainda aquilo que vem do coração.

Velhinhos Espiões (1)

Para a fiscalização das gratuidades aos idosos no transporte público coletivo, uma nova ferramenta: os “Velhinhos Espiões”. A medida foi criada em razão das constantes reclamações recebidas por meio da ouvidoria do Detro. O grupo de voluntários conta com a participação de dez homens e mulheres entre 65 e 84 anos, todos aposentados.

Velhinhos Espiões (2)

Eles atuam quinzenalmente, sempre em áreas distintas. Desde o mês de maio, 12 operações já foram realizadas com apoio do grupo de idosos e, ao todo, R$ 60 mil em multas foram aplicadas às empresas infratoras. Acompanhados de fiscais à paisana, os idosos fazem sinal para o ônibus. Caso o motorista não pare, o veículo é interceptado por outros agentes do Detro, que ficam posicionados em um bloqueio mais à frente.

Expo Cordeiro

A duas semanas de começar o evento, pelo menos até o fechamento desta edição, não foi divulgada ainda a programação oficial da Expo Cordeiro deste ano. Com a crise financeira que passa o município e o Estado, a notícia oficial mais recente dá conta de que o evento, que teria dez dias, foi reduzido pela metade. Será de 15 a 19 de julho.

Restauração florestal (1)

O Estado acaba de lançar o Banco Público de Áreas para Restauração (Banpar) e o portal de restauração florestal. Com essas duas ferramentas o empreendedor poderá cumprir seus compromissos ambientais e o proprietário ainda ter as áreas de sua propriedade restauradas.

Restauração florestal (2)

O registro no cadastro do Banpar é feito por meio eletrônico de forma voluntária e gratuita pelos proprietários, posseiros ou gestores de áreas públicas, através do site do Inea — www.inea.rj.gov.br) — ou do portal de restauração florestal —  www.restauracaoflorestalrj.org. Os empreendedores também podem se beneficiar pelo portal e ter compensações ou informações para ações voluntárias. 

Foto da galeria
A névoa se dissipando na bela manhã de inverno de Nova Friburgo. Típica imagem de Mury que pode até tirar a atenção dos motoristas que passam pela RJ-116
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.