Observatório — 02/02/2016

terça-feira, 02 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • da apresentação do Senhor
  • da cidade espírita
  • de Iemanjá
  • do agente fiscal
  • da marmota
  • do consagrado

O dia

Em 2 de fevereiro de 1848, o México vendeu o Texas, a Califórnia e o Novo México para os Estados Unidos por US$ 15 milhões. O negócio foi concluído com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Grandes e pequenas empresas do varejo fecharam 80 mil lojas em 2015
  • Neymar nega ter sonegado impostos e diz não haver provas
  • Brasil fará seis testes antidoping antes das olimpíadas do Rio
  • Disputa com canal faz Globo cogitar mudança em divisão de cotas do Brasileiro
  • Carlos Alberto de Nóbrega grava para humorístico da Globo

Palavreando

Por mais que se diga que o hoje é tudo o que se tem, a gente desperdiça grande parte do hoje planejando o amanhã.

Início animador

Uma final já foi. Agora, faltam sete! O Friburguense começou muito bem o campeonato estadual deste ano. Não só pela vitória sobre o Macaé por 1 a 0 em casa. O placar magro poderia ser visto como um exagero da minha parte. O inicio animador a que me refiro é pela forma como se deu a vitória. O Friburguense dominou facilmente o Macaé, com um compromisso disciplinado com a marcação e uma leveza que há a alguns anos não vejo no time.

O Frizão tende a crescer já que a estreia tem todo o nervosismo, ainda mais sendo em casa, com a típica cobrança de vitória. Acrescente aí a questão física que pesa em início de temporada. O perceptível é que o Macaé, apesar de ter corrido bem menos que o Friburguense cansou primeiro e o time da casa esteve mais próximo de um segundo gol do que o Macaé de um empate.

Amanhã, 3, o Boavista é o adversário. Primeiro jogo fora de casa. Um resultado positivo deixa o Friburguense de fato numa excelente situação. O objetivo é claro e deve ser um mantra para os jogadores e a comissão técnica: ficar entre os quatro primeiros do seu grupo e carimbar o passaporte para a Taça Guanabara. Isso significa estar totalmente livre do rebaixamento, se manter na mídia, provavelmente jogar mais quatro partidas contra os grandes e lutar pela vaga na Série D do Brasileiro que será do melhor pequeno entre os oito do grupo da Guanabara.

Quanto aos grandes, o Vasco foi o destaque com a goleada sobre o Madureira. O Botafogo cumpriu seu papel. O Flamengo ficou apenas no empate, o que é pouco para o time que tem. E, o Fluminense foi a grande decepção com uma contundente derrota para o Volta Redonda. Que venha a rodada do meio de semana, lembrando que o carioca deste ano tem uma primeira fase de tiro muito curto e que não se pode dar mole.

Dengue em Cordeiro (1)

Com o crescente número de notificações de casos de dengue em Cordeiro, a Secretaria estadual de Saúde montou um centro de hidratação para ajudar no atendimento a pacientes com a doença, no Hospital Antônio Castro, no município. Os pacientes com suspeita da doença vão passar por uma consulta prévia para fazer a classificação de risco e, após avaliação médica, encaminhados às poltronas de hidratação.

Dengue em Cordeiro (2)

Além de receber soro, os pacientes vão poder fazer exames de sangue para conferir o número de plaquetas. Cordeiro é o município do estado com a maior proporção de casos por habitantes. No último dado divulgado eram 535 ocorrências e uma taxa de oito notificações para cada 100 mil habitantes.

Material escolar (1)

Apesar de muitas escolas retornarem as aulas nesta semana, as famílias ainda estão na saga da compra do material escolar. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), a tributação, a desvalorização do real e o aumento dos insumos e da mão-de-obra contribuíram para o aumento nos preços.

Material escolar (2)

Nos últimos 12 meses, o preço do material escolar já teve aumento, em média, de 10%. Para este ano, a expectativa é de que esta elevação se mantenha. Produtos importados, como mochilas, lancheiras e estojos vão ter reajuste ainda maior, entre 20 e 30%. A variação entre um produto e outro, dependendo da loja, pode chegar a 400%.

Blocos de carnaval

O Procon Estadual proibiu os "cercadinhos" nos blocos de rua do carnaval no estado. As agremiações não poderão delimitar espaços VIP por meio de cordões, seguranças ou outros meios. Esse recurso poderá ser usado apenas para isolar crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e grávidas, além de pessoas diretamente ligadas a organização e músicos que estiverem tocando nos blocos. A decisão também proíbe a cobrança para o uso desses "cercadinhos".

Foto da galeria
A banda Euterpe Lumiarense, pelo terceiro ano consecutivo, reforça tradição de outros tempos. Nos carnavais de 2014 e 2015, além da alegria, o desfile provocou muitas emoções entre os que assistiram a antigas apresentações e os que sempre ouviram falar delas. Em 2016, as marchinhas, choros, sambas e frevos contribuirão para o reforço de laços de memória e identidade do lugar
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.