Observatório — 01/09/2015

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Hoje é dia

  • do caixeiro viajante

O dia

Em 1º de setembro de 1923, o Japão foi sacudido por um terremoto que matou cerca de 150 mil pessoas e provocou uma onda de incêndios e enchentes no país. A capital Tóquio foi uma das mais atingidas.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Funcionalismo público no governo federal aumentou 28% em dez anos
  • Setor de serviços deverá ter em 2015 primeiro recuo em 25 anos
  • Alemanha fala em mandar imigrantes embora do país
  • Pernambuco tem uma obra batizada como Eduardo Campos a cada mês
  • Ministério Público quer nova divisão do dinheiro de TV no futebol

Palavreando

Somos encontros que fazem o mundo girar e os planetas e as galáxias dançarem na valsa do universo.     

Brasileirão não deve mais ter jogos às 22h a partir de 2016

Antes tarde do que nunca, a CBF deve acabar com os jogos às 22h a partir de 2016. O aceno foi dado pelo presidente da entidade, Marco Polo Del Nero. Você pode pensar que a CBF está mudando de rota e pensando no torcedor. A mudança, na verdade, tem o apoio da Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro. O novo horário será o das 21h40.

A Globo compartilha da visão, respaldada pela queda de sua audiência nessa faixa de horário. A ideia é reduzir cada vez mais o número de partidas que se encerram próximas à meia-noite durante a semana. É bom lembrar que mudou o perfil do torcedor que vai ao estádio no Brasil. Com ingressos cada vez mais absurdos de caros, nossos estádios elitizaram. Os arquibaldos e geraldinos foram expurgados no conceito de arena implantado após a Copa do Mundo.

A maior parte dos jogos de meio de semana no ano que vem deve se concentrar às 19h30. O mesmo deve ocorrer nas demais divisões. Algo que cabe ressaltar, o Friburguense, de forma muito inteligente, já faz há algum tempo.

Carteira de motorista cassada (1)

A partir de outubro, quem tiver o direito de dirigir suspenso vai responder a processo automático no Detran. O motorista pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada se cometer qualquer infração de trânsito nas ruas. Ao longo deste ano, quase 35 mil já receberam notificação para devolver a carteira ao Detran. No entanto, apenas dez mil o fizeram e assistiram às aulas.

Carteira de motorista cassada (2)

Como o Detran não tem poder de polícia para retomar as CNHs suspensas, o órgão usará o banco de dados para identificar aqueles que insistirem em dirigir ilegalmente. O Detran abre a partir deste mês procedimento para cassar a carteira de quem for flagrado de novo dirigindo bêbado ou sob efeito de drogas. Todos que já tiverem uma multa aplicada pela Lei Seca e cometer a mesma infração dentro do período de 12 meses também pode ter a habilitação cancelada.

Lei Seca (1)

Duzentos motoristas de Nova Friburgo poderão ter carteiras cassadas. É o que indica a publicação no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, 28 de agosto. Nele, saiu a relação de oito mil CPFs dos motoristas que responderão a um processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação. Estes motoristas já foram flagrados em ações da Operação Lei Seca.

Lei Seca (2)

Ao serem pegos na Lei Seca, os motoristas passarão por um processo de suspensão ou cassação do direito de dirigir. Somente quando todos os prazos de recurso no processo estiverem esgotados se dará a suspensão ou cassação da CNH.

Compra Mais 2

A segunda edição do Programa de Compras Governamentais para as Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Compra Mais 2) está aberta.  O foco do programa é a capacitação de gestores públicos e micro e pequenos empresários, além de ações de inclusão dos produtores rurais no fornecimento da merenda escolar. A intenção é garantir a efetiva participação da agricultura familiar nas compras das escolas públicas.

Foto da galeria
A bandeira tarifária para o mês de setembro de 2015 é vermelha para todos os consumidores brasileiros – o que significa um acréscimo de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido. Esse valor reduzido (antes era R$ 5,50) vai vigorar até dezembro deste ano. Aplicam-se às bandeiras os mesmos tributos incidentes sobre as tarifas
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.