O poeta não inventa a poesia

quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Foto de capa
Foi um sucesso a presença da Rota Cervejeira da Região Serrana no Mondial de La Biére, realizado no Rio de Janeiro. Conhecido como o mundial da cerveja, o evento reuniu dezenas de cervejarias de todo o país. Destaque para o estande da friburguense W. Katttz, um dos mais concorridos entre as milhares de pessoas que circularam no mundial

Hoje é dia
do arquivista
do poeta
internacional do controlador de tráfego aéreo

O dia
Em 20 de outubro de 1978, os generais Ernesto Geisel, do Brasil, e o paraguaio Alfredo Stroessner oficializaram o início da construção da usina hidrelétrica de Itaipu.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Haddad é sugerido na presidência do PT para liderar reformulação do partido
- Brasileiros criam teste que diagnostica 416 doenças, inclusive zika
- Estudo inédito nega tese de benefícios à saúde ao beber dois litros de água por dia
- Globo proíbe ida de Ivete Sangalo ao Teleton 2016 no SBT
- Filho de Shaolin, Lucas Veloso será o Didi no novo Os Trapalhões

Palavreando
O amor não pode sobreviver de um só, o amor não pode se reinventar solitariamente.

O poeta não inventa a poesia

A poesia existe.
O poeta apenas traduz aquilo que vê.
Pega emprestada a realidade,
Coloca doses de inspiração,
E, inspirado por mil razões irracionais,
Cria versos, músicas, fotos.

O poeta persiste.
A poesia teima em ser vista.
Presta sua homenagem aos dias,
Colore a vida para ser notada,
E, invade com mil emoções precisas,
Para ser verso, música, fotos, gente.

O poeta não inventa a poesia,
Mas a poesia precisa do poeta para vir à tona,
Para transbordar, transformar, ilustrar,
Amenizar caminhada,
Aliviar caminhar. 
Ao ponto que, poeta e poesia,
São essenciais um ao outro.

O poeta não inventa a poesia,
Mas a poesia se faz poeta
E o poeta faz perceber a poesia.

Efeito estufa
O 3º inventário de emissões de gases de efeito estufa do estado do Rio com a atualização dos inventários de 2005 e 2010 deve ficar pronto em nove meses. A elaboração de inventários tem como finalidade o auxílio no processo de planejamento estadual, possibilitando uma racionalização das atividades que resultem em menores emissões de gases de efeito estufa.

Copa Rio
A Portuguesa definiu que se for campeã da Copa Rio escolherá a vaga no Brasileiro da Série D. O Friburguense também quer a vaga nesta série do Brasileirão para garantir o futebol durante o ano inteiro. Dessa maneira, a briga pelo título se acirra, já que ambos optam pela vaga na Série D e não na Copa do Brasil. Vale lembrar que o campeão tem o direito de escolher para que competição nacional quer ir.

Série D (1)
Outro fator importante é a alteração nas regras das vagas para a Série D. Antes, as vagas dos estados eram definidas às vésperas da competição. A partir de agora, já valendo para 2017, as vagas são do ano anterior. Ou seja, o Estadual 2017 dá vaga na Série D de 2018. Os times que se classificaram pelo Estadual em 2016 voltam em 2017. Isso quer dizer que a única chance do Friburguense estar na Série D é ganhando a Copa Rio, uma vez que não terá como herdar vaga de nenhum time.

Série D (2)
A Portuguesa se classificou neste ano para a Série D pela Copa Rio do ano passado. Desta maneira, as vagas do Rio para o ano que vem estão definidas com o campeão da Copa Rio (Friburguense ou Portuguesa), Boavista e Bangu. O Bangu herdou a vaga do Volta Redonda que foi campeão da Série D e garantiu vaga, portanto, na Série C nacional. Pelos critérios, o Rio tem direito a três vagas, sendo duas pelo Estadual e uma pela Copa Rio.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.