Nem tão mal como se previa

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Hoje é dia

  • do comissário de voo
  • Mundial dos meios de comunicação social
  • Mundial de combate ao fumo

O dia

Em 31 de maio de 2009, o voo 447 da Air France, que partiu às 19h30 e fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, caiu no Oceano Atlântico. Havia 228 pessoas a bordo, nenhuma sobreviveu.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Base de Temer prevê dificuldade em votações no Congresso
  • Por conta da crise, Lufthansa anuncia suspensão de voos para a Venezuela
  • Seguro popular de autos deve ter novas regras até o fim de junho, 30% mais barato
  • Por Suzane Von Richthofen, namorado diz que perdeu emprego e amigos
  • Cantores planejam boicote a Ratinho após fala sobre Lei Rouanet

Palavreando

A vida é um eterno seguir adiante.

Nem tão mal como se previa

Sempre somos muito exigentes ao olhar para dentro de casa. Sabe aquele ditado que "santo de casa não faz milagre?” É bom que nosso grau de exigência com o que é nosso seja mais elevado, mas isso não pode deturpar a visão real de tudo. Isso serve para muitas de nossas questões. Mas estou falando do nosso futebol do Rio de Janeiro.

Muito se falava que o os times do Rio passariam vergonha no Brasileirão. Fato é que não está uma maravilha. Porém, só recortava-se em nós mesmos. Num olhar mais amplo, se percebe que não se trata do futebol carioca. A crise de talento, novidades e bom futebol é nacional. O futebol brasileiro vai muito mal. Na média, o futebol do Rio não está pior.

Para mim, não é surpresa de que a tragédia que muitos previam não está acontecendo. Claro, ainda estamos no início! Óbvio que não dá para esconder o quanto é decepcionante o Flamengo ter sido eliminado precocemente na Copa do Brasil. Mas no Brasileirão está tudo dentro da normalidade.

O Flamengo ocupa a quinta posição e com o mesmo número de pontos o Fluminense está em sétimo lugar. O Botafogo aparece na 14ª posição, muito mais pela trapalhada da defesa diante do Fluminense no clássico de domingo do que pelo todo da obra.

Se algum time do Rio brigará pela Libertadores ou se haverá risco de rebaixamento? Sinceramente, qualquer previsão é arriscada demais. É possível que sim tanto quanto é provável que não para ambas as faixas. O certo é que trágico como alguns insistem em criticar - disso não temo arriscar. Não será!

Enquanto isso, não para não deixar de exaltar o futebol de Nenê no Vasco que continua brilhando. Só faltam oito jogos para alcançar as dez maiores invencibilidades da história do futebol brasileiro. 

Série B do Carioca (1)

A duas rodadas do fim do segundo turno da fase de grupos da segundona, a disputa praticamente ficou restrita a três times para duas vagas no grupo A. Audax, Itaboraí e Americano, todos empatados com 13 pontos, sendo que o Itaboraí só faz mais uma partida, enquanto os outros dois ainda fazem dois jogos. No entanto, as chances são semelhantes, porque na última rodada Audax e Americano se enfrentam. O Itaboraí não entra em campo na última rodada, no próximo sábado, 4 de junho.

Série B do Carioca (2)

Já no Grupo B, a disputa está mais acirrada com cinco equipes vivas na disputa. Campos (13), Nova Iguaçu (10), Angra dos Reis (10), Duque de Caxias (10) e Olaria (9). O Nova Iguaçu ganhou o 1º turno e se vencer também o 2º será campeão e não haverá finais, com o time que mais pontuou na soma dos turnos declarado vice-campeão e garantindo também vaga na elite em 2017.

Primeiro em empregos no Rio (1)

Nova Friburgo foi o município do estado do Rio que mais gerou empregos no mês de abril. O município que vinha acumulando sucessivas quedas nos últimos meses gerou 276 empregos no quarto mês do ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do governo federal que aponta que apenas 19 municípios fluminense tiveram saldo positivo.

Primeiro em empregos no Rio (2)

Destaque também para Cachoeiras de Macacu, segundo município colocado, com 225 empregos. Apesar do resultado positivo de Nova Friburgo, o saldo no ano ainda é negativo. Em 2016, o município perdeu 161 empregos no total. Em janeiro, a cidade havia registrado 44 empregos a menos, em fevereiro 365 e em março 28. Abril, portanto, é o primeiro mês com saldo positivo. Em 2015, Nova Friburgo perdeu 1.607 empregos formais.

Novas viaturas dos bombeiros

O Corpo de Bombeiros deve ganhar 15 novas viaturas auto bomba tanque ainda este ano. O edital para a compra dos veículos para operações de combate a incêndios estava suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Resta saber, se o estado terá dinheiro para cumprir com o planejado. O investimento é de R$ 11 milhões.

Foto da galeria
O curta S2 de Bruno Bini e com atuação destacada do ator friburguense Bernardo Dugin conquistou dois dos mais importantes prêmios do Festival Internacional de Filmes, realizado no último fim de semana em Teresópolis. Conquistou como melhor curta brasileiro e melhor roteiro original. Na foto, Bernardo está acompanhado dos colegas de elenco Jaqueline Roversi e Osmar Silveira.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.