Mais teatro, por favor

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Hoje é dia

  • da empregada doméstica
  • do sacerdote
  • do emigrante
  • do kung-fu

O dia

Em 27 de abril de 1915, o navegador Fernão de Magalhães foi morto aos 41 anos em uma batalha contra nativos nas Filipinas, durante sua expedição de circunavegação do globo terrestre.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Pesquisa do IBGE sustenta que trabalhador está satisfeito com jornada e salário
  • Universidades públicas ficam autorizadas a cobrar por pós-graduação, exceto mestrado e doutorado
  • Doria diz que vai cortar ponto de funcionários que aderirem à greve
  • Biografia de Hebe Camargo fala sobre aborto e rixa com Cidinha Campos
  • SBT tem queda de 91% no seu lucro em 2016. Globo lucrou mais de R$ 1 bi

Palavreando

Talvez sejamos todos desconhecidos. Que nos apresentemos uns aos outros, que nos apresentemos ao destino e a Deus e ao mundo e a vida!       

Mais teatro, por favor

No fim de maio, o produtor e diretor Bernardo Dugin, com texto de David Massena, estreia 78, o musical; uma montagem cênica sobre a música no final dos anos 70 e sua influência numa história passada em Nova Friburgo. Reunirá no palco alguns dos mais talentosos artistas locais, com abertura para revelações. Com essa dupla, se surpreender é algo garantido.

Nova Friburgo precisa de mais teatro. Utilizar cada vez mais os espaços e acima de tudo os talentos que tem. E, claro, receber sim montagens das mais variadas. O teatro alimenta a alma. E é com imensa alegria que vemos o crescimento do hábito nacional de ir ao teatro.

Pesquisa nacional feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, mostra que o número de pessoas que disseram ter ido ao cinema e ao teatro cresceu 100%, passando de 17%, em 2007, para 35%, em 2015, e de 6% para 12%, na mesma comparação.

Ao contrário do que se imaginava com o avanço da internet, as pessoas podem até ficar em casa consumindo cultura por esse meio, mas também passaram a ir mais ao cinema ou ao teatro.

Isso traz otimismo, mas é preciso ainda mais. Embora o avanço seja digno de comemoração, a oferta de maneira geral ainda é tímida, especialmente no interior. Não é todo município que tem um Bernardo Dugin, que por idealismo e paixão pelo que faz se dispõe a investir tempo, talento e conhecimento sem retorno financeiro. As pessoas não imaginam a luta que é organizar e produzir arte. O investimento é alto e o estresse também. São muitas idas e vindas. Assim, não pode só o aplauso consagrar artistas completos como Dugin – ainda que o aplauso seja nobre forma de reconhecimento.   

Friburguense na Band (1)

A Band exibe a partir de hoje, 27, “Era Uma Vez Uma História”, superprodução que conta como foram os anos que culminaram com o Brasil independente; da chegada da família real ao Rio de Janeiro até a Proclamação da República. O ator friburguense Bernardo Dugin dará vida a D. Pedro I na série que tem o ator Dan Stulbach e a historiadora Lilia Schwarcz atuando como testemunhas.

Friburguense na Band (2)

Exibida em quatro episódios semanais (quintas-feiras às 22h50), a série combina dramaturgia, documentário e entretenimento. Bernardo Dugin está previsto para aparecer em dois episódios. O programa promete levar os espectadores para campos de batalha onde aconteceram confrontos épicos pela liberdade até salões de democracia onde pioneiros escreveram constituições. Foram cinco meses de produção até chegar na tela da Band e posteriormente no Warner Channel.

Alvará online (1)

Nova Friburgo, Macuco e Cordeiro são alguns dos primeiros municípios do interior do Estado a conseguir concluir em até 48 horas os trâmites processuais para abertura e fechamento de empresas. Isso é possível graças ao Regin (Sistema de Registro Integrado). A iniciativa de desburocratização do processo de abertura e alteração de empresas, integra órgãos públicos, como a Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Corpo de Bombeiros e prefeituras.

Alvará online (2)

Empreendedores interessados em obter alvará para atividades nesses três municípios, assim como em Barra Mansa, Itaperuna e Volta Redonda, poderão solicitar o documento online sem precisar se deslocar até a sede da Junta Comercial, na cidade do Rio, desde que o interessado reúna todos os documentos necessários e pague as taxas dentro dos prazos estabelecidos. Para utilizar o serviço, o contribuinte deve realizar cadastro no site www.jucerja.rj.gov.br

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.