Início empolgante com efeito Tite

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Hoje é dia

  • internacional dos museus
  • da Boa Vontade
  • das girafas
  • estadual do pagode
  • das raças indígenas da América
  • dos vidreiros
  • nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia

Em 18 de maio de 2009, o fim da Guerra Civil do Sri Lanka foi declarado oficialmente. Após 26 anos de conflito entre o exército cingalês e o grupo separatista Tigres da Libertação da Pátria Tâmil, o governo saiu vitorioso. Segundo estimativas da ONU, de 80 a 100 mil pessoas foram mortas.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Por apoio a Temer, grupo de Renan quer redução no IR
  • Ex-assessor de Nixon e Clinton vê Trump "em área de impeachment"
  • Camudongos dão à luz com ovários criados em impressora 3D
  • Pesquisa alerta que risco cardíaco é 17 vezes maior após infecções
  • PES 2018 ganha preço e terá versão para PS3 e Xbox 360

Palavreando

Todos os dias escolho o que quero e muitas coisas que me querem me escolhem também. Sem se apresentar.

Início empolgante com efeito Tite

A quantidade de gols marcados na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro empolga. Mais do que isso, apresenta uma possível mudança nos rumos do futebol nacional que eu chamaria de efeito Tite. O jeito leve e ofensivo de jogar presentes na seleção brasileira está adentrando o cotidiano de muitos times.

Foram vários os técnicos que escalaram suas equipes no esquema 4-3-3. Tática que notoriamente privilegia o ataque. Pode ser que isso explique as inúmeras goleadas que também podem ser explicadas pela discrepância entre as equipes. Prefiro a primeira, sustentando que a competição do País é a mais equilibrada do mundo.

Das equipes cariocas, a decepção ficou por conta do Botafogo. Derrotado por 2 a 0 pelo Grêmio sem oferecer grande resistência. Apesar do resultado normal – perder em porto Alegre – a apatia da equipe preocupa.

Você pode se perguntar: mas o Vasco não foi decepcionante? Diria que não. Mas ainda não se assuste. O Vasco não causou a tal decepção, porque decepção advém de expectativa. Havia outra expectativa que não a goleada para o potente Palmeiras? O Vasco é aquilo mesmo. O Vasco brigará contra o rebaixamento, caso não se reforce. Apequenaram o Gigante da Colina a esse ponto! Se não foi lá essas coisas no Estadual, imaginem numa competição do quilate do Brasileirão. A situação é grave e muito triste não só para a torcida vascaína, mas para o futebol como um todo.

Grandes são as esperanças para a dupla Fla-Flu. Ambos têm tudo para brigar pelo título ao lado de Palmeiras e Atlético-MG. São estes, na minha opinião, os favoritos!          

Que as próximas rodadas mantenham a pegada da abertura. Que os times continuem jogando para a frente, demonstrando a virada cultural do futebol brasileiro.

Cursos (1)

Estão abertas as inscrições para cursos do Senac em Nova Friburgo. Há oportunidades nas áreas de beleza, administração, informática, design e fotografia, entre outros, com início neste mês de maio e junho. A partir do dia 14 de junho também será oferecido o curso de barbeiro.

Cursos (2)

Ainda na área de beleza, há cursos de maquiador, manicure e pedicure e design de sobrancelhas. Também há opções de cursos técnicos em administração, segurança do trabalho, design de interiores, enfermagem e estética, todos com início em 31 de maio. Em junho, há vagas abertas também nos cursos de paisagismo, web designer e assistente de recursos humanos. As aulas têm início entre maio e junho. Inscrições na sede do Senac, na Galeria Suíça, na Avenida Alberto Braune.

Regulação de radares

A partir de agora não será mais permitida a instalação de radares eletrônicos de velocidade em áreas consideradas de risco em vias municipais e estaduais. Também está previsto o desligamento gradual dos já existentes. Motoristas que forem multados em áreas consideradas de risco, poderão pedir a anulação da punição, mesmo que o pardal ainda não tenha sido desligado.

Seminário de trânsito

Agentes de trânsito de todo o Estado, inclusive da região, participam nessa semana de um Seminário sobre Educação, Sinalização e Processo Administrativo do Código de Trânsito. O evento acontece no auditório do DER, na capital. O intuito é aprimorar o atendimento à população e a eficácia nas operações. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.