Feira de Olaria

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Hoje é dia

  • Internacional da Tartaruga

O dia

Em 23 de maio de 1962, o filme brasileiro “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O longa é até hoje um dos mais premiados da história do cinema nacional.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Após sete altas, Petrobras vai reduzir diesel nas refinarias e preço da gasolina
  • Pesquisa Ibope mostra que 60% são a favor de beijos entre LGBTs em público
  • Falha em hidrelétrica faz 25 mil serem evacuados na Colômbia
  • Crédito e leasing para veículos novos crescem 23,7% em março
  • Rede TV! quer Bial em troca para liberar entrevista de Sílvio Luiz para Globo

Palavreando

Nem todas as respostas vêm de perguntas, mas todos os olhares nos dão a chance de compreender que nem sempre é possível entender tudo.

Feira de Olaria

É na feira que histórias se encontram, nostalgias se cruzam, amigos se reveem e novas histórias são construídas, novas nostalgias são produzidas e novas amizades se firmam. É muito mais do que comprar legumes, verduras e frutas frescas. Até porque não há lugar melhor para encontrar produtos com menor tempo tirados do pé.

A maior feira do município é a que também tem mais projetos engavetados. Por isso, é louvável, que depois de tantos anos sendo enrolados, estejam formando uma associação para defender os interesses dos bravos feirantes. Liderados pelo pastor da Igreja Batista, Nilson Godoy, já estão vencendo todas as burocracias necessárias para lutarem por seus interesses e da população. Abro parêntesis para dizer que o pastor Nilson Godoy tem sido figura essencial não só nos projetos sociais da própria igreja, mas na luta pelas intervenções que precisam ser promovidas em Olaria e em Nova Friburgo.

Os feirantes e os próprios moradores das adjacências da feira estão entendendo que só a mobilização é capaz de colocar em pauta as necessidades que gritam. A discussão do melhor projeto não pode ser infinita como se mostram os debates da última década. É preciso chegar a um consenso de novo espaço ou mesmo de manutenção do atual com as devidas adequações estruturais. E, isso, não pode ser decidido por alguns que sequer conhecem a realidade. Isso, deve ser decidido com quem faz a feira, seja o produtor que vende, o comprador e os moradores diretamente afetados.

A feira de Olaria sobreviverá ainda mais forte. Porque é histórica e importante para a economia friburguense, mas porque também é ponto de encontro aos domingos e quintas-feiras. Lugar para jogar conversa fora, passar O tempo e escolher o que há de melhor da nossa agricultura.

Identidade de pessoas com deficiência

O Detran-RJ já emite a carteira de identificação para pessoas com deficiência. O objetivo é facilitar a rotina dos usuários. A emissão é gratuita e pode ser solicitada em todos os postos de atendimento do Detran. A nova carteira permite que todos tenham acesso às informações fundamentais e pessoais, em momentos de emergência dessas pessoas. Uma das grandes dificuldades está nas filas especiais, em que às vezes, é preciso provar a deficiência.

Prêmio Professores do Brasil

Professores interessados em relatar suas práticas pedagógicas têm até a próxima segunda-feira, 28, para se inscrever na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, somente através do site premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br. A iniciativa do Ministério da Educação, junto com instituições parceiras, visa reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em salas de aula.

Prêmios em dinheiro ou viagem

O cadastro e o regulamento estão disponíveis no site do concurso. Os educadores poderão concorrer em seis categorias: Educação Infantil: creche; Educação Infantil: pré-escola; Ensino Fundamental – anos iniciais (ciclo de alfabetização): 1º, 2º e 3º ano;  Ensino Fundamental – anos iniciais: 4º e 5º ano; Ensino Fundamental – anos finais: 6º ao 9º ano; e Ensino Médio. Após a avaliação dos comitês, os trabalhos poderão ser contemplados com troféus, prêmios em dinheiro ou viagem.

Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.