Enfim, um pouco de emoção

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Hoje é dia

  • da América Latina
  • da seresta
  • nacional da recreação

O dia

A "Capela Sistina da Pré-História" foi descoberta na França em 1912. O sítio arqueológico ficava dentro de uma caverna com 1.500 desenhos feitos mais de 17 mil anos antes.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Harvey e Irma podem provocar prejuízo de US$ 100 bilhões para os EUA
  • Crescimento da economia em 2018 será sustentado por produto mais simples
  • Ex-amante de doleiro Youssef vai processar filme sobre a Lava Jato
  • Em sigilo sobre casos, Fifa pressiona CBF por falhas no controle de doping
  • Fórmula 1: McLaren usará motores Renault em 2018

Palavreando

Apesar de a biografia tender a ficar mais vazia com o tempo, também fica mais repleta, pois em certo momento desinteressa se a festa está cheia.

Enfim, um pouco de emoção

O Campeonato mais difícil do mundo estava fácil demais para o Corinthians. Como previa Renato Gaúcho, o Timão cairia de rendimento. Caiu. É a terceira pior campanha do returno. Estaria, hipoteticamente, entre os rebaixados. Mesmo com a queda, no entanto, a distância para o 2º colocado ainda é grande: sete pontos. O Grêmio não conseguiu se aproveitar disso. Diferentemente do Santos, que é, nesse momento, a melhor equipe da competição.

Grêmio que parou no Vasco. Porque o Vasco foi humilde e se portou como um time inferior. Nessa inferioridade, por incrível que pareça, foi superior. Jogou com inteligência. Exatamente como foi na vitória sobre o Fluminense. O rebaixamento é cada vez mais distante da realidade da Colina. Chegar entre os seis primeiros para a Libertadores é um sonho possível. Se conseguir, será feito tão grandioso como se conquistasse o título.

Aliás, título é algo distante para os cariocas. O Fluminense é a maior decepção. O Flamengo não tem foco. E o Botafogo transita entre qualidade surpreendente e golpes de sorte. Aliás, dois fatores que podem levar o time à onquista da Libertadores. Eu acredito.

O Brasileirão dá sinais de que voltará a empolgar. Na disputa pelo título. Na briga pelas vagas na Libertadores. Na luta contra o rebaixamento, tendo como estrela decadente maior o São Paulo. Apesar de Hernane e até de certa qualidade técnica, o azar visita o Morumbi, o que causa o desespero fundamental para levar à queda. Falta muito ainda, mas o roteiro está muito bem construído. O Inter sobe, o São Paulo tem tudo para garantir à segundona um grande no ano que vem.    

Segundona do Rio

Em partida polêmica, como sempre é quando tem decisão em campeonatos comandado pela FFERJ, o América derrotou nos pênaltis o Itaboraí. Chama a atenção a quantidade de pênaltis marcadas na partida. Três, sendo que dois deles, bastante duvidosos, para não dizer inexistentes. A credibilidade da competição fica em voga e as reclamações do Friburguense quanto a arbitragem ganham mais razão de ser. Que fique claro: isso não quer dizer que o destino de eliminado seria diferente para o Friburguense. Infelizmente.

Campista garantido na elite

Agora, quatro times brigam pelas duas vagas. Sendo que uma das vagas do acesso irá para Campos. Americano e Goytacaz. O Americano leva vantagem em poder empatar. O Goyta precisa vencer se quiser encerrar os mais de 20 anos longe da elite. Aliás, seria a única equipe a subir que está longe há tanto tempo da primeira divisão. Afinal, o América caiu ano passado e o Audax no ano retrasado. O Americano foi rebaixado em 2012. Audax leva vantagem sobre o América na outra semifinal.        

Expo Macuco

O fim de semana de feriadão levou muitos friburguenses e moradores dos municípios da Região a Macuco, onde transcorreu bem a edição 2017 da Expo Macuco. Com uma programação elogiada, estima-se que mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento. Houve acerto na escolha da data que já vem se firmando como uma tradição.

Festival de Sustentabilidade

A Praça do Suspiro, marca da tentativa de reconstrução de Nova Friburgo após o evento climático de 2011, se mostrou o espaço perfeito para a realização da Feira de Sustentabilidade, que teve como soma o mercadão que geralmente acontece na rodoviária urbana. Fato é que o espaço ideal para o mercadão é ali e não na rodoviária. No entanto, os custos operacionais dificultam o evento no Suspiro. Em tempo: já está confirmada a edição 2018 do Festival de Sustentabilidade de Nova Friburgo no feriadão de 7 de setembro.     

Foto da galeria
#OMelhorFriodoRio - Havia uma flor no alto da montanha, no alto da montanha havia uma flor. Parafraseando o famoso poema de Drummond, destaque para a foto do gestor ambiental e guia Wilson Lima na campanha Nova Friburgo, o melhor frio do Rio
Publicidade
Agora Faz
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.