Em clima de Copa do Mundo

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Hoje é dia

  • do corinthiano
  • da vida
  • Nacional do dinheiro
  • Mundial do escritor
  • do fisioterapeuta

O dia

Em 13 de outubro de 1917, os pastores Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram a última visão de Nossa Senhora na aldeia de Fátima, em Portugal. Neste dia, entre 50 e 70 mil pessoas presenciaram o "milagre do sol": o sol saiu de seu movimento normal por alguns minutos.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Estudo comprova que mulheres são mais generosas do que homens
  • Embarcações e aquecimento das águas estão matando as baleias
  • Com cabeças de chave definidos, grupo do Brasil na Copa pode ter Itália ou Espanha
  • Seleção vai trocar agasalhos por linha exclusiva de ternos
  • Humorístico A Praça é Nossa, do SBT, atinge marca histórica de 1.500 programas

Palavreando

O futuro é o grande drama do homem.

Em clima de Copa do Mundo

A Copa do Mundo só será em junho do ano que vem, mas as últimas rodadas das eliminatórias trouxeram toda a emoção da maior competição futebolística do planeta. Mais do que isso, a demonstração da importância que o futebol tem na vida dos vários povos. O Panamá, por exemplo, teve feriado decretado para celebrar a conquista da primeira participação do país na competição. Antes que os malas de plantão digam que é coisa de país subdesenvolvido, a eliminação norte-americana teve críticas até do presidente da República com uma enxurrada de gritaria na imprensa e na internet. Festa gigantesca no Peru que vai para a repescagem e luto oficial no Chile pela inesperada eliminação.

Misto de sentimentos em toda a parte. Se para países como Brasil e Alemanha, a obrigação é a classificação e a briga direta pelo título, para outros como Egito e Sérvia, ir à Copa já é o bastante. Decepção na Holanda, orgulho na Islândia que assim como o Panamá estreará na competição. Mesmo esse sonho não se realizando, chegar tão perto já é um feito para alguns, como para a Síria, que acabou eliminada na repescagem pela Austrália. A ilha da Oceania segue agora para o confronto com Honduras, definindo uma das nove vagas restantes.

Enquanto Suíça, Itália, Croácia, Dinamarca, Suécia, Irlanda do Norte, Irlanda e Grécia aguardam os confrontos para decidir os últimos quatro europeus, os cabeças de chave Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França já projetam o sorteio dos grupos no dia 1º de dezembro. Com certeza o sorteio criará um chamado grupo da morte com a possível presença de Espanha (já garantida) e/ou Itália (ainda no mata-mata eliminatório) com mais um africano ou asiático. Imagine um grupo com Brasil, Itália, Espanha e Nigéria. Ninguém quer, mas é possível. Melhor ficar a Argentina nesse grupo. Aliás, a classificação argentina é um bem para o futebol. Assim como é ruim, a ausência da Holanda.

Que venha a Copa, com cada um que, por mérito, conquistou a sua vaga e fez feliz seu povo. Até o dia 14 de novembro, muitas serão as emoções na definição desses nove que esperam carimbar passaporte para Rússia. Entre os quais, os três representantes africanos que se juntarão aos já classificados Nigéria e Egito: Tunísia quase lá; Costa do Marfim com leve favoritismo sobre Marrocos; Senegal quase lá, mas acompanhada de perto pelos possíveis estreantes em copas, Cabo Verde e Burkina Faso. Os quatro europeus entre oito já citados. E as duas outras vagas saindo dos confrontos Austrália x Honduras e Nova Zelândia x Peru.

Vem Copa!

Desconto previdenciário

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), concedeu liminar que veta a elevação da contribuição previdenciária, de 11% para 14%, de todos os professores e servidores vinculados ao sistema de ensino do Estado do Rio de Janeiro. A liminar foi concedida ao Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio (Sepe-RJ).

Atraso no enquadramento

O governo do Rio considerou que, pelo fato de os ativos da Educação terem recebido o 13º salário de 2016 e os pagamentos mensais em dia, estes estão sujeitos ao novo desconto. O Estado ainda deve valores sobre o enquadramento por formação do período de 2013 a 2017. A pendência sobre o enquadramento impede que o estado eleve o desconto à Previdência dos servidores ativos.

Detran

O Detran funciona normalmente hoje, 13. Apesar de ser ponto facultativo no estado, os postos de atendimento ao público, sejam eles de vistoria, de habilitação, identificação civil, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), os Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) e o teletendimento operam nos seus horários habituais. Amanhã, 14, todos os postos de vistoria e o teleatendimento também estarão funcionando normalmente.

Publicidade
Agora Faz
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.