É carnaval!

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018

Hoje é dia 

  • dos Mártires Evangélicos
  • do Frevo

O dia

Em 9 de fevereiro de 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da história da África do Sul.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • FHC deve encontrar Huck e irrita aliados de Alckmin
  • Planos de saúde só pagaram 25% do que deveriam repassar ao SUS
  • Após liberar, Bermudas se torna 1º país a proibir o casamento gay
  • Por conta de fake News, Folha deixa de publicar notícia no Facebook
  • Selton Mello vai dirigir seu primeiro filme em Hollywood

Palavreando

Meus passos têm que passar pelo caminho que escolhi. Se o caminho apresenta algo que percebi, então paro e percebo mais apuradamente, sem constatações imediatas.

É carnaval!

Abram alas! É festa! A maior festa do mundo, onde você pode ser quem você quiser. Ser até você mesmo na sua mais original versão. É o palco popular da livre imaginação. Batuque, viola, pandeiro, reco-reco, surdo e cavaquinho. Tudo se mistura, e nessa feijoada adentra a bateria com seu arrebatador som. A baiana rodopia, a menina se agita, e num universo de fantasia - monstro é alegoria.

Vale decorar o samba da escola de coração. Vale menino se vestir de menina. Vale encher a cara e desfilar por aí como um arlequim apaixonado. Pode se juntar nesse ou naquele bloco. Ser Zé Pereira hoje e Joaquim Madruga amanhã. Nada é imposto. Vista o que quiser ou não vista quase nada. Tudo é do jeito que você quiser.

Ginga que o gingado é patrimônio cultural. Ruas cheias de alegria, chuva de confetes e serpentinas. É a festa do povo, feita pelo povo. O povo dono das imensas avenidas, mais iluminadas do que nunca pela luz própria dos verdadeiros donos das ruas.

E na memória, lembranças de carnavais antigos: blocos, marchinhas, ranchos e cordões. Mascarados nos salões. Lança perfume. Amores passageiros como um beijo de cinema. “Ah, que saudade! Velhos e bons carnavais que confirmam que vivi e fui jovem um dia”. Arrebata-se o coração do vovô, cuja pipa não sobe mais, pelo menos é o que afirma a marchinha, sempre atual.

E parem para respeitar a rainha da bateria e também o Rei Momo que só dá uma ordem: “Divirtam-se o máximo que puderem”. É carnaval! Tempo de ser feliz. Despreocupar-se. Porque, depois da quarta-feira de cinzas, o ano começa de verdade!

Na bela aquarela brasileira, a gente verde e amarela se encontra com seu país. Faz parte dele de verdade. Esquece as lamúrias e aflições, mas não deixa de zombar e protestar em tom sério de brincadeira nossas questões políticas e sociais. E, no enredo de todo ano, não faltam mensagens de paz, amor e esperança. Não falta a mais simples, no entanto sincera crítica social, de quem realmente sabe o que é isso, na pele. 

E sambe até o dia amanhecer, porque ao entardecer tem samba de novo adentrando a noite, madrugando para amanhecer de novo! É carnaval! Se perder a voz, não tem problema, não... Os pés falam por si!

Hoje, a estrela é você, que suou na quadra da escola para brilhar na avenida. Nota 10 é a pedida. E tudo se faz verso nesse universo onde tudo vira poesia!

Então é carnaval! No sonho que sonhei me apaixonei pela Columbina. Sou Pierrot e essa é a minha fantasia. No bloco que desfilei, vislumbrei aguentar até a ópera terminar e essa é a minha energia. Pela escola que lutei, vibrei, dei sangue e suor para me consagrar campeão do carnaval. Meu canto é forte, minha raiz é brasileira e amo a folia!

Carnaval

A folia está nas ruas da cidade. Desfiles, blocos de rua, concursos, bailes populares e outras atrações movimentam a região. Ao mesmo tempo, religiosos saem para retiros espirituais. O que afeta a todos, independentemente da programação escolhida, é o trânsito, seja nas ruas centrais da cidade ou para quem vai pegar a estrada.

Estradas

Nas estradas que cortam o estado já está em operação um esquema especial de orientação e fiscalização: 120 palms e 30 pistolas de velocidade estão no serviço, para coibir os motoristas que trafegam pelo acostamento ou acima dos limites estabelecidos.

IPVA atrasado fiscalizado

Paralelamente, será utilizado ainda o OCR, equipamento para fiscalizar e autuar em tempo real veículos que estejam transitando com irregularidades, como falta do licenciamento anual, IPVA atrasado e carros com placas clonadas. Ao todo, 10 viaturas estão equipadas com o OCR, distribuídas pelas rodovias RJ-104, RJ-106 e RJ-124.   

Preservativos

Neste carnaval, o Ministério da Saúde distribui mais de 60 milhões de camisinhas em todo o País. A ideia é que os municípios ofereçam os preservativos nas festas onde haverá grande quantidade de pessoas, e que a distribuição gratuita das camisinhas chame a atenção dos foliões para a importância do sexo seguro.

Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.