#deleteFacebook

quinta-feira, 22 de março de 2018

Hoje é dia

  • Mundial da Água

O dia

Em 22 de março de 2005, o eletricista Jean Charles de Menezes foi baleado por três policiais da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres (Inglaterra). O caso ocorreu um dia depois de uma série de tentativas de atentados terroristas na capital inglesa. Os policiais renderam Jean na estação de metrô Stonewall e deram sete tiros em sua cabeça. Eles suspeitavam que o rapaz fosse um homem-bomba.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Papa Francisco telefona para mãe de Marielle Franco
  • Fundador do WhatsApp aconselha pessoas a deletarem contas do Facebook
  • Enem terá mais 30 minutos na prova de exatas
  • Estudo mostra que composto da beterraba pode inibir reações que levam ao Alzheimer
  • Ferj revê lesão de João Paulo, volta atrás de decisão e afasta árbitro

Palavreando

Talvez isso seja felicidade, talvez seja apenas vida ao ponto que vida e felicidade são pleonasmo.

#deleteFacebook

A fábrica de notícias falsas ou simplesmente fake news levou o jornal Folha de São Paulo a anunciar há cerca de dois meses que estava deixando o Facebook e que não mais postaria notícias na rede. Uma tentativa de brecar as notícias falsas usando a marca e a credibilidade do jornal. Também uma antecipação sobre a acirrada e indefinida eleição presidencial brasileira.

Agora, chegam indícios de que a empresa de análise de dados Cambridge Analytics, acusada de interferir na eleição nos Estados Unidos, atuaria de maneira ilegal também no pleito brasileiro de outubro deste ano. Além do fake news que milhares compartilham e auxiliam na sua produção, havia possibilidade real de uma empresa profissional interferir na decisão dos brasileiros.

O perigo que se tornou o Facebook e mesmo o Google era tratado com certa incredulidade. Mas o Facebook se tornou o maior detentor de dados das pessoas do mundo inteiro. Desde as informações obrigatórias aos ingênuos testes de perfil, tudo pode ser uma armadilha que gera conhecimento e que vale muito dinheiro. Os seus gostos valem ouro.

Assim como o Orkut sumiu do mapa, o Facebook, por outras circunstâncias e muito graves, se vê próximo do fim. Não sei se terá condições de vencer essa crise de credibilidade, ainda mais que estamos aparentemente apenas na superfície da verdade. À medida que as revelações se aprofundarem, pode não sobrar pedra sobre pedra. Soma-se a isso, é claro, o quanto o facebook se tornou chato. Não por si só, mas porque as pessoas perdem a linha no que escrevem. Se deletamos pessoas, porque não deletar a própria conta? E, agora, com um motivo realmente mensurável. 

O escândalo motivou a criação de um movimento chamado #deleteFacebook. Entre seus representantes está o cofundador do WhatsApp, Brian Acton. Confesso, que há algum tempo, sequer entro no meu perfil pessoal e estou me coçando para deletar o meu.

Urso coelho de shopping

Se foi ação de marketing ou economia mesmo não sabemos dizer, mas a pelúcia gigante de um coelho da Páscoa em um shopping da cidade viralizou nas redes mais do que as chuvas que alagaram diversas ruas de Nova Friburgo no primeiro dia do outono. O referido enfeite é um urso usado na decoração de Natal e que voltou agora para a Páscoa. Os decoradores colocaram orelhas de coelho no urso, o que causou repercussão enorme na internet. Milhares de compartilhamentos e comentários dos mais cômicos. 

Resíduos

Alvo de inúmeras reclamações de confeccionistas de Nova Friburgo, finalmente o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tenta desburocratizar o sistema de transporte dos restos de tecidos e demais artigos usados na fabricação de peças de moda íntima.  O Inea implantou um novo Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos que privilegia a inteligência da informação. O endereço eletrônico é www.inea.rj.gov.br/mtr.

Digital

Totalmente digital, o novo sistema contempla todas as fases do transporte dos diversos tipos de resíduos, inclusive do lixo extraordinário e de resíduos sólidos urbanos e sua relação entre a geração e o local de destinação ambiental adequado. No sistema antigo, eram emitidas quatro vias de manifesto, por viagem e por resíduos.

Certidões ambientais

No novo sistema, todo o controle é realizado de forma digital, permitindo o cruzamento de dados e elaboração de relatórios específicos. O formato deve facilitar também a emissão mais rápida de certidões ambientais.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.