Começa a Copa!

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Hoje é dia

  • da Manicure
  • do Solista
  • Universal de Deus
  • do Doador de Sangue
  • Estadual do Propagandista

O dia

Em 14 de junho de 2002, um asteróide do tamanho de um campo de futebol passou bem perto da Terra, a 120 mil quilômetros, uma distância considerada pequena pelos padrões da astronomia. O 2002 MN, como foi batizado, só foi detectado pelos equipamentos que monitoram nossa área espacial três dias depois do ocorrido.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu:

  • Pelé não vai para abertura na Rússia e deve faltar a sua primeira Copa desde 1958
  • Argentina é a mais velha e Nigéria a mais nova das 32 seleções do Mundial
  • Brasil vota no Marrocos e quebra pacto sul-americano por Copa na América do Norte
  • Apple estaria disposta a adotar cabo universal e conector do Android em 2019
  • Começa filmagem do filme com pessoas reais da Turma da Mônica

Palavreando

Deixe de usar uma das mãos e vai perceber o quanto a outra é essencial e o quanto é importante ter as duas. Nessa experiência, a gente percebe o quanto faz falta aquilo que nos parece tão trivial.

Começa a Copa!

Começa hoje, 14, mais uma Copa do Mundo. Parece que foi ontem que o Brasil recebeu a competição. Pela primeira vez na história, segundo pesquisa do Datafolha, a maioria dos brasileiros não está interessado na maior competição mundial de futebol. Maturidade para avaliar que o Brasil não se resume ao futebol ou baixa estima pela goleada de 7 a 1 para a Alemanha na última Copa? Baixa estima pela situação do país ou a perda de direitos faz com que a Copa seja tema secundário na vida nacional? Talvez nada disso ou isso tudo. O fato é que a bola rola a partir de hoje e quando ela rola é natural que a empolgação surja na medida em que os jogos acontecem.

A abertura nem é um jogão. Um erro da Fifa quando alterou que a abertura não seria mais feita pelo atual campeão e sim pelo país anfitrião. A falta de tradição no futebol de Rússia e Arábia Saudita faz com que o início encante mais pela solenidade de abertura do que pelo confronto. Isso à parte, é Copa do Mundo. Mais do que 32 países em disputa é o envolvimento de todo o planeta nesse evento que transborda emoções. Um mês de entorpecimento por essa paixão que já se traduziu como pátria de chuteiras.

O Brasil mudou e a Copa já não muda mais resultado de eleições. Acho possível a convivência de protestar contra os rumos do país e até da CBF e ainda sim torcer pela seleção que representa o país. É o nome do Brasil e desse símbolo que torna todos nós comuns a um sobrenome, o de brasileiros.

Que sejam muitos os gols, os belos lances, as inovações táticas. Que sejam belas as imagens produzidas pelas arquibancadas e que saibamos separa o joio do trigo. Brasil campeão nas quatro linhas não nos ludibria para o que ocorre fora delas. Que palpitemos, escalemos nossos favoritos. Que a Copa seja grande como a Rússia em extensão territorial.

Música clássica nas escolas

A Secretaria de Educação e a Fundação Cesgranrio assinaram termo de cooperação que levará o conhecimento da música clássica às 1.249 escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. A parceria prevê que a fundação faça a doação de sete mil kits contendo uma coleção de 28 mil livros para as unidades de ensino.

 Material gratuito

O material aborda a história de grandes músicos e orquestras, detalha instrumentos e apresenta um estudo profundo sobre a música clássica e suas relações com o mundo atual. Por meio do projeto também serão realizadas duas apresentações semestrais gratuitas aos alunos, professores e equipes das escolas. O projeto é inédito no país.

Semana da prevenção

Já estão abertas as inscrições para a 'Semana de Prevenção' promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. O ciclo de palestras e atividades acontecerá entre os dias 2 e 6 de julho e faz parte das comemorações dos 162 anos da corporação.

Inscrições pelo site

O objetivo é disseminar ao público externo conhecimentos básicos sobre incêndios (riscos, prevenção) e orientações para casos de emergência. Os interessados devem acessar o site www.cbmerj.rj.gov.br/prevencao ou se dirigir a um dos 33 quartéis participantes. As vagas são limitadas.

Foto da galeria
Nova Friburgo #omelhorfriodorio - Instagram da campanha que ressalta Nova Friburgo como o melhor frio do estado do Rio. Trilha do Chapéu da Bruxa. A foto de Luiz Philipe Rangel dispensa comentários.
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.