200 anos: oportunidade perdida

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018

Hoje é dia

  • do Magistério do Exército Brasileiro

O dia

Em 8 de fevereiro de 1962, Walt Disney inaugurou os Estúdios Walt Disney, que produziu clássicos como Branca de Neve e os sete anões e A Bela Adormecida.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Boulos diz que debate sobre candidatura a presidência 'avançou muito'
  • Henrique Meirelles cogita deixar PSD para disputar presidência
  • Após repercussão, Temer diminui sua comitiva de 60 para 40 para o carnaval do Rio
  • EUA anunciarão novas sanções contra Coreia do Norte
  • Cientistas estão mais próximos de vacina contra HIV

Palavreando

De repente são maravilhosas as reticências que se colocam no fim de minhas frases feitas. Propositadamente curtas. Pois devem ser curtas as frases para que sejam frases feitas.

200 anos: oportunidade perdida

A desarticulação do poder público com a Liga das Escolas de Samba perdeu uma grande oportunidade de fazer Nova Friburgo o tema principal dos enredos das escolas de samba quando o município completa seus 200 anos de fundação. 

Por escolha própria, a Vilage reverencia no enredo  o padroeiro da cidade, São João. A Saudade leva a sua própria história para a avenida. A Alunão é a única entre as escolas que exalta o bicentenário. As demais agremiações trazem enredos com pouca ou nenhuma ligação direta com a cidade. As escolas não têm culpa  ao fazer escolhas que não vão ao encontro dos 200 anos. Não foram motivadas para tal. É flagrante a falta de articulação por parte do município para um carnaval diferenciado justamente pela data única. Uma pena, pois houve tempo suficiente para planejar.

Pelo advento dos 200 anos, o samba do Bloco do Frizão também exalta a data. Por isso é um dos mais cantados e compartilhados. E é com o samba de Cesar Fonseca que fico a imaginar se cada escola pudesse cantar os 200 anos de Nova Friburgo.

 

Prepare o seu coração...
A emoção está solta no ar!
Aí vem chegando o Frizão...
Deixa o samba te levar!
É aniversário da nossa cidade...
Vamos festejar!

Vou cair na gandaia
Ao som da batucada...
Ninguém pode censurar!
É nessa onde que eu vou....
Essa Avenida é meu lar!
Hoje o bicho vai pegar! (Bis)

Divina aquarela!
Santuário no alto da serra!
Desde os tempos do Morro Queimado
Vem gente de todo lado...

Não existe lugar mais bonito!
É a natureza de Deus me sorrindo!
Foi Dom João, Rei de Portugal,
Que decretou: Cidade Real!

Parabéns pra você,
Minha Nova Friburgo!
200 anos de história:
Um relicário de glórias! (Refrão)

Educa mais Brasil

Os estudantes que realizaram o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio e não conseguiram a pontuação necessária para ter acesso às universidades públicas e privadas, ainda podem recorrer ao programa educacional, Educa Mais Brasil. As bolsas de estudo ofertadas são de até 70% de desconto e estão disponíveis durante todo o ano.

Bolsas para cursos

Para participar o estudante deve acessar o site www.educamaisbrasil.com.br, escolher a cidade, o curso, clicar na opção “quero esta bolsa” e realizar a inscrição informando os dados pessoais, sendo possível selecionar outras opções de curso e acompanhar o status da inscrição no próprio site por meio do “Portal do Aluno”. As bolsas de estudo também são concedidas para a Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes, EJA – Educação para Jovens e Adultos e Pré-Vestibular/Enem.

Preço da gasolina

A partir de agora, a Petrobras vai disponibilizar diariamente o preço do litro da gasolina e do diesel na refinaria, que costuma representar um terço do que o motorista paga nas bombas. O resto são impostos e a comissão dos postos. O preço do litro da gasolina nas refinarias está de R$ 1,5973 e o do diesel, R$ 1,8287.

Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.