A todo vapor

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Para pensar:

“Ontem você quis o amanhã

Hoje você quer o depois.”

Nação Zumbi

Para refletir:

“A burrice não tem fronteiras ideológicas.”

Roberto Campos

A todo vapor

Criada oficialmente na assembleia de 22 de agosto, a Associação de Amigos da Preservação e Memória do Patrimônio Ferroviário Barão de Nova Friburgo tem dado muitas mostras de que, quando se trata de cuidar da memória e do resgate do trem na região, não está brincando em serviço.

Após três meses de atuação, num trabalho coletivo e integrado, já é possível ver alguns resultados bastante positivos.

Contatos

Olhando em retrospectiva, o Clube do Trem pode contabilizar duas das grandes conquistas neste seu primeiro ano, ambas na forma de contatos estabelecidos.

O primeiro deles com Manoel Geraldo Costa, inventariante da Rede Ferroviária, se deu através do deputado federal Paulo Feijó.

Já o segundo foi com o empresário Miltolino Donin de Souza, de Sumidouro, também grande interessado no projeto de uma linha férrea com fins turísticos na região.

Interação

Além dessas ações, o Clube do Trem prepara seu site para ser colocado no ar em breve, e também está organizando seus dois primeiros núcleos na região: o de Bom Jardim, sob a coordenação de Descio Luiz Freire (ex-secretário de Turismo e Cultura); e o de Sumidouro, sob a liderança da jornalista Bernadete dos Santos Dias e do engenheiro ferroviário aposentado Ildebrando Moura Machado.

Assembleia

A última assembleia geral de 2017 está marcada para o dia 5 de dezembro, às 19h, no auditório da Academia Friburguense de Letras (AFL).

Na pauta estão tópicos como prestação de contas/relatório de atividades, entrega de títulos de sócios fundadores, homenagens e confraternização.

A vez de São Geraldo

A Câmara de Nova Friburgo realiza hoje, 23, a nona sessão itinerante desta legislatura.

A reunião fora da sede acontecerá às 18h na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues, na Rua Benedito Feliciano da Costa, em São Geraldo.

Parênteses

A iniciativa – que ainda pode e deve ser melhorada, sobretudo no que diz respeito ao aumento da participação comunitária, preferencialmente em sessões não ordinárias ou deliberativas – aproxima-se do fim de seu primeiro ano com saldo bastante positivo.

O Massimo reconhece o excelente trabalho feito pelo presidente Alexandre Cruz, em meio a uma composição difícil e ventos bastante contrários e turbulentos.

Penúltima

Após atender os oito distritos de Nova Friburgo e o bairro de São Geraldo, o Legislativo friburguense encerra as sessões itinerantes no próximo mês, com uma visita a Olaria.

Fala, leitora!

“Gostaria de registrar minha insatisfação com o serviço precário nas agências dos Correios de Nova Friburgo, que alegam estar ‘sem sistema desde quinta-feira, 16. Isso está prejudicando a população em geral, e não é a primeira vez que acontece. A agência que fica na Praça Getúlio Vargas, 85, no Centro é um exemplo. Liguei para a central dos Correios pelo 0800 para saber se eles poderiam dar algum suporte, mas fui informada de que a responsabilidade é local, pois a agência teria todos os meios necessários a disposição para tentar solucionar esse tipo de problema.”

Segue

“Fico indignada porque, quando se trata de agências dos correios, nós, clientes, nunca podemos fazer nada, sempre temos que nos conformar e ter paciência. Só nos resta recorrer aos meios de comunicação que credibilizam a nossa voz. Ficaria muito grata se pudessem dar espaço para este assunto.”

Assina a mensagem a leitora Sabrina Oliveira.

Parlamento Juvenil

Em meio a uma terrível crise política, que nos últimos dias somou-se à conhecida crise econômica, foi feito o anúncio que parecia inevitável: a edição 2017 do Parlamento Juvenil da Alerj, prevista para ocorrer entre o próximo dia 26 e 2 de dezembro, foi adiada para março de 2018.

Motivos

O comunicado informa que a “decisão do adiamento leva em consideração dois pontos: a instabilidade política vivida na Alerj com a acentuação da grave crise financeira e ética que vive o Estado do Rio de Janeiro, aliado a problemas averiguados pelos setores da Alerj responsáveis pela licitação das empresas que viabilizariam a realização da semana”.

Promessa

O deputado estadual Wanderson Nogueira, coordenador do projeto, informa que “os mandatos de cada eleito estão assegurados e a excepcionalidade garante os direitos a todos, independentemente da idade e série a se cursar em 2018”. Já o concurso da bandeira do Parlamento Juvenil manterá o prazo de 24 de novembro para votação pública online, embora a última etapa da seleção da bandeira tenha sido adiada para o primeiro dia de realização do evento.

Precisando

É com tristeza que a coluna informa que os estoques do hemocentro do Hospital Raul Sertã estão muito baixos.

A coluna agradece de coração a qualquer pessoa que se disponha a doar sangue nos próximos dias.

Cem anos

O jovem Hugo Moreno, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições, informa que amanhã, 24, o documentário “Pão, Paz e Terra”, sobre o centenário da Revolução Russa, será exibido às 19h na sede do PSTU, na Rua Guarani, 62, próximo ao Cadima Shopping.

Paz no trânsito

Na manhã de hoje, 24, às 9h, o Observatório Social de Nova Friburgo, em parceria com o 11° BPM e com a Secretaria de Mobilidade Urbana, vai lançar um movimento em prol da tranquilidade e ordem no trânsito da cidade. O objetivo principal é “minimizar e melhorar algumas questões que abrangem o trânsito”.

Ações paralelas

Ao todo serão realizadas três campanhas distintas sobre o tema.

A primeira delas, batizada de “Chega de barulho” prevê a composição de uma força tarefa para coibir, multar, e recolher motos e carros que excedem o ruído permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito, seja pelos escapamentos das motocicletas ou pelo som alto nos veículos.

Detalhando

Já na segunda, que vem sendo chamada de “Vaga Certa”, a Smomu vai buscar fiscalizar o estacionamento de motos e estudar a ampliação do número de vagas a elas destinadas, principalmente no Centro.

Por fim, a operação “Observador Social” “visa dar aos idosos e deficientes o papel de contribuir na identificação dos carros parados em vagas próprias para esse grupo de pessoas, e assim reforçar a fiscalização”.

Mais informações sobre essas campanhas serão apresentadas hoje, 23, na sede do OSNF, que fica no Centro Comercial de Mury.

Respostas

Stênio de Oliveira Soares e Silvio Poeta identificaram corretamente a fachada do casarão em frente ao Raul Sertã, na Rua General Osório.

Parabéns aos dois.

Novidades

Uma leitora muito especial propôs novidades para o desafio, em sintonia com os festejos dos dois séculos de Nova Friburgo.

Em breve daremos mais detalhes por aqui, para que os leitores possam se preparar para ajudar na brincadeira.

Publicidade
Agora Faz
TAGS:

Giuseppe Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.