Sangue novo no Jamil El-Jaick

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Para pensar:

“Quem faz o homem feliz não é o dinheiro: é a retidão e a prudência.”

Para refletir:

“Quando o sangue nas tuas veias regressar ao mar; e a rocha nos teus ossos regressar ao solo, talvez então te lembres que esta terra não te pertence, mas és tu quem pertence a esta terra.”

Provérbio indígena

Sangue novo

Em nossa edição de ontem, 27, o Massimo dedicou quase que a coluna inteira a temas ligados a educação.

A principal motivação para isso, contudo, acabou não sendo publicada.

O colunista se refere ao que vem se passando no Colégio Estadual Jamil El Jaick (Ceje), sobretudo desde a ocupação ocorrida no ano passado.

Começando a mudar

Os leitores naturalmente devem se lembrar do movimento estudantil que ocupou mais de 50 escolas como ato de protesto ao tratamento que o governo estadual tem dedicado à educação pública.

Pois bem, o principal desdobramento daquela manifestação foi a conquista de eleições para direção nas unidades escolares estaduais, em substituição à política meritocrática que vinha sendo praticada pelo governo estadual.

Retomada

De forma quase que inevitável, a identificação entre diretorias e comunidades escolares vem aumentando sensivelmente.

No Jamil, o comprometimento com a instituição se nota no grêmio estudantil, na Banda Ceje, no teatro amador, na capoeira, no voleibol, na dança e em outros projetos pedagógicos “dedicados a ampliar as possibilidades de formação de cidadania e criticidade dos estudantes”.

Ponto chave

Não pense o leitor, no entanto, que se trata de uma questão partidária aqui.

A principal notícia não diz respeito ao mérito do que foi ou está sendo feito, mas à forma como jovens arregaçaram as mangas e se uniram em favor de algo em que efetivamente acreditam.

Ora, essa só pode ser uma notícia positiva, e sua legitimidade se comprova na forma como a instituição vem remando contra a maré para corajosamente manter turmas do ensino fundamental.

Resistência

Para o ano letivo de 2018, o Colégio Estadual Jamil El Jaick oferecerá turmas

de 1, 2º e 3º anos do ensino médio (manhã, tarde e noite) e turmas de 6º,7º,8º e 9º

anos do ensino fundamental (tarde).

A inscrição para a 1ª fase da Matrícula Fácil da rede estadual de ensino será no período

de 31 de outubro a 4 de dezembro, pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.

Calendário

Já a segunda fase da Matrícula Fácil, para os estudantes que não conseguirem vagas na

primeira fase, acontece de 16 a 19 de janeiro de 2018.

Por fim, as matrículas de balcão, feitas na própria escola, para os casos de vagas não

preenchidas acontecerão a partir de 1º de fevereiro de 2018.

O espaço na coluna estará sempre aberto a ajudar no que for possível para que tais turmas sejam mantidas no futuro.

Mais detalhes (1)

Ainda falando sobre educação, a coluna já pode dar mais detalhes a respeito do 20º Encontro Nacional de Modelagem Computacional e do 8º Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais, ambos organizados pelos programas de pós-graduação em Modelagem Computacional e Ciência e Tecnologia de Materiais da Universidade do Estado do Rio do Janeiro (Uerj), e a serem realizados no período de 16 a 19 de outubro em Nova Friburgo.

Mais detalhes (2)

Voltados a professores, estudantes de pós-graduação e graduação, pesquisadores e outros profissionais que tenham seu foco de interesse voltados para o desenvolvimento de aplicações em modelagem computacional e tecnologia de materiais, os eventos serão abertos em cerimônia realizada no Teatro Municipal Laercio Ventura, e se estenderão ao longo de quatro dias com sessões técnicas, minicursos e palestras no Hotel Dominguez Plaza.

Outras informações podem ser obtidas na página  http://nbcgib.uesc.br/enmc2017.

Enem

Alô, vestibulandos!

Anotem aí na agenda, no dia 23 de outubro a Associação Educacional São José oferecerá gratuitamente para os estudantes da rede pública de Nova Friburgo um ciclo de palestras voltadas para a realização do Enem.

O projeto ''Decifrando o Enem'' pretende dar suporte para os estudantes da rede pública intensificarem suas preparações com aulões temáticos criados por professores experientes.

Reforma trabalhista

O Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo realiza amanhã, 30, um seminário na OAB Nova Friburgo com o intuito de “capacitar o movimento o sindical para o enfrentamento às reformas do governo Temer”.

O seminário é voltado a dirigentes sindicais, funcionários e departamentos jurídicos dos sindicatos.

Fazendo coro

O leitor José Nilson, que frequentemente envia respostas para o nosso desafio, juntou-se aos muito leitores que têm reclamado do barulho das motos que trafegam com o escapamento adulterado em nossas vias.

De acordo com o leitor, a sensação de impunidade é tamanha, que os motociclistas chegam a manter uma rotina de abusos.

Fala, leitor!

“As motos barulhentas não respeitam nem as áreas dos hospitais, passam em frente fazendo um barulho infernal. Tem um motoqueiro que passa todos os dias às 23h15, e quando chega ao sinal próximo ao Colégio Modelo, na Avenida Santos Dumont, para e fica acelerando só para perturbar aqueles que precisam repousar para trabalhar no dia seguinte. É hora da Polícia Militar e a Secretaria de Mobilidade Urbana agirem contra esses vândalos.”

A propósito

E, já que falamos em silêncio (ou na ausência dele), a noite da última quarta-feira, 27, deixou claro que a falta de educação não escolhe torcida no futebol.

Primeiro, os torcedores do Flamengo abusaram dos fogos de artifício com estampido, vedados por lei municipal em Nova Friburgo.

Em seguida, após a derrota dos rubro-negros na cobrança de pênaltis, foi a vez dos torcedores de outros times soltarem fogos.

Feio, ilegal e desnecessário.

Respostas

O difícil desafio proposto por Roney Silveira na quarta-feira, 27, recebeu três respostas corretas até o fechamento desta edição: Sílvio Poeta, Stênio de Oliveira Soares e Rosemarie Künzel identificaram o imóvel na Rua José Acúrcio Benigno, pertinho da Universidade Estácio de Sá.

Parabéns a todos!

Pergunta

Para tornar nossa sexta-feira mais bonita, nada melhor do que mais uma foto da querida Regina Lo Bianco, poeta das lentes que soprou velinhas ontem, 28.

Que tenha muita saúde e inspiração para continuar nos mostrando que o mundo é mais bonito do que nos parece!

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.